segunda-feira, 6 de novembro de 2017

LITURGIA DIÁRIA - CONVIDA OS POBRES E ALEIJADOS

 Resultado de imagem para Lucas 14,12-14
1a Leitura - Romanos 11,29-36
Leitura da carta de são Paulo aos Romanos.
11 29 Pois os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis.
30 Assim como vós antes fostes desobedientes a Deus, e agora obtivestes misericórdia com a desobediência deles,
31 assim eles são incrédulos agora, em conseqüência da misericórdia feita a vós, para que eles também mais tarde alcancem, por sua vez, a misericórdia.
32 Deus encerrou a todos esses homens na desobediência para usar com todos de misericórdia.
33 Ó abismo de riqueza, de sabedoria e de ciência em Deus! Quão impenetráveis são os seus juízos e inexploráveis os seus caminhos!
34 Quem pode compreender o pensamento do Senhor? Quem jamais foi o seu conselheiro?
35 Quem lhe deu primeiro, para que lhe seja retribuído?
36 Dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele a glória por toda a eternidade! Amém.
Palavra do Senhor.


Salmo - 68/69
Respondei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor!

Pobre de mim, sou infeliz e sofredor!
Que vosso auxílio me levante, Senhor Deus!
Cantando, eu louvarei o vosso nome
e, agradecido, exultarei de alegria!

Humildes, vede isto e alegrai-vos: o vosso coração reviverá
se procurardes o Senhor continuamente!
Pois nosso Deus atende à prece dos seus pobres
e não despreza o clamor de seus cativos.

Sim, Deus virá e salvará Jerusalém,
reconstruindo as cidades de Judá,
onde os pobres morarão, sendo seus donos.
A descendência de seus servos há de herdá-las,
e os que amam o santo nome do Senhor
dentro delas fixarão sua morada

Imagem relacionada
Evangelho - Lucas 14,12-14
Aleluia, aleluia, aleluia. Se guardais minha palavra, diz Jesus, realmente vós sereis os meus discípulos (Jo 8,31s).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
14 12 Jesus dizia ao chefe dos fariseus que o tinha convidado: “Quando deres alguma ceia, não convides os teus amigos, nem teus irmãos, nem os parentes, nem os vizinhos ricos. Porque, por sua vez, eles te convidarão e assim te retribuirão.
13 Mas, quando deres uma ceia, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos.
14 Serás feliz porque eles não têm com que te retribuir, mas ser-te-á retribuído na ressurreição dos justos”.
Palavra da Salvação.

Neste Evangelho, Jesus jogou bem pesado. Quem seria capaz de fazer isso? De convidar para a festa de casamento de sua filha, os pobres e aleijados?Podemos, com todo respeito, considerar que essa declaração de Jesus, foi para que possamos entender, que nem sempre agimos de acordo com a vontade do Pai, mas sim, de acordo com os nossos interesses.
Para as nossas festas, buscamos sempre alimentar os nossos laços de amizades, buscamos fazer um investimento, ou seja, agradar os nossos amigos e amigas, visando num futuro próximo, que eles nos façam o mesmo. Desse modo, tudo na vida não passa de um toma lá, dá cá. Tudo não passa de uma manobra politicamente correta.
Pensando bem, nós pagamos para comer e beber nas festas as quais somos convidados. Pois se chegarmos lá com as mãos vazias, será um grande vexame, e corremos o risco de não sermos convidados na próxima.As nossas ações só terão valor diante dos olhos de Deus, se as fizermos por caridade. Se ajudamos alguém sem visar nenhum tipo de interesse.
Quando Jesus nos diz que em nossas festas devemos convidar os pobres e os aleijados, isso significa que durante a nossa vida, deveremos fazer o bem, sem olhar a quem. Que devemos fazer CAARIDADE sem visar retorno, por parte da pessoa a quem estamos ajudando.  Assim, nesse caso, seremos recompensados por Deus.
E com toda certeza, nunca irá faltar nada para aqueles que agir assim. Os caridosos não passam nunca por necessidades. Esta é uma grande verdade que os não caridosos não acreditam. Infelizmente.Repartir com os necessitados o pouco que temos, é ter esse pouco multiplicado. Jesus nos mostrou isso naquele dia em que Ele multiplicou aquela pequena quantidade de pães e peixes, ao ponto de alimentar uma multidão e ainda sobrar 12 sextos.Todos aqueles que repartem com os pobres o pouco que têm, são felizes por dois motivos.
1-Seus pecados leves lhes são todos perdoados, pelo seu gesto de amor a Deus, através do amor ao seu irmão ou irmã, realizado na prática;2-Nunca irá lhes faltar o necessário para a sua sobrevivência.Se você não acredita nessas palavras, é só fazer a experiência, e você verá que é a pura verdade! Porém, é recomendo que você faça caridade com toda sua boa vontade. Não tenha pena de dar alguma coisa a um necessitado! Ajude seu irmão, sua irmã, por amor. E não por interesse!Faça isso e terás um tesouro nos Céus! 

 

 

  José Salviano.   


Nenhum comentário: