terça-feira, 7 de novembro de 2017

LITURGIA DIÁRIA - DEUS NÃO PRECISA DE NÓS

Resultado de imagem para Lucas 14,15-24
1a Leitura - Romanos 12,5-16
Leitura da carta de são Paulo aos Romanos.
Irmãos, 12 5 assim nós, embora sejamos muitos, formamos um só corpo em Cristo, e cada um de nós é membro um do outro.
6 Temos dons diferentes, conforme a graça que nos foi conferida. Aquele que tem o dom da profecia, exerça-o conforme a fé. 7 Aquele que é chamado ao ministério, dedique-se ao ministério. Se tem o dom de ensinar, que ensine; 8 o dom de exortar, que exorte; aquele que distribui as esmolas, faça-o com simplicidade; aquele que preside, presida com zelo; aquele que exerce a misericórdia, que o faça com afabilidade. 9 Que vossa caridade não seja fingida. Aborrecei o mal, apegai-vos solidamente ao bem. 10 Amai-vos mutuamente com afeição terna e fraternal. Adiantai-vos em honrar uns aos outros. 11 Não relaxeis o vosso zelo. Sede fervorosos de espírito. Servi ao Senhor. 12 Sede alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração. 13 Socorrei às necessidades dos fiéis. Esmerai-vos na prática da hospitalidade. 14 Abençoai os que vos perseguem; abençoai-os, e não os praguejeis. 15 Alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram. 16 Vivei em boa harmonia uns com os outros. Não vos deixeis levar pelo gosto das grandezas; afeiçoai-vos com as coisa modestas. Não sejais sábios aos vossos próprios olhos.
Palavra do Senhor.


Salmo - 130/131
Guardai-me, em paz, junto a vós, ó Senhor!

Senhor, meu coração não orgulhoso,
nem se eleva arrogante o meu olhar;
não ando à procura de grandezas
nem tenho pretensões ambiciosas!

Fiz calar e sossegar a minha alma;
ela está em grade paz dentro de mim,
como a criança bem tranqüila, amamentada
no regaço acolhedor de sua mãe.

Confia no Senhor, ó Israel,
desde agora e por toda a eternidade!
Resultado de imagem para Lucas 14,15-24
Evangelho - Lucas 14,15-24
Aleluia, aleluia, aleluia.

Vinde a mim, todos vós que estais cansados, e descanso eu vos darei, diz o senhor (Mt 11,28)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
 
Naquele tempo, 14 15 a estas palavras, disse a Jesus um dos convidados: “Feliz daquele que se sentar à mesa no Reino de Deus!” 16 Respondeu-lhe Jesus: “Um homem deu uma grande ceia e convidou muitas pessoas. 17 E à hora da ceia, enviou seu servo para dizer aos convidados: ‘Vinde, tudo já está preparado’. 18 Mas todos, um a um, começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: ‘Comprei um terreno e preciso sair para vê-lo; rogo-te me dês por escusado’. 19 Disse outro: ‘Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-las; rogo-te me dês por escusado’. 20 Disse também um outro: ‘Casei-me e por isso não posso ir’. 21 Voltou o servo e referiu isto a seu senhor. Então, irado, o pai de família disse a seu servo: ‘Sai, sem demora, pelas praças e pelas ruas da cidade e introduz aqui os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos’. 22 Disse o servo: ‘Senhor, está feito como ordenaste e ainda há lugar’. 23 O senhor ordenou: ‘Sai pelos caminhos e atalhos e obriga todos a entrar, para que se encha a minha casa. 24 Pois vos digo: nenhum daqueles homens, que foram convidados, provará a minha ceia’”.
Palavra da Salvação.


Neste Evangelho Jesus nos apresenta mais uma festa, na qual, o dono da casa se vê obrigado a convidar pobres e aleijados, para que a sua casa ficasse cheia.
Todos os convidados, se recusaram a participar daquela festa, a atender ao convite do fazendeiro, apresentando cada um, uma boa desculpa.
Assim fazem muitos que não se dispõem a ir à missa, todos são chamados por Deus para participar do banquete da Eucaristia, porém, muitos têm na ponta da língua uma boa desculpa para dizer se alguém os perguntar por que não foram a igreja neste domingo.
Um disse que teve de lavar o carro, ou a moto. Outro disse que trabalhou muito durante a semana, e que no domingo é o dia de descansar bastante para estar pronto na segunda-feira. Ainda outro se desculpou dizendo que estando em lua de mel, teve de deixar a missa para o próximo domingo...
Muitos são chamados, e poucos são escolhidos. Poucos são escolhidos para anunciar o Evangelho, porque poucos são os que de verdade atendem ao chamado do Pai na hora em ele nos chama.
O banquete está pronto, porém, poucos são os que largam o seu conforto, os seus afazeres, para irem a casa do Pai, para participar da Eucaristia, pão da vida que nos sustenta, que nos alimenta, nos fortalece contra as tentações, e assim nos guarda para a vida eterna.
Minha irmã, meu irmão. Você participou da Santa Missa nesse último domingo? Então parabéns! Ah! Você não foi?
Então diga qual é a sua desculpa? O que lhe impediu de ir ao encontro de Deus e dos irmãos e irmãs, reunidos em oração, desfrutando da presença de Cristo no meio deles?
Não nos esqueçamos de que Deus não precisa de nós. Muitos que se recusam a irem à missa, têm uma atitude, uma tendência a demonstrar que Deus está lá precisando da nossa presença, para adorá-lo.
Nada disso! Nós é que necessitamos de Deus para viver, para resolver os nossos problemas, para nos livrar de todo o mal.
DEUS NÃO PRECISA DE NÓS, MAS SIM, NÓS É QUE NECESSITAMOS DE DEUS!
Portanto, busquemos a Deus com todas as nossas forças, com toda a nossa inteligência em primeiro lugar, e todo o resto nos será dado de acréscimo.
Quem faz isso sabe que não falha! Quem busca Deus em primeiro lugar em sua vida, sabe que é a escolha certa, pois tudo em sua vida corre maravilhosamente. Porém, há aqueles e aquelas que não acreditando nessa grande verdade dita pela boca do Filho de Deus, buscam em primeiro lugar, o dinheiro, e deixa a pessoa de Deus para um último lugar.
Esses vivem sempre em dificuldades, pois quem não crer não será salvo!
 
 
 
 
José Salviano.

Nenhum comentário: