quarta-feira, 28 de abril de 2021

Liturgia Diária - Quem crer em Jesus, crê em Deus Pai.

  Out of the Past: A Classic Film Blog
Leitura (Atos 12,24-13,5)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.
12 24 Entretanto, a palavra de Deus crescia e se espalhava sempre mais.
25 Tendo Barnabé e Saulo concluído a sua missão, voltaram de Jerusalém (a Antioquia), levando consigo João, que tem por sobrenome Marcos.
13 1 Havia então na Igreja de Antioquia profetas e doutores, entre eles Barnabé, Simão, apelidado o Negro, Lúcio de Cirene, Manaém, companheiro de infância do tetrarca Herodes, e Saulo.
2 Enquanto celebravam o culto do Senhor, depois de terem jejuado, disse-lhes o Espírito Santo: Separai-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho destinado.
3 Então, jejuando e orando, impuseram-lhes as mãos e os despediram.
4 Enviados assim pelo Espírito Santo, foram a Selêucia e dali navegaram para a ilha de Chipre.
5 Chegados a Salamina, pregavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus. Tinham com eles João para auxiliá-los.
Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 66/67

Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor,
que todas as nações vos glorifiquem.
 
Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção,
e sua face resplandeça sobre nós!
Que na terra se conheça o seu caminho
e a sua salvação por entre os povos.
 
Exulte de alegria a terra inteira,
pois julgais o universo com justiça;
os povos governais com retidão
e guiais, em toda a terra, as nações.
 
Que as nações vos glorifiquem, pó Senhor,
que todas as nações vos glorifiquem,
Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe,
e o respeitem os confins de toda a terra!

Evangelho (João 12,44-50)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terra a luz da vida (Jo 8,12).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

12 44Entretanto, Jesus exclamou em voz alta: "Aquele que crê em mim, crê não em mim, mas naquele que me enviou;
45e aquele que me vê, vê aquele que me enviou.
46Eu vim como luz ao mundo; assim, todo aquele que crer em mim não ficará nas trevas.
47Se alguém ouve as minhas palavras e não as guarda, eu não o condenarei, porque não vim para condenar o mundo, mas para salvá-lo.
48Quem me despreza e não recebe as minhas palavras, tem quem o julgue; a palavra que anunciei julgá-lo-á no último dia.
49Em verdade, não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele mesmo me prescreveu o que devo dizer e o que devo ensinar.
50E sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que digo, digo-o segundo me falou o Pai".
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Como disse Jesus,  quem crer nele, na verdade, não é nele que crer, mais no Pai que o enviou ao mundo com a missão de salvar a humanidade do pecado. A nossa fé precisa ser uma fé científica, e não uma fé ingênua.  Nós cremos em Deus por Jesus Cristo. Ou seja, cremos, pelos milagres extraordinários e magníficos realizados pelo seu Filho que foi enviado a nós.  Os poderes de Jesus comprovam a  sua divindade. Por tanto, não temos dúvida  de que  Deus existe, pois Jesus nos leva ao Pai.

Jesus é a luz que veio  ao mundo para nos iluminar, e não nos deixar tropeçar nesta estrada cheia de buracos,  estrada escura, estrada  mergulhada nas trevas do pecado. Existem muitas coisas que nos arrastam para as trevas, para o pecado.  E a luz de Jesus é que nos impede de cair nestes buracos fatais.

Jesus não veio a este mundo para nos condenar, mas sim, para nos dar tudo o que  necessitamos para  promover, para preparar a nossa salvação eterna.

Quem me rejeita e não aceita as minhas palavras  já tem o seu juiz:
a palavra que eu falei o julgará no último dia.

A nossa possível condenação acontecerá  de forma automática.  Pois a na verdade somos nós mesmos que nos condenamos. Segundo as palavras de Jesus, quem não crer, automaticamente já está condenado.

Por outro lado, quem crer somente, não basta! É preciso crer e praticar a palavra de Deus.

Neste Evangelho Jesus frisa muito bem que Ele é o próprio Deus descido do Céu, o próprio Deus visível, humano e divino, o próprio Deus feito homem.  Desse modo, quem viu Jesus, viu o Pai: “Quem me vê, vê aquele que me enviou”.   E Jesus disse estas palavras em alta voz, sem medo do que o esperava por afirmar que Ele era Deus.

Jesus disse mais: “Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas”.

Deus criou o mundo e separou o dia da noite. Durante o dia o Sol, essa bola de fogo composta de matérias incandescentes, nos ilumina, nos deixa espertos para o trabalho, para  buscar a nossa sobrevivência. A luz do sol nos ilumina para que não tropeçamos nos buracos do caminho.

Depois do dia vem a noite que nos convida ao repouso, a recarga da nossa bateria, para que no outro dia possamos recomeçar com disposição a nossa caminhada, a nossa luta diária pela sobrevivência.

A luz do Sol nos lembra a luz divina. Jesus veio nos iluminar a nossa mente, veio nos mostrar como devemos ser, como devemos fazer, como devemos nos desviar dos perigos do corpo e da alma.

Jesus é a Luz que nos mostra o caminho certo, sem tropeços. O caminho da justiça, da honestidade, da fraternidade, da ajuda, do perdão, da oração, da aceitação do outro, e da união do cristão, com a Trindade Santa. Este é o caminho certo, o caminho que um dia nos levará a casa do Pai.

Jesus não foi um impostor como muitos judeus pensaram. Jesus não foi apenas um homem sábio, ou um mágico, que falava por si mesmo. Mas sim, Jesus falava o que o Pai ordenou para ele dizer.

E assim é que devemos ser quando  estamos conversando com as pessoas, quando vamos catequisar. O que sai da nossa boca, não deve ser coisa nossa, mas sim, devemos falar o que o Espírito de Deus nos manda falar.  Portanto, precisamos estar unidos a Cristo pela Eucaristia, pela oração e pelo amor ao próximo, para que isso aconteça com sucesso.

 

 

José Salviano

Nenhum comentário: