quinta-feira, 6 de outubro de 2022

27ª Semana do Tempo Comum - Perseverança na oração

 Lucas 11 jesus y la oracion

Primeira Leitura: Gálatas 3,1-5

Leitura da carta de São Paulo aos Gálatas1Ó gálatas insensatos, quem é que vos fascinou? Diante de vossos olhos, não foi acaso representado, como que ao vivo, Jesus Cristo crucificado? 2Só isto quero saber de vós: recebestes o Espírito pela prática da Lei ou pela fé através da pregação? 3Sois assim tão insensatos? A ponto de, depois de terdes começado pelo espírito, quererdes terminar pela carne? 4Foi acaso em vão que sofrestes tanto? Se é que foi mesmo em vão! 5Aquele que vos dá generosamente o Espírito e realiza milagres entre vós faz isso porque praticais a Lei ou porque crestes, através da pregação? – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: Lc 1

Bendito seja o Senhor Deus de Israel, / porque a seu povo visitou e libertou!

1. Fez surgir um poderoso salvador / na casa de Davi, seu servidor, / como falara pela boca de seus santos, / os profetas desde os tempos mais antigos. – R.

2. Para salvar-nos do poder dos inimigos / e da mão de todos quantos nos odeiam. / Assim mostrou misericórdia a nossos pais, / recordando a sua santa Aliança. – R.

3. E o juramento a Abraão, o nosso pai, / de conceder-nos que, libertos do inimigo, / a ele nós sirvamos sem temor, † em santidade e em justiça diante dele, / enquanto perdurarem nossos dias. – R.

Evangelho: Lucas 11,5-13

Aleluia, aleluia, aleluia.

Abri-nos, ó Senhor, o coração / para ouvirmos a palavra de Jesus! (At 16,14) – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, 6porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’, 7e se o outro responder lá de dentro: ‘Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães’, 8eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. 9Portanto, eu vos digo, pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. 10Pois quem pede, recebe; quem procura, encontra; e para quem bate, se abrirá. 11Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 12Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!” – Palavra da salvação.

Reflexão
 
 Depois de ter-nos ensinado a oração dominical, Jesus quer ensinar-nos a persistir na oração. Não podemos ter medo de ser "inoportunos" e "inconvenientes" com Deus, porque Ele está sempre disposto a ouvir os que, confiantes, não cessam de O invocar. É o próprio Senhor quem o revela, ao dizer no Evangelho de hoje aquelas palavras tão conhecidas de todo cristão: "Pedi e recebereis; procurai e encontrareis". Ora, o pão que aquele amigo incômodo pede, em plena madrugada, ao outro amigo que já dorme, também nós o temos de pedir, mas num sentido espiritual: o pão da graça sobrenatural. Deus, com efeito, é nosso Pai; chamou-nos a, renascidos pelo Batismo, participar de sua vida divina e ser contados entre seus herdeiros e familiares. Ele, porém, não nos obriga a fazê-lo, e permite-nos escolher entre fazer parte ou não de sua família. É aqui que entra a necessidade da oração em ordem tanto à nossa santificação quanto à consecução da vida eterna. Se queremos, pois, a graça de Deus, temos de pedi-la; se queremos ser configurados a Cristo e ser contados entre os filhos do Pai, temos de pedi-lo, pois somente a graça é capaz de operar em nós o que de todo supera nossas capacidades naturais. Roguemos hoje ao Senhor — que se faz presente não nos tremores da terra, mas na brisa suave da tarde — que nos dê o seu Santo Espírito, a fim de que, enriquecidos da graça divina, possamos elevar o coração ao alto e confessar com verdade e alegria: Abba! Pai!
 
 
 
https://padrepauloricardo.org

Nenhum comentário: