terça-feira, 19 de julho de 2011

LITURGIA DIÁRIA - A FAMÍLIA DE JESUS.

Primeira Leitura: Êxodo 14, 21; 15, 1

  


XVI SEMANA COMUM



(verde - ofício do dia)


Leitura do livro do Êxodo - Naqueles dias, 21Moisés estendeu a mão sobre o mar. O Senhor fê-lo recuar com um vento impetuoso vindo do oriente, que soprou toda a noite. E pôs o mar a seco. As águas dividiram-se 1Então Moisés e os israelitas entoaram em honra do Senhor o seguinte cântico: "Cantarei ao Senhor, porque ele manifestou sua glória. Precipitou no mar cavalos e cavaleiros. - Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial(Ex 15)


REFRÃO: Ao Senhor quero cantar, / pois fez brilhar a sua glória.
1. Ao sopro de vosso furor amontoaram-se as águas; levantaram-se as ondas como muralha, solidificaram-se as vagas no coração do mar. Dizia o inimigo: perseguirei, alcançarei, repartirei o despojo, satisfarei meu desejo de vingança, desembainharei a espada, minha mão os destruirá. - R.

2. Ao sopro de vosso hálito o mar os sepultou; submergiram como chumbo na vastidão das águas. - R.

3. Apenas estendestes a mão, e a terra os tragou. - R.

4. Conduzi-lo-eis e o plantareis na montanha que vos pertence, no lugar que preparastes para vossa habitação, Senhor, no santuário, Senhor, que vossas mãos fundaram. - R.


Evangelho: Mateus 12, 46-50

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo, 46Jesus falava ainda à multidão, quando veio sua mãe e seus irmãos e esperavam do lado de fora a ocasião de lhe falar. 47Disse-lhe alguém: Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar-te. 48Jesus respondeu-lhe: Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? 49E, apontando com a mão para os seus discípulos, acrescentou: Eis aqui minha mãe e meus irmãos. 50Todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe. - Palavra da salvação.
catolicanet.com


Homilia - Pe Bantu

Mateus salienta que a família de Jesus são os seus discípulos, isto é, a comunidade que já se dispôs a seguí-lo. São eles que aprendem os ensinamentos de Jesus, para levá-los aos outros; são eles que milham o caminho da vontade do Pai, isto é, a obediência à radicalização da Lei proposta por Jesus. Desse modo, começa nova geração, diferente da geração má dos fariseus.
Independente de raça, cor, religião e, ainda sendo “judeu ou grego” a mensagem de Cristo é clara, minha mãe e meus irmãos são aqueles que realizam, como pessoa humana, a vontade de Deus. Fazer a vontade de Deus, portanto, é amar e sentir-se amado, ser feliz e fazer os outros felizes. Cristo vive, porque através da fé e no relacionamento com outrem as pessoas transmitem a revelação divina. Podemos dizer que fomos também escolhidos por Jesus Cristo para participar da Sua família, quando nós fazemos a vontade do Pai que está no céu. O exemplo de Maria foi dado por Jesus às multidões naquele tempo, e hoje é dado para nós, com a finalidade de nos clarear a mente e o coração para que percebamos que todos nós somos chamados a fazer parte da família de Jesus. Somos participantes da graça de filhos, de irmãos e irmãs, se, como a Mãe de Jesus, estivermos abertos a fazer tudo conforme Deus nos manda realizar. Assim como estendeu a mão para os Seus discípulos e os considerou na mesma qualidade de mãe e de irmãos seus, Jesus nos aponta a Sua mão e nos acolhe como membros da sua família, se, estivermos dispostos a fazer a vontade de Deus a qual se expressa na Sua Palavra. E a vontade do Pai é que todos nós, pela Fé em Jesus Cristo, alcancemos a salvação e a vida eterna sem fim. Não devemos nos admirar da expressão que Jesus usou quando se referiu à Sua Mãe e aos Seus irmãos: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?” Ele aproveitou a oportunidade para também nos enquadrar como pessoas especiais, discípulos e discípulas dignos de ser chamados filhos de Deus Pai, tendo Maria como Mãe, irmãos de Jesus Cristo e motivados pelo poder do Espírito Santo, a fazer a vontade de Deus.
Você também se considera da família de Jesus Cristo? O que você entende por fazer a vontade de Deus? Você é discípulo de Jesus? O que falta para que você faça a vontade do Pai aqui na terra do jeito que ela acontece no céu?
Pai, reforça os laços que me ligam aos meus irmãos e irmãs de fé, de forma a testemunhar que formamos uma grande família, cujo pai és tu.

 

Nenhum comentário: