quarta-feira, 17 de março de 2021

Liturgia Diária - Modelo de Unidade e de Comunhão.

  Cristo e os Principais dos Sacerdotes
Leitura (Isaías 49,8-15)

Leitura do livro do profeta Isaías.
49 8 Eis o que diz o Senhor: “no tempo da graça eu te atenderei, no dia da salvação eu te socorrerei, (Eu te formei e designei para fazer a aliança com os povos), para restaurar o país e distribuir as heranças devastadas,
9 para dizer aos prisioneiros: ‘Saí!’ E àqueles que mergulham nas trevas: ‘Vinde à luz!’ Ao longo de todo o trajeto terão o que comer. Sobre todas as dunas encontrarão seu alimento.
10 Não sentirão fome nem sede; o vento quente e o sol não os castigarão, porque aquele que tem piedade deles os guiará e os conduzirá às fontes.
11 Tornar-lhes-ei acessíveis todas as montanhas, e caminhos atingirão as alturas.
12 Ei-los que vêm de longe, ei-los do norte e do poente, e outros da terra dos sienitas.
13 Cantai, ó céus; terra, exulta de alegria; montanhas, prorrompei em aclamações! Porque o Senhor consolou seu povo, comoveu-se e teve piedade dos seus na aflição.
14 Sião dizia: ‘O Senhor abandonou-me, o Senhor esqueceu-me’.
15 Pode uma mulher esquecer-se daquele que amamenta? Não ter ternura pelo fruto de suas entranhas? E mesmo que ela o esquecesse, eu não te esqueceria nunca.
Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 144/145

Misericórdia e piedade é o Senhor.

Misericórdia e piedade é o Senhor,
ele é amor, é paciência, é compaixão.
O Senhor é muito bom para com todos,
sua ternura abraça toda criatura.

O Senhor é amor fiel em sua palavra,
é santidade em toda a obra que ele faz.
Ele sustenta todo aquele que vacila
e levanta todo aquele que tombou.

É justo o Senhor em seus caminhos,
é santo em toda obra que ele faz.
ele está perto da pessoa que o invoca,
de todo aquele que o invoca lealmente.

Evangelho (João 5,17-30)

Jesus Cristo, sois bendito, sois o ungido de Deus Pai!
Eu sou a ressurreição, eu sou a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá (Jo 11,25s).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João
.
5 17 Jesus lhes disse: “Meu Pai continua agindo até agora, e eu ajo também”.
18 Por esta razão os judeus, com maior ardor, procuravam tirar-lhe a vida, porque não somente violava o repouso do sábado, mas afirmava ainda que Deus era seu Pai e se fazia igual a Deus.
19 Jesus tomou a palavra e disse-lhes: “Em verdade, em verdade vos digo: o Filho de si mesmo não pode fazer coisa alguma; ele só faz o que vê fazer o Pai; e tudo o que o Pai faz, o faz também semelhantemente o Filho.
20 Pois o Pai ama o Filho e mostra-lhe tudo o que faz; e maiores obras do que esta lhe mostrará, para que fiqueis admirados.
21 Com efeito, como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá vida, assim também o Filho dá vida a quem ele quer.
22 Assim também o Pai não julga ninguém, mas entregou todo o julgamento ao Filho.
23 Desse modo, todos honrarão o Filho, bem como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho, não honra o Pai, que o enviou.
24 Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida.
25 Em verdade, em verdade vos digo: vem a hora, e já está aí, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão.
26 Pois como o Pai tem a vida em si mesmo, assim também deu ao Filho o ter a vida em si mesmo,
27 e lhe conferiu o poder de julgar, porque é o Filho do Homem.
28 Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que se acham nos sepulcros sairão deles ao som de sua voz:
29 os que praticaram o bem irão para a ressurreição da vida, e aqueles que praticaram o mal ressuscitarão para serem condenados.
30 De mim mesmo não posso fazer coisa alguma. Julgo como ouço; e o meu julgamento é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou”.
Palavra da Salvação.

Reflexão 

Neste Evangelho Jesus procura explicar aos judeus a Sua unidade com o Pai revelando a eles o processo do grande mistério da Santíssima Trindade.  O Filho trabalha em comunhão com o Pai e tudo que Ele faz é dirigido pelo Pai. Assim sendo, Jesus (o Filho) faz apenas o que vê o Pai fazer e a vida do Pai é a vida do Filho e tudo acontece entre Eles por força do Amor.   Assim Ele dizia: “O Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer” “O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz”!  Nestas palavras de Jesus podemos perceber claramente a pessoa do Espírito Santo, que é a ação e o amor entre o Pai e o Filho. Jesus proclama a Sua Unidade com o Pai e a sua dependência à vontade do Pai. O Amor entre o Pai e o Filho é o Espírito Santo. Esta ação de Amor é a obra que Deus quer realizar em nós e, mesmo que não consigamos entender com a nossa razão, precisamos acolher com o coração para que ela se realize. Os judeus não quiseram apreender as revelações de Jesus, por isso, não puderam abraçar a Salvação que Deus preparou para eles. Nós, no entanto, somos chamados, hoje, a mergulhar no mistério da Trindade a fim de que esta ação de amor se realize também em nós.  

Há uma sintonia completa na obra que a Santíssima Trindade realiza em nós pelo poder do Espírito Santo que mora em nós e quem nos leva a fazer todas as coisas como Jesus fazia, a exemplo do Seu Pai. O Pai e o Filho são para nós um modelo de Unidade e de Comunhão no Amor. Um não é maior que o outro nem tampouco nenhum deles deseja superar o outro. O Pai é modelo para o Filho e é desejo do Filho ser como o Pai. Somos também chamados a incorporar em nós este exemplo de justiça e santidade aprendendo com Jesus e crendo Nele para que possamos possuir em nós a vida eterna.  A vida eterna depende da nossa adesão ao projeto de Jesus crendo na Sua Palavra e não duvidando do Seu poder.  Possuir a vida em si mesmo é possuir a vida divina. Fomos feitos à imagem e semelhança do Pai, portanto, unidos a Jesus, também estamos unidos ao Pai e o Seu poder permanece em nós. - Você acredita nisso? Você tem consciência de que o poder de Deus está em si na medida em que esteja também unido (a) ao projeto de Jesus? – Você já assumiu o ser cristão (ã)? – Na sua vida, como tem sido a ação do Pai e do Filho? – Você Os tem imitado em relação aos seus irmãos e irmãs? -  

 

Helena Serpa

Nenhum comentário: