Leitura do livro de Jó – 1Jó respondeu ao Senhor, dizendo: 2“Reconheço que podes tudo e que para ti nenhum pensamento é oculto. 3Quem é esse que ofusca a Providência sem nada entender? Falei, pois, de coisas que não entendia, de maravilhas que ultrapassam a minha compreensão. 5Conhecia o Senhor apenas por ouvir falar, mas, agora, eu o vejo com meus olhos. 6Por isso me retrato e faço penitência no pó e na cinza”. 12O Senhor abençoou a Jó no fim de sua vida mais do que no princípio; ele possuía agora catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas. 13Teve outros sete filhos e três filhas: 14a primeira chamava-se Rola, a segunda Cássia e a terceira Azeviche. 15Não havia, em toda a terra, mulheres mais belas que as filhas de Jó. Seu pai lhes destinou uma parte da herança entre os seus irmãos. 16Depois desses acontecimentos, Jó viveu cento e quarenta anos e viu seus filhos e os filhos de seus filhos até a quarta geração. E Jó morreu velho e repleto de anos. – Palavra do Senhor.
Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo / e ensinai-me vossas leis e mandamentos.
1. Dai-me bom senso, retidão, sabedoria, / pois tenho fé nos vossos santos mandamentos! – R.
2. Para mim foi muito bom ser humilhado, / porque assim eu aprendi vossa vontade! – R.
3. Sei que os vossos julgamentos são corretos, / e com justiça me provastes, ó Senhor! – R.
4. Porque mandastes, tudo existe até agora; / todas as coisas, ó Senhor, vos obedecem! – R.
5. Sou vosso servo: concedei-me inteligência, / para que eu possa compreender vossa Aliança! – R.
6. Vossa palavra, ao revelar-se, me ilumina, / ela dá sabedoria aos pequeninos. – R.
Aleluia, aleluia, aleluia.
Graças te dou, ó Pai, / Senhor do céu e da terra, / pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, / escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25) – R.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 17os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: “Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome”. 18Jesus respondeu: “Eu vi satanás cair do céu como um relâmpago. 19Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. 20Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”. 21Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 22Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. 23Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! 24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo e não puderam ouvir”. – Palavra da salvação.
Meus irmãos, damos início ao mês missionário. E, hoje, nós comemoramos Santa Terezinha do Menino Jesus. Uma santa francesa que nasceu no ano 1873 e morreu no ano 1897. Jovenzinha, mas que doou e entregou a sua vida ao Nosso Senhor.
No Evangelho de hoje, Jesus louva o Pai do Céu porque Ele escondeu as coisas dos grandes, dos sábios, mas Ele as revelou aos pequeninos. “Mas Jesus não veio para todos?”. É claro que Jesus veio para todos, a questão do “esconder” é no sentido daqueles que são grandes, sentem-se grandes e precisam se rebaixar, precisam deixar o orgulho para viver a humildade, precisam deixar a mania de grandeza para se rebaixar como Cristo fez, como Deus assim o fez.
Ele se rebaixou até a nós, é a Kenosis, lá do Livro de São Paulo aos Filipenses, capítulo 2, versículo 6. Ele se rebaixou até nós. Jesus louvou o Pai porque os pequeninos compreenderam a Sua Palavra, porque os pequeninos puderam viver a Sua Palavra.
Como tantos santos, Santa Terezinha foi uma dessas pequeninas, um desses pequeninos. Ela pequenina, de fato, até na idade e na estatura; ela precisou da liberação do Papa Leão XIII para poder ingressar no Carmelo, tamanha era a vontade que ela tinha de fazer a vontade de Deus. Uma família santa: uma entrou no Carmelo, a outra também ingressou no Carmelo, na vida religiosa, e ela sentia esse desejo enorme de fazer a vontade do Senhor.
Realizemos a missão que o Senhor nos confiou, de nos santificar nas pequenas coisas
Com Santa Terezinha, essa pequenina do Senhor, aprendemos também a pequena via: santificar-se através das pequenas coisas, dos pequenos sacrifícios. Ela vivia numa comunidade religiosa entre as carmelitas. E pensa que no Carmelo tem gente santa? Pensa que na comunidade tem gente santa? Tem muita gente pecadora também!
Mas, ali, naquele ambiente, ela se santificava através das pequenas coisas, através do trato com a irmã, com a superiora, através da vida comunitária ela se santificou. Ela é padroeira das missões e dos missionários, juntamente com São Francisco Xavier, porque, mesmo estando no Carmelo, ela propagou a mensagem, a Palavra de Deus, através da pequena via, através dos pequenos sacrifícios.
Somos chamados a realizar missões? Sim! Mas como ensina também o Papa Francisco: não somente fazemos missão, somos uma missão. Você é uma missão linda do Pai!
Realize a missão que Deus te confiou, realizemos a missão que o Senhor nos confiou, a de nos santificar nas pequenas coisas, assim estaremos agradando o Pai do Céu.
Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário