sexta-feira, 30 de abril de 2021

Liturgia Diária - "Vou preparar-vos um lugar".

 Grupo de Oração Semeando a Paz: 21º Domingo do Tempo Comum - "A quem iremos  Senhor?"
Leitura (Atos 13,26-33)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.
13 26 "Irmãos, filhos de Abraão, e os que entre vós temem a Deus: a nós é que foi dirigida a mensagem de salvação.
27 Com efeito, os habitantes de Jerusalém e os seus magistrados não conheceram Jesus, e, sentenciando-o, cumpriram os oráculos dos profetas, que cada sábado são lidos.
28 Embora não achassem nele culpa alguma de morte, pediram a Pilatos que lhe tirasse a vida.
29 Depois de realizarem todas as coisas que dele estavam escritas, tirando-o do madeiro, puseram-no num sepulcro.
30 Mas Deus o ressuscitou dentre os mortos.
31 Durante muitos dias apareceu àqueles que com ele subiram da Galiléia a Jerusalém, os quais até agora são testemunhas dele junto ao povo.
32 Nós vos anunciamos: a promessa feita a nossos pais,
33 Deus a tem cumprido diante de nós, seus filhos, suscitando Jesus, como também está escrito no Salmo segundo: 'Tu és meu Filho, eu hoje te gerei'."
Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 2

Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!

"Fui eu mesmo que escolhi este meu rei
e, em Sião, meu monte santo, o consagrei!"
O decreto do Senhor promulgarei,
foi assim que me falou o Senhor Deus:
"Tu és meu filho, e eu hoje te gerei!"

Podes pedir-me e, em resposta, eu te darei
por tua herança os povos todos e as nações,
e há de ser a terra inteira o teu domínio.
Com cetro férreo haverás de dominá-los
e quebra-los como um vaso de argila!

E agora, poderosos, entendei;
soberanos, aprendei esta lição:
com temos servi a Deus, rendei-lhe glória
e prestai-lhe homenagem com respeito!

Evangelho (João 14,1-6)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim (Jo 14,6)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

14 1 Disse Jesus: "Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim.
2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fora assim, e eu vos teria dito; pois vou preparar-vos um lugar.
3 Depois de ir e vos preparar um lugar, voltarei e tomar-vos-ei comigo, para que, onde eu estou, também vós estejais.
4 E vós conheceis o caminho para ir aonde vou".
5 Disse-lhe Tomé: "Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?"
6 Jesus lhe respondeu: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim".
Palavra da Salvação.

Reflexão

Este Evangelho é providencial para o tempo em que estamos vivendo. Tempo de incerteza, tempo de clamor, tempo de chorar por aqueles que já saíram do nosso convívio e passaram pela experiência natural da morte. Jesus vem ao nosso encontro para tranquilizar os nossos corações e nos revelar os mistérios do Pai. Hoje também Ele nos encoraja: Tendes fé em Deus, tende fé em mim também”.  Assim como fez com o Seus discípulos Ele apela para que cada um de nós mantenhamos firmes a fé em Deus e Nele também, quando nos revela: “Na casa de meu Pai há muitas moradas”! Assim, Ele nos confidencia a realidade do céu de onde Ele veio e nos promete preparar um lugar para cada um. A nossa morada no céu está sendo preparada pelo próprio Jesus, nós, porém, precisamos confiar nas Suas Palavras para não desanimar diante da realidade. 
Parece loucura tudo isto que está acontecendo ao nosso redor, no entanto, se nos apoiarmos nas sugestões do Espírito Santo, nós também poderemos vencer as batalhas. Para viver ou para morrer, só precisaremos tomar um Caminho. Como falou aos discípulos, Jesus hoje, também nos assegura: “Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida”! Jesus é o caminho, a verdade e a vida e somente por meio Dele chegaremos na nossa morada eterna. Que as revelações de Jesus sejam para nós uma motivação para continuarmos cheios de fé e de esperança, certos de que os que nos precederam no Caminho de Jesus um dia também nos acolherão nos tabernáculos eternos            - Você ainda tem dúvida?   - Você tem buscado a Jesus ou se perdeu em algum outro caminho? – No momento atual da sua vida o que pode lhe estar faltando: fé, disposição, coragem, humildade, oração, conhecimento da Palavra?  - Peça a Jesus que aumente a sua fé e todas as coisas lhe virão por acréscimo.
 
 
 
Helena Serpa

Nenhum comentário: