quarta-feira, 13 de setembro de 2017

LITURGIA DIÁRIA - AI DE VÓS, OS RICOS

Resultado de imagem para PREGACAO de jesus FILME
1a Leitura - Colossenses 3,1-11
Leitura da carta de são Paulo aos Colossenses.
3 1 Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus.
2 Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra. 3 Porque estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. 4 Quando Cristo, vossa vida, aparecer, então também vós aparecereis com ele na glória. 5 Mortificai, pois, os vossos membros no que têm de terreno: a devassidão, a impureza, as paixões, os maus desejos, a cobiça, que é uma idolatria. 6 Dessas coisas provém a ira de Deus sobre os descrentes. 7 Outrora também vós assim vivíeis, mergulhados como estáveis nesses vícios. 8 Agora, porém, deixai de lado todas estas coisas: ira, animosidade, maledicência, maldade, palavras torpes da vossa boca, 9 nem vos enganeis uns aos outros. Vós vos despistes do homem velho com os seus vícios, 10 e vos revestistes do novo, que se vai restaurando constantemente à imagem daquele que o criou, até atingir o perfeito conhecimento. 11 Aí não haverá mais grego nem judeu, nem bárbaro nem cita, nem escravo nem livre, mas somente Cristo, que será tudo em todos.
Palavra do Senhor.

Salmo - 144/145
O Senhor é muito bom para com todos.


Todos os dias haverei de bendizer-vos,
hei de louvar o vosso nome para sempre.
Grande é o Senhor e muito digno de louvores,
e ninguém pode medir sua grandeza.

Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem
e os vossos santos, com louvores, vos bendigam!
Narrem a glória e o esplendor do vosso reino
e saibam proclamar vosso poder!

Para espalhar vossos prodígios entre os homens
e o fulgor de vosso reino esplendoroso.
O vosso reino é um reino para sempre,
vosso poder, de geração em geração.

Imagem relacionada
Evangelho - Lucas 6,20-26
Aleluia, aleluia, aleluia.
Meus discípulos, alegrai-vos, exultai de alegria, pois grande é a recompensa que nos céus tereis um dia! (Lc 6,23).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 6 20 então Jesus ergueu os olhos para os seus discípulos e disse: "Bem-aventurados vós que sois pobres, porque vosso é o Reino de Deus!
21 Bem-aventurados vós que agora tendes fome, porque sereis fartos! Bem-aventurados vós que agora chorais, porque vos alegrareis!
22 Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos ultrajarem, e quando repelirem o vosso nome como infame por causa do Filho do Homem!
23 Alegrai-vos naquele dia e exultai, porque grande é o vosso galardão no céu. Era assim que os pais deles tratavam os profetas.
24 Mas ai de vós, ricos, porque tendes a vossa consolação!
25 Ai de vós, que estais fartos, porque vireis a ter fome! Ai de vós, que agora rides, porque gemereis e chorareis!
26 Ai de vós, quando vos louvarem os homens, porque assim faziam os pais deles aos falsos profetas!"
Palavra da Salvação.

Jesus  neste Evangelho, no sermão conhecido como as bem-aventuranças, nos mostra o por que Ele preferiu os pobres.
Ele nos faz entender que aqueles e aquelas que desfrutam de tudo ou quase tudo nesta vida, não terão mais nada para desfrutar na segunda fase da EXISTÊNCIA. Ao contrário, os pobres, aqueles que sofrem de tudo, que passam por muitas carências e necessidades, serão recompensados na VIDA ETERNA.
E como podemos ver, Jesus neste sermão, neste Evangelho do hoje, Ele joga pesado com os ricos, e demais detentores de todos os privilégios.
Mas, ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação! 
Ser rico é ser acariciado pelas pessoas ao seu redor. Pelos empregados, amigos, jornalistas, e demais interesseiros. Ser rico é ser acarinhado pelos seus próprios bens materiais. Pelo seus carros, seus iates, navios, casas, muita roupa de marca, e assim por diante.
Ai de vós, que agora tendes fartura, porque passareis fome! 
Ser rico é comer bem, comer de tudo o que lhe apetece, sem ter de se preocupar em cozinhar. Pois tendo muito dinheiro, eles podem pagar quem lhes fazem de tudo, até a comida.
Deste modo, eles, os ricos, já comeram demais! E na outra vida passarão muita fome. Fome de perdão, fome da misericórdia de Deus, fome de reconhecimento pela sua FALTA DE CARIDADE PARA COM OS MISERÁVEIS!
Ai de vós, que agora rides, porque tereis luto e lágrimas! 
Há um ditado que diz: “rico ri atoa!”  É claro! Em sua vida tudo dá certo! O dinheiro pode comprar muitas coisas. Não só coisas materiais, como até pessoas. Pode comprar prazer fora e dentro de casa, pode comprar amigos e inimigos, jornalistas, testemunhas, e virar a sorte do jogo, do julgamento em seu favor. Assim pode acontecer que um poderoso rouba e não fica preso, pois ele pode denunciar os outros que são muitos como ele.
Mas infelizmente, isso é somente nesta vida terrena e passageira. Coitados! Eles não estão pensando no castigo eterno que certamente lhes virá, e lhes fará trocar este riso daqui, pelo choro de lá.
Que pena! O dinheiro não pode comprar o prolongamento da vida terrena! E assim, um dia todos morrem! Inclusive eles!
Ai de vós quando todos vos elogiam!  
Jesus se refere aqui aos artistas.  Aqueles que serão aplaudidos agora.  Na outra vida, acontecerá o contrário!
Caríssimas e caríssimos. Não temos nada contra os nossos irmãos, os ricos. Eles também, são  filhos de Deus como nós.  E embora eles nos desprezem, nos excluem, nos ignoram, nós os vemos com outros olhos. Nós temos peninha deles, por que ELES NÃO SABEM O QUE ESTÃO FAZENDO!  Na verdade, eles estão estragando tudo. Estão estragando a sua própria salvação eterna.
Rezemos pelos nossos irmãos, embora eles nos chamem de “INGÊNUOS”, pelo fato de sermos humildes, caridosos, e fraternos.
Rezemos por eles, pois vivem pensando que a vida se resume nesta fase terrena, curta e passageira. COITADOS! 
 
 

  José Salviano.

Nenhum comentário: