sábado, 9 de setembro de 2017

LITURGIA DIÁRIA - O SÁBADO FOI FEITO PARA O HOMEM

Resultado de imagem para Lucas 6,1-5
1a Leitura - Colossenses 1,21-23
Leitura da carta de são Paulo aos Colossenses.
1 21 Há bem pouco tempo, sendo vós alheios a Deus e inimigos pelos vossos pensamentos e obras más, 22 eis que agora ele vos reconciliou pela morte de seu corpo humano, para que vos possais apresentar santos, imaculados, irrepreensíveis aos olhos do Pai.
23 Para isto, é necessário que permaneçais fundados e firmes na fé, inabaláveis na esperança do Evangelho que ouvistes, que foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, fui constituído ministro.
Palavra do Senhor.


Salmo - 53/54
Quem me protege e me ampara é meu Deus!
 
Por vosso nome, salvai-me, Senhor,

e dai-me a vossa justiça!

Ó meu Deus, atendei minha prece

e escutai as palavras que eu digo!

Quem me protege e me ampara é meu Deus;

é o Senhor quem sustenta minha vida!

Quero ofertar-vos o meu sacrifício

de oração e com muita alegria;

quero louvar, ó Senhor, vosso nome,

quero cantar vosso nome, que é bom!

Imagem relacionada
Evangelho - Lucas 6,1-5
Aleluia, aleluia, aleluia.
Sou o caminho, a verdade e a vida: ninguém vem ao Pai, senão por mim (Jo 14,6).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
6 1 Em dia de sábado, Jesus atravessava umas plantações; seus discípulos iam colhendo espigas (de trigo), as debulhavam na mão e comiam.
2 Alguns dos fariseus lhes diziam: "Por que fazeis o que não é permitido no sábado?"
3 Jesus respondeu: "Acaso não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os seus companheiros;
4 como entrou na casa de Deus e tomou os pães da proposição e deles comeu e deu de comer aos seus companheiros, se bem que só aos sacerdotes era permitido comê-los?"
5 E ajuntou: "O Filho do Homem é senhor também do sábado".
Palavra da Salvação.
 
 
O medo do castigo, a observância exagerada de tantos preceitos, impede muitas pessoas de uma proximidade maior com Deus!
Ao invés de conduzir o povo, para o convívio com o Pai, muitos líderes religiosos, criam barreiras,  impedindo as pessoas de vivenciarem uma intimidade de filho (a) com o Pai!
Todo aquele que se ocupa com pormenores, que fica preso na observância exagerada de normas, não consegue captar a mensagem principal de Jesus, que é um convite a vivermos no amor! Quem fica preso em pormenores, não vive o belo da vida, não enxerga possibilidades pela frente!
Sem uma intimidade profunda com Deus, não tem como viver as alegrias da fé! E são muitos, os que não vivem esta alegria, por estarem submetidos a radicalidade religiosa, imposta pelos os seus líderes, que ao contrário do líder Maior, que é Jesus, escraviza as pessoas.
São religiões cheias de proibições, cujo os líderes, intimida as pessoas, passando-lhes a imagem de um Deus vingativo, de um Deus que está sempre a espreita, pronto para pegá-los em alguma suposta falha!
Não podemos esquecer: Deus é só amor, Ele só quer nos amar e nunca nos castigar!
A verdadeira religião, não impõe, não escraviza, ela apresenta valores, que vão levando as pessoas a uma maturidade na fé, deixando-as livres para fazerem  suas escolhas.
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, nos fala de mais um conflito entre os fariseus e Jesus, desta vez,  a respeito da observância do sábado!
Embora conhecedores das Escrituras, os fariseus, na prática, estavam bem distante do amor propagado por Jesus: o amor que gera vida!
As autoridades religiosas do tempo de Jesus, não tinham  compromisso com a vida, colocavam pesados fardos nos ombros das pessoas, leis, rituais que deveriam ser cumpridas rigorosamente, como o Jejum, ritos de purificação, observância do sábado e tantas outras regras que eles mesmos criavam.
A narrativa deixa claro, que os fariseus queriam pegar Jesus num casuísmo legal, já que, o fato dos discípulos estarem apanhando espigas de trigo, para saciar a fome, não lhes poderia ser atribuído como roubo.
Determinados a escandalizar Jesus, os fariseus procuraram, uma outra forma de incriminá-lo, alegando que os seus discípulos, estavam infligindo as leis que proibiam o trabalho em dia de sábado, desconsiderando assim, a necessidade da sobrevivência deles.
Ao ser criticado pelos Fariseus, em nome da Sagrada escritura, Jesus responde estas criticas, se baseando também na escritura: “Por acaso nunca lestes nas escrituras o que Davi e seus companheiros fizeram quando passara necessidade e tiveram fome?...”Mc 2,25-26
Não é difícil perceber, que até nos dias de hoje, presenciamos situações semelhantes, na realidade, o legalismo é um instrumento de alienação e opressão, que tem como objetivo, desviar a atenção do povo. Enquanto o povo, fica se ocupando com os pormenores, com a observância rigorosa de  leis, os donos do poder, sentem-se livres para praticarem seus atos ilícitos.
As leis de organização social e religiosas, só podem ter sentido, se forem elaboradas em favor da vida. E Jesus, veio para libertar e fazer desabrochar a vida.
Em todos os seus ensinamentos,  Ele sempre deixava claro que a vida tem que estar em primeiro lugar, acima de tudo, portanto, a necessidade de sobrevivência está acima de toda e qualquer lei!
Foi apanhando espigas de trigo, em dia de sábado, para matar a fome, que os discípulos, apoiados por Jesus, começaram a abrir caminho para uma nova mentalidade.
A única lei que não pode ser descumprida, é a lei do amor! 
 
 

Olivia Coutinho

Nenhum comentário: