quarta-feira, 8 de novembro de 2017

LITURGIA DIÁRIA - RENUNCIAR PARA EVANGELIZAR

 Resultado de imagem para Lucas 14,25-33
1a Leitura - Romanos 13,8-10
Leitura da carta de são Paulo aos Romanos.
13 8 A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, a não ser o amor recíproco; porque aquele que ama o seu próximo cumpriu toda a lei.
9 Pois os preceitos: Não cometerás adultério, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e ainda outros mandamentos que existam, eles se resumem nestas palavras: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
10 A caridade não pratica o mal contra o próximo. Portanto, a caridade é o pleno cumprimento da lei.
Palavra do Senhor.


Salmo - 111/112
Feliz quem tem piedade e empresta!
Feliz o homem que respeita o Senhor
e que ama com carinho a sua lei!
Sua descendência será forte sobre a terra,
abençoada a geração dos homens retos!

Ele é correto, generoso e compassivo,
como luz brilha nas trevas para os justos.
Feliz o homem caridoso e prestativo,
que resolve sues negócios com justiça.

Ele reparte com os pobres os seus bens,
permanece para sempre o bem que fez,
e crescerão a sua glória e seu poder.
Resultado de imagem para Lucas 14,25-33
Evangelho - Lucas 14,25-33
Aleluia, aleluia, aleluia. Felizes sereis vós se fordes ultrajados por causa de Jesus, pois repousa sobre vós o Espírito de Deus (1Pd 4,14).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
14 25 Muito povo acompanhava Jesus. Voltando-se, disse-lhes:26 “Se alguém vem a mim e não odeia seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos, suas irmãs e até a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.
27 E quem não carrega a sua cruz e me segue, não pode ser meu discípulo.
28 Quem de vós, querendo fazer uma construção, antes não se senta para calcular os gastos que são necessários, a fim de ver se tem com que acabá-la?
29 Para que, depois que tiver lançado os alicerces e não puder acabá-la, todos os que o virem não comecem a zombar dele,
30 dizendo: ‘Este homem principiou a edificar, mas não pode terminar’.
31 Ou qual é o rei que, estando para guerrear com outro rei, não se senta primeiro para considerar se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil?
32 De outra maneira, quando o outro ainda está longe, envia-lhe embaixadores para tratar da paz.
33 Assim, pois, qualquer um de vós que não renuncia a tudo o que possui não pode ser meu discípulo”.
Palavra da Salvação.

Jesus neste Evangelho está se referindo ao desapego máximo necessário por parte do sacerdote. Fica bem claro que Ele não está falando que todo pai de família deve abandonar sua mulher e filhos para trabalhar pelo Reino. Também não é assim.
Por outro lado, o desapego é muito necessário para todos nós. O próprio Jesus já disse que não podemos servir a dois Senhores. Precisamos nos desapegar das coisas materiais, e até mesmo da nossa família, para podermos nos dedicar de uma forma mais concentrada ao serviço do Reino. Isso não quer dizer que vamos deixar faltar o necessário em casa, principalmente o carinho e a atenção dos nossos filhos e esposa.
Trata-se de um desapego prudente, inteligente... Trata-se de usar os bens materiais, sem nos apegar exageradamente a eles. Trata-se de amar a nossa família, os nossos filhos, porém, amar a Deus em primeiro lugar.
Deus deve vir em destaque total na nossa vida. Em primeiríssimo lugar. Precisamos do dinheiro, sim, devemos amar os nossos entes queridos, necessitamos do conforto, de uma vida digna, porém, Deus é Deus, e o seu lugar não pode ser ocupado por ninguém, por nada dessa vida!
Pois, devemos amar a Deus sobre todas as coisas, com toda a nossa inteligência, com todas as nossas forças, com toda a nossa saúde, e em seguida, devemos amar o próximo, a esposa, os filhos, parentes e amigos, como a nós mesmo.
Jesus aconselha ou recomenda que  quem pretende seguir de forma maior a missão de evangelizar, como é o caso do padre, deve avaliar primeiro se é capaz de renunciar a tudo, se é capaz mesmo de deixar tudo de lado, se é capaz de viver uma vida completamente voltada para servir a Deus e a Igreja.
Irmãs, e irmãos. Rezemos ao Pai para que mais vocações surjam neste mundo carente da palavra, carente de agentes da fé, carente de sacerdotes que nos salvem por meio dos sacramentos.
Rezemos para que os leigos engajados sejam autênticos, fiéis, e modestos. Para que nas nossas comunidades paroquiais, haja humildade, santidade, dedicação, acolhimento e muita caridade!
Que os ministros da Eucaristia, da saúde, da palavra, e principalmente as catequistas e os catequistas, sejam estudiosos da palavra, principalmente das reflexões sobre o Evangelho. Que eles sejam também atualizados pelos acontecimentos do dia a dia, e que não se julguem melhor que ninguém, pelo fato de se aprimorar no conhecimento das escrituras, das coisas de Deus e do mundo.
Catequista precisa estar preparado(a), para anunciar corretamente a mensagem do Evangelho. E esse preparo não deve ser apenas intelectual, mas também devocional, espiritual, por meio da oração constante, e profunda.
 
 
 
 
  José Salviano.

Nenhum comentário: