sexta-feira, 29 de julho de 2011

O SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO.


O Sacramento da Penitência e da Reconciliação é a festa do reencontro e do amor misericordioso do Pai. É a celebração do perdão e da esperança. São vários os questionamentos sobre o significado deste sacramento, principalmente numa sociedade onde a convivência harmônica e pacífica está se deteriorando gravemente pelo crescimento da violência, onde a vida e a dignidade das pessoas são continuamente ameaçadas.
As pessoas aspiram viver em paz, reconciliadas consigo e com os semelhantes. Mas na realidade o que se vivencia são conflitos, tensões familiares e sociais. Como resultado observa-se uma reação imediata de isolamento como conseqüência dessa transgressão e ruptura. Contudo, a vulnerabilidade do sentir-se só e machucado pode ecoar num grito em busca de uma nova realidade, de uma possível mudança, que fala: “É preciso mudar!” Ninguém, em sã consciência, consegue viver, unicamente e por muito tempo, em meio a conflitos e transgressões. “Levantar-me-ei e irei ter com meu pai!” (Lc 15,18).
O pedido de perdão resgata o sentimento confiante e possibilita a abertura de novos horizontes em vista de relações reconciliadas. Na base da celebração do sacramento da Reconciliação está o pedido de perdão. O pedir perdão encerra um dinamismo humano muito maior do que a simples oração interior, pois insere o ser humano na dinâmica da relação comunitária. “Pai pequei contra Deus e contra ti, já não mereço que me chamem teu filho.”( Lc 15,21).
O “pedir perdão” requer a disponibilidade de alguém que se faça “toda escuta” pela acolhida benevolente, pelo ouvir atencioso, permitindo à pessoa abrir seu coração e manifestar seu desejo de ser acolhida e amada numa nova relação. Saber ouvir é atitude que brota da bem-aventurança da misericórdia e do reconhecimento da grandeza da pessoa do outro, apesar de seus limites (Jo 8,10-11). Nesta hora, o diálogo reveste-se de significativa importância, no sentido de colocar a pessoa no rumo das relações reconciliadas com Deus, com o próximo, com o universo e consigo mesma, pois quem pede também espera ouvir uma palavra reconciliadora, ou seja, uma palavra que lhe dê a certeza do perdão e da paz. O perdão faz brilhar os olhos e exultar o coração ante as palavras: “Irmão (a) tu estás perdoado (a)! Tu és amado (a) por Deus e liberto (a) em Jesus Cristo pela força de seu Espírito. Vai e viva em paz com todos!”
O sacramento da Reconciliação é a celebração do amor incondicional de Deus que se traduz em dom de perdão e de paz. É penhor de esperança, uma vez que neste sacramento, celebramos todas as reconciliações, seja a reconciliação de duas pessoas, de um lar, de uma comunidade ou de uma nação. Celebra-se a reconciliação anunciada pela nova e eterna aliança. “Quando fizermos parte da nova criação, enfim libertada de toda maldade e fraqueza, poderemos cantar a ação de graças do Cristo que vive para sempre”!
Frei Faustino Paludo, OFMcap

Nenhum comentário: