domingo, 25 de abril de 2021

4º Domingo da páscoa - O Bom Pastor.

 Jesus é o Senhor!: EVANGELHO SÃO JOÃO 10,11-18 -- 4º DOMINGO DA PÁSCOA --  LEITURAS: At 4,8-12; Sl 117 -- 1 Jo 3,1-2 -- ANO"B" 2015 -- LITURGIA PARA  26/04/2015 -- ANO DA PAZ

Leitura (Atos 4,8-12)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

4 8 Então Pedro, cheio do Espírito Santo, respondeu-lhes: Chefes do povo e anciãos, ouvi-me:
9 se hoje somos interrogados a respeito do benefício feito a um enfermo, e em que nome foi ele curado,
10 ficai sabendo todos vós e todo o povo de Israel: foi em nome de Jesus Cristo Nazareno, que vós crucificastes, mas que Deus ressuscitou dos mortos. Por ele é que esse homem se acha são, em pé, diante de vós.
11 Esse Jesus, pedra que foi desprezada por vós, edificadores, tornou-se a pedra angular.
12 Em nenhum outro há salvação, porque debaixo do céu nenhum outro nome foi dado aos homens, pelo qual devamos ser salvos.

Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 117/118

A pedra que os pedreiros rejeitaram 
tornou-se agora a pedra angular. 


Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! 
“Eterna é a sua misericórdia!” 
É melhor buscar refúgio no Senhor 
do que pôr no ser humano a esperança; 
é melhor buscar refúgio no Senhor 
do que contar com os poderosos deste mundo! 

Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes 
e vos tornastes para mim o Salvador! 
“A pedra que os pedreiros rejeitaram 
tornou-se agora a pedra angular. 
Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: 
que maravilhas ele fez a nossos olhos! 

Bendito seja, em nome do Senhor, 
aquele que em seus átrios vai entrando! 
Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e agradeço! 
Vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores! 
Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! 
“Eterna é a sua misericórdia!”

Leitura (1 João 3,1-2)

Leitura da primeira carta de são João.

3 1 Considerai com que amor nos amou o Pai, para que sejamos chamados filhos de Deus. E nós o somos de fato. Por isso, o mundo não nos conhece, porque não o conheceu.
2 Caríssimos, desde agora somos filhos de Deus, mas não se manifestou ainda o que havemos de ser. Sabemos que, quando isto se manifestar, seremos semelhantes a Deus, porquanto o veremos como ele é.

Palavra do Senhor.

Evangelho (João 10,11-18)
Aleluia, aleluia, aleluia.
Eu sou o bom pastor, conheço minhas ovelhas e elas me conhecem, assim fala o Senhor (Jo 10,14).
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
10 11 Disse Jesus: Eu sou o bom pastor. O bom pastor expõe a sua vida pelas ovelhas.
12 O mercenário, porém, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, quando vê que o lobo vem vindo, abandona as ovelhas e foge; o lobo rouba e dispersa as ovelhas.
13 O mercenário, porém, foge, porque é mercenário e não se importa com as ovelhas.
14 Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem a mim,
15 como meu Pai me conhece e eu conheço o Pai. Dou a minha vida pelas minhas ovelhas.
16 Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco. Preciso conduzi-las também, e ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor.
17 O Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar.
18 Ninguém a tira de mim, mas eu a dou de mim mesmo e tenho o poder de a dar, como tenho o poder de a reassumir. Tal é a ordem que recebi de meu Pai.
Palavra da Salvação.
 
Reflexão 

A figura do Bom Pastor, é uma das imagens mais bela e conhecida das pregações de Jesus!
Como o Bom Pastor, Jesus se apresenta como a única porta que nos conduz ao Pai, o seu amor por nós, é um amor incondicional, um amor tão grande que o levou ao extremo: a dar a vida pelo o resgate das ovelhas que caíram nas armadilhas dos mercenários!
”Dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão” Jo 10,28. Eis aí, a comunicação do amor de Deus...
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, Jesus revela a sua intimidade com o Pai, a sua disposição em levar em frente o projeto de Deus a ser implantado por Ele, aqui na terra.
Ao se colocar como o Bom Pastor, Jesus deixa claro, que Ele é um Pastor zeloso, um pastor totalmente diferente dos que se dizem pastores, mas não cuidam de suas ovelhas. Ao contrário destes falsos pastores, Jesus cuida carinhosamente de suas ovelhas, Ele não quer perder nenhuma delas, e se alguma ovelha, se perder no caminho, Ele não desiste dela, não cansa de esperar pelo o seu retorno!
Ao entregar a vida, pelas as ovelhas do rebanho que o Pai lhe confiara, Jesus nos deu uma grande prova de amor, deu a sua vida por nós!
Que resposta temos dado a este amor sem limites? O que temos feito da nossa vida que custou a vida de Jesus?
Escutar e colocar em prática os ensinamentos de Jesus, é realizar a vontade de Deus, é dar continuidade a presença amorosa do Bom Pastor aqui na terra, cuidando do outro, como Jesus nos ensinou a cuidar. 
A todos nós, que confiamos em Jesus, fica um alerta: Tenhamos cuidado para não cairmos nas ciladas do inimigo, os falsos pastores, estão por aí, infiltrados no meio de nós, como lobos vorazes na espreita, prontos para tomar posse das ovelhas que vão se  dispersando do rebanho.
Saber que temos um protetor, alguém que cuida de nós, que nos conhece pelo o nome, que é nosso refúgio nos momentos de desolações, é a certeza de nunca estarmos sozinhos...

Sob o olhar atento do Bom Pastor, do que haveremos de temer?



Reflexão de Olivia Coutinho 

Nenhum comentário: