sexta-feira, 22 de setembro de 2017

LITURGIA DIÁRIA - UM CORAÇÃO CURADO É AGRADECIDO

 Imagem relacionada
1a Leitura - 1 Timóteo 6,2-12
Leitura da primeira carta de são Paulo a Timóteo.
Caríssimo, 6 2 e os que têm patrões que abraçaram a fé, nem por isto os menosprezem, sob pretexto de serem irmãos. Ao contrário, deverão servi-los ainda melhor, pelo fato de que eles são fiéis amados de Deus e participantes de seus benefícios. Tal deve ser o tema de teus ensinamentos e de tuas exortações.
3 Quem ensina de outra forma e discorda das salutares palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, bem como da doutrina conforme à piedade, 4 é um obcecado pelo orgulho, um ignorante, doentio por questões ociosas e contendas de palavras. Daí se originam a inveja, a discórdia, os insultos, as suspeitas injustas, 5 os vãos conflitos entre homens de coração corrompido e privados da verdade, que só vêem na piedade uma fonte de lucro. 6 Sem dúvida, grande fonte de lucro é a piedade, porém quando acompanhada de espírito de desprendimento. 7 Porque nada trouxemos ao mundo, como tampouco nada poderemos levar. 8 Tendo alimento e vestuário, contentemo-nos com isto. 9 Aqueles que ambicionam tornar-se ricos caem nas armadilhas do demônio e em muitos desejos insensatos e nocivos, que precipitam os homens no abismo da ruína e da perdição. 10 Porque a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro. Acossados pela cobiça, alguns se desviaram da fé e se enredaram em muitas aflições. 11 Mas tu, ó homem de Deus, foge desses vícios e procura com todo empenho a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a mansidão. 12 Combate o bom combate da fé. Conquista a vida eterna, para a qual foste chamado e fizeste aquela nobre profissão de fé perante muitas testemunhas.
Palavra do Senhor.


Salmo - 48/49
Felizes os humildes de espírito,
porque deles é o reino dos céus.

Por que temer os dias maus e infelizes,
quando a malícia dos perversos me circunda?
Por que temer os que confiam nas riquezas
e se gloriam na abundância de seus bens?

Ninguém se livra de sua morte por dinheiro
nem a Deus pode pagar o seu resgate.
A isenção da própria morte não tem preço;
não há riqueza que a possa adquirir,
nem dar ao homem uma vida sem limites
e garantir-lhe uma existência imortal.

Não te inquietes quando um homem fica rico
e aumenta a opulência de sua casa;
pois, ao morrer, não levará nada consigo,
nem seu prestígio poderá acompanhá-lo.

Felicitava-se a si mesmo enquanto vivo:
“Todos te aplaudem, tudo bem, isto que é vida!”
Mas vais-se ele para junto de seus pais,
que nunca mais e nunca mais verão a luz!
Resultado de imagem para Lucas 8,1-3
Evangelho - Lucas 8,1-3
Aleluia, aleluia, aleluia. Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
8 1 Depois disso, Jesus andava pelas cidades e aldeias anunciando a boa nova do Reino de Deus.
2 Os Doze estavam com ele, como também algumas mulheres que tinham sido livradas de espíritos malignos e curadas de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; 3 Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes; Susana e muitas outras, que o assistiram com as suas posses.
Palavra da Salvação.

Quando temos uma experiência com Jesus e a cura do nosso coração, naturalmente também nos dispomos a acompanha-Lo  e a demonstrar gratidão oferecendo tudo o que possuímos. Por essa razão, neste Evangelho nós vemos que além dos doze apóstolos que foram chamados pessoalmente por Jesus e provaram da Sua intimidade, também as mulheres curadas e libertadas dos males que as afligiam e as suas vidas transformadas, O seguiam por todos os lugares. Demonstraram gratidão ajudando a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.  A salvação de Jesus se faz presente em todas as áreas da nossa vida, e quando somos tocados (as) pelo Amor de Deus nós nos sentimos libertados (as) dos “maus espíritos”, isto é, das coisas que nos paralisam e, por isso, temos também um coração agradecido. Isso costuma acontecer com cada um de nós quando temos um encontro com a pessoa de Jesus Cristo e uma experiência com o Seu poder curador.  Nós também, naturalmente, nos tornamos  Seus seguidores e os bens que possuímos neste mundo, poucos ou muitos, nós os consideramos como bênção que deve estar à disposição do reino de Deus.  A nossa experiência com Jesus vivo e ressuscitado nos leva a segui-Lo e a participar concretamente no Seu projeto salvífico. Seguir a Jesus é observar a Sua Palavra, é viver o Seu amor, é ter esperança, é fazer a diferença no meio da multidão; é andar na contramão de tudo quanto o mundo prega como verdade. Quando vivemos nesta perspectiva nós estamos correspondendo ao que Deus espera de cada um de nós na missão que Ele nos destinou.  Diz-se que o homem demonstra a fé quando abre o bolso. -  E você,  tem ajudado a Jesus com os bens que possui? - Em Nome de Jesus você tem partilhado com alguém – Você também está seguindo Jesus por onde vai ou somente quando está na Igreja, na comunidade, no grupo? -Você está andando na mão ou na contramão dos “valores” do mundo?





Helena Serpa 

Nenhum comentário: