terça-feira, 13 de setembro de 2022

24ª Semana do Tempo Comum - Tenha compaixão dos mais necessitados.

 A Viúva de Naim | O Filho da Viúva de Naim | Estudo Bíblico

Primeira Leitura: 1 Coríntios 12,12-14.27-31

Leitura da primeira carta de São Paulo aos Coríntios – Irmãos, 12como o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo. 13De fato, todos nós, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos batizados num único Espírito, para formarmos um único corpo, e todos nós bebemos de um único Espírito. 14Com efeito, o corpo não é feito de um membro apenas, mas de muitos membros. 27Vós, todos juntos, sois o corpo de Cristo e, individualmente, sois membros desse corpo. 28E, na Igreja, Deus colocou, em primeiro lugar, os apóstolos; em segundo lugar, os profetas; em terceiro lugar, os que têm o dom e a missão de ensinar; depois, outras pessoas com dons diversos, a saber: dom de milagres, dom de curas, dom para obras de misericórdia, dom de governo e direção, dom de línguas. 29Acaso todos são apóstolos? Todos são profetas? Todos ensinam? Todos realizam milagres? 30Todos têm o dom das curas? Todos falam em línguas? Todos as interpretam? 31Aspirai aos dons mais elevados. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 99(100)

Nós somos o seu povo e seu rebanho.

1. Aclamai o Senhor, ó terra inteira, † servi ao Senhor com alegria, / ide a ele cantando jubilosos! – R.

2. Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, † ele mesmo nos fez, e somos seus, / nós somos seu povo e seu rebanho. – R.

3. Entrai por suas portas dando graças † e em seus átrios com hinos de louvor; / dai-lhe graças, seu nome bendizei! – R.

4. Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, † sua bondade perdura para sempre, / seu amor é fiel eternamente! – R.

Evangelho: Lucas 7,11-17

Aleluia, aleluia, aleluia.

Um grande profeta surgiu entre nós, / e Deus visitou o seu povo (Lc 7,16). – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 11Jesus dirigiu-se a uma cidade chamada Naim. Com ele iam seus discípulos e uma grande multidão. 12Quando chegou à porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único; e sua mãe era viúva. Grande multidão da cidade a acompanhava. 13Ao vê-la, o Senhor sentiu compaixão para com ela e lhe disse: “Não chores!” 14Aproximou-se, tocou o caixão, e os que o carregavam pararam. Então, Jesus disse: “Jovem, eu te ordeno, levanta-te!” 15O que estava morto sentou-se e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe. 16Todos ficaram com muito medo e glorificavam a Deus, dizendo: “Um grande profeta apareceu entre nós e Deus veio visitar o seu povo”. 17E a notícia do fato espalhou-se pela Judeia inteira e por toda a redondeza. – Palavra da salvação.

Reflexão

Meus irmãos, acompanhávamos, ontem, o Senhor que estava em Cafarnaum e, hoje, o Senhor está em Naim; — essa viúva era de Naim; fiz um breve cálculo, uma pesquisa, e de Cafarnaum a Naim é cerca de 52 quilômetros; de carro é rapidinho, cerca de uma hora, mas a pé são 10 horas. Jesus estava em Cafarnaum e foi à Naim para dizer o seguinte: que Nosso Senhor vai até àqueles que mais necessitavam.

Não sei a quanto tempo de distância Nosso Senhor está de você; Ele já pode estar aí com você, mas Ele percorreu caminhos e mais caminhos para alcançar aos pagãos e aqueles que acreditavam e aqueles que não acreditavam, e esses são alvos da misericórdia do Senhor. O Senhor tem compaixão por eles. E aqui nós escutamos: “o Senhor teve compaixão daquela viúva”.

Minha gente, com o perdão da palavra, a vida dela, de fato, era sem graça, era uma vida desgraçada. Por que? Porque era viúva, então, não podia contar com o marido, tinha um único filho e o seu filho estava morto. Como ela faria para sobreviver? Possivelmente, teria de se prostituir.

Tenhamos compaixão dos necessitados, é assim que Nosso Senhor age conosco

Está vendo? O Senhor teve compaixão daquela mulher, devolveu a ela a dignidade: “Olha, você não vai se perder porque vou salvar o teu filho, vou lhe dar a dignidade”. Nosso Senhor devolveu a dignidade àquela mulher, teve compaixão daquela mulher e ressuscitou o seu filho.

É interessante as atitudes que Nosso Senhor teve: o Senhor teve, então, compaixão; Ele se aproximou daquela mulher, daquele cortejo fúnebre e agiu, Ele tocou no caixão.

Meus irmãos, são atitudes que o Senhor tem para conosco e que nós também devemos ter para com os nossos. Tenhamos compaixão dos necessitados, vamos nos aproximar dos necessitados, é assim que Nosso Senhor age conosco; e vamos também tocar, envolver-nos com estes que necessitam. Foi isso que Nosso Senhor fez.

Desejo, hoje, que o Senhor alcance você que se encontra assim, como essa viúva desesperada e sem fé. Creia! Nosso Senhor se aproxima de você e Ele tem compaixão de você, Ele se aproxima e também toca o seu coração. Creia e acolha!

E, da mesma forma que Jesus agiu conosco, vamos também agir com os nossos, tenhamos compaixão também dos nossos irmãos, aproximemo-nos dos nossos irmãos e nos envolvamos. Vamos tocar, vamos agir e ajudar esses irmãos desesperados.

O Senhor veio ao encontro, teve compaixão de nós. Sejamos também compassivos com os nossos.

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado - Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário: