segunda-feira, 18 de julho de 2011

LITURGIA DIÁRIA - O SINAL DA CRUZ


Primeira Leitura: Êxodo 14, 5-18


XVI SEMANA COMUM
(verde - ofício do dia)


Leitura do livro do Êxodo - Naqueles dias, 5Quando se anunciou ao rei do Egito que o povo tinha fugido, o coração do faraó e de seus servos voltou-se contra o povo: "Que fizemos, disseram eles, deixando partir Israel e renunciando assim ao seu serviço!" 6O faraó mandou preparar seu carro e levou com ele suas tropas. 7Escolheu seiscentos carros dos melhores e todos os carros egípcios com homens de guerra em cada um deles. 8O Senhor endureceu o coração do faraó, rei do Egito, e este se pôs a perseguir os filhos de Israel. Eles haviam partido de cabeça erguida. 9Puseram-se os egípcios a persegui-los e alcançaram-nos em seu acampamento à beira do mar: todos os cavalos dos carros do faraó, seus cavaleiros e seu exército alcançaram-nos perto de Fiairot, defronte de Beelsefon. 10Aproximando-se o faraó, os israelitas, ao levantarem os olhos, viram os egípcios que vinham ao seu encalço. Foram tomados de espanto e invocaram o Senhor, clamando em alta voz. 11E disseram a Moisés: "Não havia, porventura, túmulos no Egito, para que nos conduzisses a morrer no deserto? Por que nos fizeste isso, tirando-nos do Egito? 12Não te dizíamos no Egito: deixa-nos servir os egípcios! É melhor ser escravos dos egípcios do que morrer no deserto." 13Moisés respondeu ao povo: "Não temais! Tende ânimo, e vereis a libertação que o Senhor vai operar hoje em vosso favor. Os egípcios que hoje vedes, não os tornareis a ver jamais. 14O Senhor combaterá por vós; quanto a vós, nada tereis a fazer." 15O Senhor disse a Moisés: "Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que se ponham a caminho. 16E tu, levanta a tua vara, estende a mão sobre o mar e fere-o, para que os israelitas possam atravessá-lo a pé enxuto. 17Vou endurecer o coração dos egípcios, para que se ponham ao teu encalço, e triunfarei gloriosamente sobre o faraó e sobre todo o seu exército, seus carros e seus cavaleiros. 18Os egípcios saberão que eu sou o Senhor quando tiver alcançado esse glorioso triunfo sobre o faraó, seus carros e seus cavaleiros." - Palavra do Senhor.



Salmo Responsorial(Ex15)

REFRÃO: Ao Senhor quero cantar, / pois fez brilhar a sua glória.
1. Então Moisés e os israelitas entoaram em honra do Senhor o seguinte cântico: "Cantarei ao Senhor, porque ele manifestou sua glória. Precipitou no mar cavalos e cavaleiros. O Senhor é a minha força e o objeto do meu cântico; foi ele quem me salvou. Ele é o meu Deus à eu o celebrarei; o Deus de meu pai à eu o exaltarei. - R.
2. O Senhor é o herói dos combates, seu nome é Javé. Lançou no mar os carros do faraó e o seu exército; a elite de seus combatentes afogou-se no mar Vermelho; - R.
3. o abismo os cobriu; afundaram-se nas águas como pedra. A vossa (mão) direita, ó Senhor, manifestou sua força. Vossa direita aniquilou o inimigo. - R.



Evangelho: Mateus 12, 38-42



Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - 38Então alguns escribas e fariseus tomaram a palavra: Mestre, quiséramos ver-te fazer um milagre. 39Respondeu-lhes Jesus: Esta geração adúltera e perversa pede um sinal, mas não lhe será dado outro sinal do que aquele do profeta Jonas: 40do mesmo modo que Jonas esteve três dias e três noites no ventre do peixe, assim o Filho do Homem ficará três dias e três noites no seio da terra. 41No dia do juízo, os ninivitas se levantarão com esta raça e a condenarão, porque fizeram penitência à voz de Jonas. Ora, aqui está quem é mais do que Jonas. 42No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará com esta raça e a condenará, porque veio das extremidades da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. Ora, aqui está quem é mais do que Salomão. - Palavra da salvação.


Homilia - Pe Bantu

Hoje Jesus mais uma vez joga duro com aqueles hipócritas que se julgavam santos. Ele fica muito irritado com os fariseus e escribas os quais lhe pedem um milagre só para testá-lo. Mestre, quiséramos ver-te fazer um milagre. Todas as vezes que pediram a Jesus para Ele fazer um milagre só para experimentá-lo, e por isso, Ele se recusou tratando aqueles que o faziam de”Esta geração adúltera e perversa pede um sinal, mas não lhe será dado outro sinal do que aquele do profeta Jonas.” E nós? Onde nos encaixamos? Em que palavras nos vemos neste evangelho? Quantas graças já pedimos a Deus talvez para ver até que ponto nós somos merecedores? Ou para ver se realmente Deus faria aquilo? Quantos de nós não achamos uns santos? Quantas vezes nos comparamos com outras pessoas julgando-as inferiores a nós? Quanta crítica que fazemos! E o pior, é que com aquela cara de santo, diagnosticamos e classificamos os defeitos das pessoas, com uma única desculpa esfarrapada ou justificativa: somos corretos e estamos fazendo correção fraterna. Ou, estamos combatendo o mal do mundo! Quanto pecado! Que Jesus nos perdoa e que o Espírito de Deus esteja conosco nos iluminando e nos livrando das tentações, pois é por aí que satanás agarra os cristãos da linha de frente da Igreja de Jesus Cristo.
O Sinal da Cruz é para nós a prova maior do Amor de Deus pela humanidade. Vivemos esperando por sinais, queremos testar o poder de Deus na nossa vida, no entanto, Jesus nos ensina que o grande sinal é a Sua Morte e Ressurreição, que foi outrora prefigurada pelo sinal de Jonas. O Senhor nos mostra que o Seu Amor é a garantia de que nós necessitamos para usufruir de uma vida harmoniosa conosco mesmo e com as outras pessoas. O amor de Deus age em nós e através de nós. Por isso, quando nós nos deixamos motivar pela presença amorosa de Deus, nós encontramos sentido para a nossa existência e compreendemos qual é a nossa missão aqui na terra. Este Amor é como uma força interior que possuímos, mas que não “vemos” de onde vem, apenas sentimos que provém de uma fonte inesgotável. Não esperemos por sinais exteriores. Deus sinaliza o Seu amor dentro do nosso coração e, por isto, não precisamos enxergar nem tocar ou ouvir, mas somente perceber a sua intensidade e a sua eficácia em nós. Você precisa de evidências para acreditar no poder de Deus na sua vida? Você tem esperado por sinais mais claros ou você já reconhece que Jesus já trouxe a sua salvação? Para você o que representa o SINAL DA CRUZ?
Pai, dá-me simplicidade de coração para reconhecer que Jesus é teu Filho, enviado ao mundo para nos salvar. E que jamais eu exija sinais além dos que ele já realizou além do grande sinal da Santa Cruz através do qual Ele nos salvou.

Nenhum comentário: