terça-feira, 6 de abril de 2021

Liturgia Diária - O Senhor está perto.

 apenas oração: Rezando o Evangelho de hoje - Jo 20,11-18

Leitura (Atos 2,36-41)

Leitura dos Atos Apóstolos.
2 36 “Que toda a casa de Israel saiba, portanto, com a maior certeza de que este Jesus, que vós crucificastes, Deus o constituiu Senhor e Cristo”.
37 Ao ouvirem essas coisas, ficaram compungidos no íntimo do coração e indagaram de Pedro e dos demais apóstolos: “Que devemos fazer, irmãos?”
38 Pedro lhes respondeu: “Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.
39 Pois a promessa é para vós, para vossos filhos e para todos os que ouvirem de longe o apelo do Senhor, nosso Deus”.
40 Ainda com muitas outras palavras exortava-os, dizendo: “Salvai-vos do meio dessa geração perversa!”
41 Os que receberam a sua palavra foram batizados. E naquele dia elevou-se a mais ou menos três mil o número dos adeptos.
Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 32/33

Transborda em toda a terra a bondade do Senhor.

Reta é a palavra do Senhor,
e tudo o que ele faz merece fé.
Deus ama o direito e a justiça,
transborda em toda a terra a sua graça.

Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem
e que confiam, esperando em seu amor,
pra da morte libertar as suas vidas
e alimentá-los quando é tempo de penúria.

No Senhor nós esperamos confiantes,
porque ele é nosso auxílio e proteção!
Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça,
da mesma forma que em vós nós esperamos!

Evangelho (João 20,11-18)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos! (Sl 117)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Naquele tempo, 20 11 entretanto, Maria se conservava do lado de fora perto do sepulcro e chorava. Chorando, inclinou-se para olhar dentro do sepulcro.
12 Viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde estivera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.
13 Eles lhe perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram”.
14 Ditas estas palavras, voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não o reconheceu.
15 Perguntou-lhe Jesus: “Mulher, por que choras? Quem procuras?” Supondo ela que fosse o jardineiro, respondeu: “Senhor, se tu o tiraste, dize-me onde o puseste e eu o irei buscar”.
16 Disse-lhe Jesus: “Maria!” Voltando-se ela, exclamou em hebraico: “Rabôni!” (que quer dizer Mestre).
17 Disse-lhe Jesus: “Não me retenhas, porque ainda não subi a meu Pai, mas vai a meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”.
18 Maria Madalena correu para anunciar aos discípulos que ela tinha visto o Senhor e contou o que ele lhe tinha falado.
Palavra da Salvação.

Reflexão

Impotente diante do que presenciava, Maria chorava angustiada e, mesmo diante da presença dos anjos, mensageiros de Deus, Ela continuava se lamentando: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram!”. Centralizada apenas na sua dor Maria não conseguia nem reconhecer o próprio Jesus, de pé, diante dela. Queria a todo o custo ter o corpo de Jesus morto, no entanto, Jesus estava vivo e ressuscitado perto dela. Maria é a nossa representação quando nos deparamos com as situações “trágicas” da nossa vida. Quando também só choramos e lamentamos sem perceber a presença d’Aquele que está muito junto de nós e nos questiona: “porque choras? A quem procuras?” 

Muitas vezes choramos por causa da nossa falta de fé e de confiança na Palavra de Deus e procuramos por Alguém que apesar de estar muito perto de nós, não O percebemos. Nós também temos conhecimento das Escrituras, temos ciência das promessas de Deus, sabemos que Cristo ressuscitou e que nos deixou o Seu Espírito, mas choramos sem esperança, olhando somente para as “aparências”. Sofremos muitas vezes pela nossa incapacidade de “enxergar” as coisas de Deus. Somos incapazes de perceber o mundo espiritual, concentrados que estamos em prestar atenção às coisas e as pessoas que nos rodeiam. Como Maria Madalena, nós confundimos a presença de Jesus com a presença de “outras pessoas”. Precisamos, então, perceber a Sua presença viva e ressuscitada para ouvirmos realmente a sua voz que fala o nosso nome e nos envia a sair em disparada como fez Maria Madalena para anunciar a todos: “Eu vi o Senhor!” – Você continua chorando e lamentando as suas perdas?  - Você tem consciência de que Jesus está vivo, muito perto de si?  - Você já pode dizer: eu também vi o Senhor?  - Você contou a sua experiência a alguém?

 

 Helena Serpa

Nenhum comentário: