sexta-feira, 8 de julho de 2011

DÁ LIBERDADE AO PAI, PARA QUE ELE MESMO CONDUZA A TRAMA DOS TEUS DIAS.



Gal 5, 1

Contemplar o início de um novo dia cheio de significados.

Enigmas a serem decifrados, mistérios que são a própria vida.

Novo dia também porque o faremos assim.

Sem hesitações, sem tropeços, sem violações. Sem o peso do que não fizemos ontem e sem a ânsia do que faremos amanhã.

Novo porque totalmente concentrado no presente, no que está acontecendo agora, que é o resumo da vida passada e presente, e a construção da eternidade. Tudo tem peso para eternidade.

Não querer transgredir a lei do tempo, mas simplesmente viver.

Retenhamos na afirmação de Jesus: “Quem tiver lançado as mãos ao arado e olhar para trás não serve para o reino de Deus”.

Mas olhar para trás pode ser útil, mesmo necessário: parar para fazer o ponto da situação, fazer o balanço, saber onde se está, reconhecer os erros cometidos, mas também os progressos realizados, para poder recomeçar melhor.

É também dar graças pelas amizades, pelas experiências enriquecedoras. É tirar lições positivas dos fracassos. Tudo isso é bom e Jesus não pode condenar ou proibir isso. Mas há outra maneira de olhar para trás: é querer voltar para trás, manter em si uma vã nostalgia, como quando dizemos, por exemplo, que “antigamente, é que era bom, era melhor que agora!”. Lamentamos o tempo em que, pensamos nós, havia o respeito dos verdadeiros valores, onde havia referências seguras, que pensávamos imutáveis.

Lembramo-nos das igrejas cheias, das missas em latim. “Nessa altura, sim, havia fé!”, dizemos, enquanto que, hoje, só há dinheiro, violência, sexo, divórcios, droga! E suspiramos: “No meu tempo, não era assim!” Ora, esquecemos simplesmente que o “meu tempo” é o tempo que me é dado hoje.

Não é mais ontem, não é ainda amanhã, é hoje. Mais ainda, quando acreditamos que Jesus ressuscitou, referimo-nos a um acontecimento que se passou há dois mil e dez anos. E pensamos, por vezes, que para nos juntarmos a Jesus, é preciso voltar atrás. Isso é um grande erro.

Pela sua ressurreição, Jesus saiu do nosso tempo, tornou-Se o contemporâneo de cada momento do tempo.

Jesus conhece-me, encontra-me, dá-me a sua presença hoje, em cada instante da minha vida. Jesus pede-me para não voltar atrás, porque me diz: “É agora que te amo, é agora que quero encontrar-te, estar contigo”. Se aceito isso, então sou “feito para o Reino!”

Assim aceita as surpresas que transtornam teus planos, derrubam teus sonhos, dão rumo totalmente diverso ao teu dia e quem sabe, à tua vida. Não há acaso.

Dá liberdade ao Pai, para que Ele mesmo conduza a trama dos teus dias.


 

Pe. Emílio Carlos +

Nenhum comentário: