segunda-feira, 11 de setembro de 2017

LITURGIA DIÁRIA - JESUS QUER NOS TIRAR DO ANONIMATO


 
Imagem relacionada
1a Leitura - Colossenses 1,24-2,3
Leitura da carta de são Paulo aos Colossenses.
1 24 Agora me alegro nos sofrimentos suportados por vós. O que falta às tribulações de Cristo, completo na minha carne, por seu corpo que é a Igreja.
25 Dela fui constituído ministro, em virtude da missão que Deus me conferiu de anunciar em vosso favor a realização da palavra de Deus,
26 mistério este que esteve escondido desde a origem às gerações (passadas), mas que agora foi manifestado aos seus santos.
27 A estes quis Deus dar a conhecer a riqueza e glória deste mistério entre os gentios: Cristo em vós, esperança da glória!
28 A ele é que anunciamos, admoestando todos os homens e instruindo-os em toda a sabedoria, para tornar todo homem perfeito em Cristo.
29 Eis a finalidade do meu trabalho, a razão por que luto auxiliado por sua força que atua poderosamente em mim.
2 1 Desejo realmente que estejais informados do árduo combate que sustento por amor de vós e dos de Laodicéia, assim como de todos os que ainda não me viram pessoalmente!
2 Tudo sofro para que os seus corações sejam reconfortados e que, estreitamente unidos pela caridade, sejam enriquecidos de uma plenitude de inteligência, para conhecerem o mistério de Deus, isto é, Cristo,
3 no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.
Palavra do Senhor.


Salmo - 61/62
A minha glória e salvação estão em Deus.
 
Só em Deus a minha alma tem repouso,

porque dele é que me vem a salvação!

Só ele é meu rochedo e salvação,

a fortaleza onde encontro segurança!

Povo todo, esperai sempre no Senhor

e abri diante dele o coração:

nosso Deus é u refúgio para nós!


Imagem relacionada
Evangelho - Lucas 6,6-11
Aleluia, aleluia, aleluia.
Minhas ovelhas escutam minha voz e eu as conheço e elas me seguem (Jo  10,27).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
6 6 Em outro dia de sábado, Jesus entrou na sinagoga e ensinava. Achava-se ali um homem que tinha a mão direita seca.
7 Ora, os escribas e os fariseus observavam Jesus para ver se ele curaria no dia de sábado. Eles teriam então pretexto para acusá-lo.
8 Mas Jesus conhecia os pensamentos deles e disse ao homem que tinha a mão seca: “Levanta-te e põe-te em pé, aqui no meio”. Ele se levantou e ficou em pé.
9 Disse-lhes Jesus: “Pergunto-vos se no sábado é permitido fazer o bem ou o mal; salvar a vida, ou deixá-la perecer”.
10 E relanceando os olhos sobre todos, disse ao homem: “Estende tua mão”. Ele a estendeu, e foi-lhe restabelecida a mão.
11 Mas eles encheram-se de furor e indagavam uns aos outros o que fariam a Jesus.
Palavra da Salvação.
 
 
Aquele homem da mão seca estava “perdido” no meio da multidão e se mantinha escondido, talvez por ter vergonha do seu defeito, no entanto, ele não conseguiu permanecer no anonimato, pois tanto Jesus como os fariseus, o viram. Cada qual tinha um propósito a cerca daquele homem: Jesus queria curá-lo e dar a ele dignidade, por isso, convidou-o para postar-se no centro, destacado da multidão. Os fariseus, pelo contrário, se importavam somente em que Jesus poderia infringir a lei do sábado, sem nenhuma preocupação quanto ao estado daquele homem acabrunhado. “Levanta-te e fica aqui no meio”,  e  “Estende a tua mão” disse-lhe Jesus. “O homem assim o fez e sua mão ficou curada”. O pecado nos deforma e exclui do convívio das pessoas, por isso, Jesus quer nos tirar do anonimato, e nos colocar no meio para que possamos agir. Somos curados do nosso pecado quando damos o passo para ficar perto de Jesus, bem à vista Dele, usufruindo da sua misericórdia.   As nossas mãos são instrumentos de ação. O ficar de mãos cruzadas, escondidos no meio dos outros para que não nos notem fará com que sejamos esquecidos e marginalizados.  A qualquer hora, ou a qualquer momento, mesmo quando todos nos apontam e acusam Jesus está pronto para nos colocar no centro, destacado da multidão.  Ele nos olha com um olhar especial, pois conhece a nossa chaga e entende a nossa deformidade! Estender a  mão significa, também, expor o nosso  pecado, reconhecer as nossas faltas e abrir o coração para entregar a Jesus o nosso fardo pesado. Ninguém, em momento algum pode perder essa chance, porque Jesus veio para curar-nos nem que seja em dia de sábado. – Você se sente isolado (a) quando comete um pecado grave? – Você costuma confessar os seus pecados?   - Você tem estendido a sua mão para ajudar alguém?   - Você tem vivido à margem dos outros porque não quer se comprometer?
 
 
 
 
Helena Serpa

Nenhum comentário: