segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

QUEM VENCE A SI MESMO VENCERÁ TODAS AS DIFICULDADES


  Resultado de imagem para Quem vence a si mesmo vencerá todas as dificuldades

A temperança é o domínio de si pela ação do Espírito Santo, a moderação no agir, o controle sobre os impulsos da mente e do coração. É a entrega ao mover do Espírito Santo, que coloca em nossas mãos as rédeas do nosso próprio eu diante daquilo que poderia nos desordenar.
A temperança "modera a atração pelos prazeres e procura o equilíbrio no uso dos bens criados. Assegura o domínio da vontade sobre os instintos e mantém os desejos dentro dos limites da honestidade. A pessoa temperante orienta para o bem seus apetites sensíveis, guarda uma santa discrição e não se deixa levar a seguir as paixões do coração." (CIC1809), pois tem a medida certa, dada pelo agir do Espírito Santo em si.
O domínio de si é indispensável para a maturidade humana e espiritual. Neste caminho, deveremos necessariamente identificar nossas fraquezas, descobrir as causas das nossas quedas e não temê-las, pois inúmeras vezes as quedas são ocasionadas pelos prazeres que nos escravizam impedindo o progresso humano e espiritual. Somos chamados a perceber que o "domínio" do mundo que Deus outorgou ao homem na criação realizava-se antes de tudo no domínio de si mesmo, conforme nos ensina o número 377 do Catecismo da Igreja Católica.
Santo Afonso de Ligorio diz que quem vence a si mesmo, facilmente vencerá todas as dificuldades. Como sem Deus nada podemos fazer (Cf. Jo 15,5), quanto mais nos abrimos à ação do Espírito Santo, mais crescemos na graça conscientes de que "o domínio de si mesmo é um trabalho a longo prazo. Nunca deve ser considerado definitivamente adquirido. Supõe um esforço a ser retomado em todas as idades da vida. O esforço necessário pode ser mais intenso em certa épocas."(CIC 2342)
No entanto, certamente, a cada dia atemperança nos levará a experimentar o sabor divino da ação do Espírito Santo em nós que testifica a submissão do nosso ser a Deus e revela a árvore a qual estamos ligados (Cf. Mt 7,20). E Galhos que somos, ofertaremos saborosos frutos que alimentarão até a vida eterna. 





Keila Souza
Presidente do Conselho Estadul da RCC do D F

Nenhum comentário: