A religião cristã não se resume ao cumprimento de algumas normas e
preceitos elementares, mas pede de nós que coloquemos, com generosidade,
nossos bens a serviço dos irmãos.
Na liturgia da Santa Missa, quando rezamos o ato penitencial, pedimos perdão a Deus por aqueles pecados veniais
que cometemos contra os seus Mandamentos — juízos temerários,
impaciências, irritações, distrações durante a oração etc. — e também
por nossas omissões: verbo, opere et omissióne… Com isso, a
Igreja quer recordar os dois aspectos da vida de santidade: um, já
sabemos, é o da rejeição ao pecado. O outro, por sua vez, trata da
obrigação de colocarmos nossos dons a serviço do bem, como um ato de
agradecimento a Deus e de caridade para com nossos irmãos na fé.
Para muitos católicos, a vivência do cristianismo consiste apenas no
cumprimento de alguns preceitos, obviamente importantes, como ir à Missa
aos domingos, confessar-se, rezar o terço etc. Na famosa parábola dos talentos, porém, Jesus demonstra que a religião cristã vai muito além disso e faz uma advertência contra nossas omissões deliberadas (cf. Mt 25, 14-30).
Notem que o servo “mau e preguiçoso” não cometeu nenhum ato contra a lei divina. Não matou nem roubou.
Em vez disso, guardou o dom que havia recebido de seu patrão e, quando
este voltou para pedir-lhe contas, entregou-lhe o mesmo talento como o
havia recebido. Ele cumpriu o preceito.
À primeira vista, a atitude desse empregado parece justa e até
prudente; afinal de contas, ele protegeu a propriedade de seu senhor
contra quaisquer possíveis ataques.
Mas, por outro lado, faltou-lhe a generosidade e a
proatividade de seus irmãos que, cultivando aqueles mesmos talentos,
multiplicaram os negócios e espalharam o bem, como dizia Santo Tomás de Aquino: bonum est diffusivum sui.
A omissão do servo mau é tratada com severidade pelo patrão justamente
porque esse servo deixou de multiplicar o bem: “E a esse servo inútil,
jogai-o nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes.” (Mt 25, 30)
Em nossa vida cotidiana, sofremos a perigosa tentação de acreditar,
como acreditou o servo mau, que, para agradar a Deus, basta a rejeição
ao pecado e o cumprimento de algumas normas. Frequentamos os
sacramentos, guardamos a castidade, não fazemos fofoca, não cobiçamos as
coisas alheias etc. Assim aparentamos uma vida de grande
piedade cristã sem que notemos a infecundidade dessa mesma vida, que não
é gasta pelo bem dos outros.
Daí que Padre Antônio Vieira alerte, em um de seus sermões, para a gravidade das omissões: “A
omissão é o pecado com que mais facilidade se comete e com mais
facilidade se desconhece; e o que facilmente se comete e
dificultosamente se conhece, raramente se emenda. A omissão é um pecado que se faz não fazendo” [1].
Como deve agir, então, a pessoa que não quer pecar por omissão?
Em primeiro lugar, é preciso distinguir bem o que significa omitir-se
diante de uma situação e quando isso constitui um pecado, pois há
ocasiões em que, de fato, não podemos fazer nada que esteja a nosso
alcance prático real.
Na carta de São Tiago encontramos a seguinte advertência: “Aquele que souber fazer o bem e não o faz, peca”
(4, 17). Vejam, assim, que a omissão somente ocorre quando a pessoa tem
condições de fazer algo de bom, mas não o faz por alguma desculpa:
medo, preguiça, indiferença… Por conseguinte, o primeiro passo no combate aos pecados de omissão é o de reconhecer nossos dons e limitações
para que, no momento oportuno, estejamos preparados para agir
generosamente ou limitarmo-nos a rezar em silêncio, o que já constitui
um grande ato de caridade.
Com efeito, é preciso superar a tentação do indiferentismo, este pecado que está profundamente ligado ao bem que deixamos de praticar.
Segundo uma lógica da obrigatoriedade, somos levados a cumprir apenas o
que manda a regra do bom mocismo e da etiqueta. Tudo o que foge disso,
porém, é tratado como coisa secundária, indiferente, que pode ser
deixada para depois.
Em um livro seu sobre as omissões, o Padre Luiz Fernando Cintra
adverte justamente contra esse comportamento, recordando a quem deseja
uma vida cristã coerente que
A luta em geral não consiste numa escolha constante entre o bem e o mal, mas entre a generosidade e a falta de generosidade, entre fazer o bem completo, ou só parte dele, omitindo o que não é “obrigatório”, como se o cristianismo fosse um salário mínimo. [2]
Como remédio para o pecado de omissão, Padre Cintra aconselha-nos a
colocarmo-nos no lugar de Jesus para descobrirmos o que Ele faria em
determinada situação:
Quando na direção espiritual algumas pessoas me perguntam como podem ser mais generosas e evitar os pecados de omissão, costumo lhes sugerir que encarem a questão de outra maneira. Em vez de repassarem os mandamentos de memória (embora às vezes não sejam capazes de enumerar todos os dez mandamentos da lei de Deus e muito menos os da Igreja), a fim de descobrir no que ficaram devendo, proponho imaginarem o que Jesus faria no seu lugar: como Ele cuidaria das minhas obrigações, como Ele trataria os meus familiares, como Ele cumpriria as minhas obrigações religiosas, como Ele pensaria sobre as pessoas que estão à minha volta, como Ele falaria delas, como Ele ajudaria as pessoas necessitadas… E então aparecem, “como num passe de mágica”, uma enorme quantidade de coisas que se poderiam fazer muito melhor! São as omissões que vêm à luz. [3]
A vigilância contra os pecados de omissão serve, sobretudo, para o cuidado com os irmãos, pois, quando nos omitimos diante da fragilidade de alguém, recusando-nos a ajudá-lo, colocamos em risco a salvação dessa pessoa.
Na Quaresma de 2012, o então Papa Bento XVI dedicou sua tradicional
mensagem justamente ao tema da “correção fraterna”, que é uma das coisas
mais negligenciadas entre os cristãos nos dias de hoje. No texto, o
Papa recordava as recomendações da Carta aos Hebreus, para que “prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras” (10, 24), como forma de combater a atitude que, com frequência, prevalece em nossa sociedade: “a indiferença, o desinteresse, que nascem do egoísmo, mascarado por uma aparência de respeito pela ‘esfera privada’” [4].
A omissão nossa de cada dia, atenção, pode acabar levando muitas
almas ao inferno. Fujamos, portanto, desse perigoso pecado e aprendamos a
fazer o bem em todas as circunstâncias de nossas vidas.
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