Como a corça que suspira pelas águas da torrente, assim minha alma suspira por vós, Senhor. Minha alma tem sede do Deus vivo (Sl 41,2s).
Teresa nasceu na Espanha em 1515 e lá faleceu em 1582. Carmelita e doutora da Igreja, buscou a santidade pela contemplação e pelo trabalho. Viveu de forma concreta os valores evangélicos de pobreza, castidade e obediência. Atingiu o ápice da vida mística, que se revela em seus grandes escritos espirituais. A seu exemplo, acolhamos o grande bem que Deus realiza em cada um de nós.
Leitura da carta de São Paulo aos Efésios – Irmãos, 15desde que soube da vossa fé no Senhor Jesus e do vosso amor para com todos os santos, 16não cesso de dar graças a vosso respeito quando me lembro de vós em minhas orações. 17Que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, vos dê um espírito de sabedoria que vo-lo revele e faça verdadeiramente conhecer. 18Que ele abra o vosso coração à sua luz, para que saibais qual a esperança que o seu chamamento vos dá, qual a riqueza da glória que está na vossa herança com os santos 19e que imenso poder ele exerceu em favor de nós que cremos, de acordo com a sua ação e força onipotente. 20Ele manifestou sua força em Cristo quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita nos céus, 21bem acima de toda autoridade, poder, potência, soberania ou qualquer título que se possa nomear não somente neste mundo, mas ainda no mundo futuro. 22Sim, ele pôs tudo sob os seus pés e fez dele, que está acima de tudo, a cabeça da Igreja, 23que é o seu corpo, a plenitude daquele que possui a plenitude universal. – Palavra do Senhor.
Vós destes o domínio ao vosso Filho / sobre tudo o que criastes.
1. Ó Senhor nosso Deus, como é grande / vosso nome por todo o universo! / Desdobrastes nos céus vossa glória / com grandeza, esplendor, majestade. / O perfeito louvor vos é dado / pelos lábios dos mais pequeninos. – R.
2. Contemplando estes céus que plasmastes / e formastes com dedos de artista; / vendo a lua e estrelas brilhantes, / perguntamos: “Senhor, que é o homem, / para dele assim vos lembrardes / e o tratardes com tanto carinho?” – R.
3. Pouco abaixo de Deus o fizestes, / coroando-o de glória e esplendor; / vós lhe destes poder sobre tudo, / vossas obras aos pés lhe pusestes. – R.
Aleluia, aleluia, aleluia.
O Espírito Santo, a verdade, de mim irá testemunhar; / e vós minhas testemunhas sereis em todo lugar (Jo 15,26s). – R.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 8“Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, o Filho do Homem também dará testemunho dele diante dos anjos de Deus. 9Mas aquele que me renegar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus. 10Todo aquele que disser alguma coisa contra o Filho do Homem será perdoado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. 11Quando vos conduzirem diante das sinagogas, magistrados e autoridades, não fiqueis preocupados em como ou com que vos defendereis ou com o que direis. 12Pois nessa hora o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer”. – Palavra da salvação.
Meus irmãos, hoje, estamos comemorando Santa Teresa D’Ávilla. Nascida no ano 1515 e que fez uma caminhada bonita de santidade. E o Evangelho também vem ao encontro daquilo que ela viveu. O Senhor chamou a atenção para que a multidão, para que o povo de Deus, para que também os fariseus, os escribas, os Seus discípulos estivessem atentos a não renegar, a não renegá-Lo diante dos homens.
Aqui, de maneira especial, o Senhor está falando aos Seus discípulos: “Olha, vocês passarão por dificuldades, por provações, por perseguições, mas não me neguem. Testemunhe-me diante dos homens”.
Meus irmãos, cremos que Ele é o nosso Deus, cremos que Ele é o nosso Senhor, o nosso salvador; não podemos negá-Lo diante dos homens. Assim como você, possivelmente, tem um compromisso; se você é casado, tem um compromisso com seu cônjuge; você é pai, mãe, tem um compromisso com seu filho, com sua filha. Você não pode negar quem é a sua esposa, quem é o seu marido? Você não pode negar o seu filho, deixar de cuidar do seu filho.
Cuidemos de viver a nossa fé, cuidemos de viver no Espírito e sempre unido a Ele
Meus irmãos, também não podemos negar a nossa fé; cremos em Deus, cremos em Nosso Senhor Jesus Cristo e devemos levar os Seus ensinamentos, devemos viver os Seus ensinamentos.
Você, pai, cuide bem do seu filho, da sua filha, da sua casa, do seu carro, dos seus bens, mas cuidemos da nossa fé, cuidemos também de viver a Palavra d’Ele, de viver na verdade, de viver na honestidade, de viver o serviço a Ele. O bem que nós realizarmos contará lá no dia do nosso juízo. O Senhor vai pegar — estou brincando aqui —, mas vai pegar lá o caderninho e vai verificar: “Fulano de tal viveu a Palavra; vacilou aqui no seus estudos, não tratou bem a sua esposa, mas, depois, ele pediu perdão”. Depois, prestaremos contas diante d’Ele.
Não é somente negá-Lo com as palavras, mas a negação da vida. É essa negação do cuidado com a sua família, com sua esposa, com o seu filho; ter negado o Senhor não somente doutrinalmente, mas negar o Senhor no dia a dia, no pobre que pede, na falta de oração, na falta de perseverança. Infelizmente, negamos o Senhor também de tantas outras formas.
Que o Senhor nos ajude a viver a nossa fé, a testemunhar a nossa fé, a cuidarmos de viver, de fato, a fé que nós professamos. Como cuidamos de tantas coisas aqui neste mundo, como cuidamos da nossa saúde, cuidemos de viver a nossa fé, cuidemos de viver no Espírito e sempre unido a Ele e, consequentemente, testemunhá-Lo e não negá-Lo diante dos homens, para que no Céu Ele nos acolha: “Bem-vindo, bendito, você não me negou. Você me testemunhou para este mundo com uma vida santa”.
Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário