quinta-feira, 14 de setembro de 2017

LITURGIA DIÁRIA - PARA QUE O MUNDO SEJA SALVO

 Imagem relacionada
(14/09/17) Exaltação a Santa Cruz

1a Leitura - Números 21,4-9
Leitura do livro dos Números.

21 4 Partiram do monte Hor na direção do mar Vermelho, para contornar a terra de Edom.
5 Mas o povo perdeu a coragem no caminho, e começou a murmurar contra Deus e contra Moisés: “Por que, diziam eles, nos tirastes do Egito, para morrermos no deserto onde não há pão nem água? Estamos enfastiados deste miserável alimento.”
6 Então o Senhor enviou contra o povo serpentes ardentes, que morderam e mataram muitos.
7 O povo veio a Moisés e disse-lhe: “Pecamos, murmurando contra o Senhor e contra ti. Roga ao Senhor que afaste de nós essas serpentes.” Moisés intercedeu pelo povo,
8 e o Senhor disse a Moisés: “Faze para ti uma serpente ardente e mete-a sobre um poste. Todo o que for mordido, olhando para ela, será salvo.”
9 Moisés fez, pois, uma serpente de bronze, e fixou-a sobre um poste. Se alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, conservava a vida.

Palavra do Senhor.

Salmo - 77/78
Das obras do Senhor, ó meu povo, não te esqueças!

Escuta, ó meu povo, a minha lei,
ouve atento as palavras que eu te digo;
abrirei a minha boca em parábolas,
os mistérios do passado lembrarei.

Quando os feria, eles então o procuravam,
convertiam-se correndo para ele;
recordavam que o Senhor é sua rocha
e que Deus, seu redentor, é o Deus altíssimo.

Mas apenas o honravam com seus lábios
e mentiam ao Senhor com suas línguas;
seus corações enganadores eram falsos
e, infiéis, eles rompiam a aliança.

Mas o Senhor, sempre benigno e compassivo,
não os matava e perdoava seu pecado;
quantas vezes dominou a sua ira
e não deu largas à vazão de seu furor.
Resultado de imagem para paixão de cristo
Evangelho - João 3,13-17
Aleluia, aleluia, aleluia.

Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos, porque pela cruz remistes o mundo!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

3 13 “Ninguém subiu ao céu senão aquele que desceu do céu, o Filho do Homem que está no céu.
14 Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve ser levantado o Filho do Homem,
15 para que todo homem que nele crer tenha a vida eterna.
16 Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
17 Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele”.
Palavra da Salvação.
 

Quando encontrou Nicodemos, naquela noite, Jesus fez uma verdadeira proclamação da Sua real missão aqui na terra e se reportou às Escrituras para confirmar as Suas Palavras. Com efeito, no tempo antigo Deus mandou que Moisés fizesse uma serpente de bronze proclamando que, aquele que olhasse para aquela serpente, seria salvo. Por isso, hoje, também, é o próprio Jesus quem anuncia para nós: “é necessário que o Filho do homem seja levantado para que os que nele crerem tenham a vida eterna!” Jesus já foi elevado na CRUZ e entregou a Sua vida por nós por conseguinte, todo aquele que olha para Jesus e Nele, crê e espera, recebe a salvação. Ninguém pode ficar de fora, pois, Jesus já veio para salvar o mundo e não para condená-lo e a vontade do Pai é que todos sejam salvos. No entanto, todos nós que acolhemos a salvação de Jesus corremos risco de vida, se não estivermos constantemente alertas para as ciladas do inimigo.  Uma única vez Jesus foi levantado na CRUZ para a salvação do mundo, porém é necessário que a cada dia no mundo inteiro nós continuemos erguendo o Seu Nome e anunciando o Seu Evangelho. Jesus tem que estar acima de tudo na nossa vida. Ele deve ter o primeiro lugar nos nossos pensamentos, nos nossos anseios, nas nossas ações. Elevamos o Nome de Cristo bem alto quando também servimos à Sua igreja por amor e participamos da Eucaristia.  A cada Missa se renova no Altar o memorial da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Jesus é aquele que Deus deu ao mundo por amor e para que todos sejam salvos do pecado e da morte eterna, dessa forma, para que todos creiam e tenham a vida eterna, precisamos fazer a nossa parte e sem descanso anunciar ao mundo que Ele é a fonte de vida eterna. Não podemos nos contentar no relativismo dos tempos modernos quando as pessoas afirmam que todos os caminhos levam a Deus.  Há um só Caminho, Jesus Cristo, por isso, não podemos desperdiçar o tempo precioso que temos para propagar a todos esta verdade. - Você acha que o mundo está perdido, que não há mais chance? – Qual será a sua parte na salvação que Deus quer trazer para todos os homens? – Você acha que uma andorinha só não faz verão? - Você acha justo que Deus queira salvar todo homem: os bons e os maus? - Você quer que toda a sua família seja salva? Quem teria que ficar de fora?

  Helena Serpa
 

Nenhum comentário: