sábado, 2 de dezembro de 2017

LITURGIA DIÁRIA - O QUE É ESSENCIAL PARA NOSSA VIDA NÃO MUDA

 Resultado de imagem para Lucas 21,34-36
1a Leitura - Daniel 7,15-27
Leitura da profecia de Daniel.
7 15 Quanto a mim, Daniel, senti minha alma desfalecer dentro de mim, e fiquei perturbado por essas visões de meu espírito.
16 Aproximando-me de um dos assistentes, perguntei-lhe sobre a realidade de tudo isso. Respondeu-me dando a explicação seguinte: 17 "Esses grandes animais, (disse), em número de quatro, são quatro reis que se levantarão da terra. 18 Mas os santos do Altíssimo receberão a realeza e a conservarão por toda a eternidade. 19 Quis então saber exatamente o que representava o quarto animal, diferente dos demais, pavoroso em extremo, cujos dentes eram de ferro e as garras de bronze, que devorava, depois triturava e calcava aos pés o que sobrava". 20 Quis ser informado sobre os dez chifres que tinha na cabeça, bem como a respeito desse outro chifre que havia surgido e diante do qual três chifres haviam caído, esse chifre que tinha olhos e uma boca que proferia palavras arrogantes, e parecia maior do que os outros. 21 Tinha visto esse chifre fazer guerra aos santos e levar-lhes vantagem, até o momento em que veio o ancião, 22 quando foi feita justiça aos santos do Altíssimo e quando lhes chegou a hora de obterem a realeza. 23 Ele me respondeu: "O quarto animal é um quarto reino terrestre, diferente de todos os demais, que devorará, calcará e aniquilará o mundo. 24 Os dez chifres indicam dez reis levantando-se nesse reino. Mas depois deles surgirá outro, diferente, que destronará três. 25 Proferirá insultos contra o Altíssimo, e formará o projeto de mudar os tempos e a lei; e os santos serão entregues ao seu poder durante um tempo, tempos e metade de um tempo. 26 Mas realizar-se-á o julgamento e lhe será arrancado seu domínio, para destruí-lo e suprimi-lo definitivamente. 27 A realeza, o império e a suserania de todos os reinos situados sob os céus serão devolvidos ao povo dos santos do Altíssimo, cujo reino é eterno e a quem todas as soberanias renderão seu tributo de obediência".
Palavra do Senhor.

Salmo - Dn 3
Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!
 
Filhos dos homens, bendizei o Senhor!
Filhos de Israel, bendizei o Senhor!
 
Sacerdotes do Senhor, bendizei o Senhor!
Servos do Senhor, bendizei o Senhor!
 
Almas dos justos, bendizei o Senhor!

Evangelho - Lucas 21,34-36
Aleluia, aleluia, aleluia.
Vigiai e orai para ficardes de pé ante o filho do homem! (Lc 21,36).
Resultado de imagem para Lucas 21,34-36
 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 21 34 disse Jesus aos seus discípulos: "Velai sobre vós mesmos, para que os vossos corações não se tornem pesados com o excesso do comer, com a embriaguez e com as preocupações da vida; para que aquele dia não vos apanhe de improviso.
35 Como um laço cairá sobre aqueles que habitam a face de toda a terra. 36 Vigiai, pois, em todo o tempo e orai, a fim de que vos torneis dignos de escapar a todos estes males que hão de acontecer, e de vos apresentar de pé diante do Filho do Homem".
Palavra da Salvação.

Tomai cuidado!  Estas são palavras de Jesus para nós nos dias de hoje. Estamos sempre envolvidos com a vida! Trabalhos, preocupações como “beber”, “comer”, “comprar“, “trabalhar”, “malhar”, e outras coisas mais e nos esquecemos do que é mais importante para garantir a nossa vigilância: manter a intimidade com Aquele que nos criou e que sabe de todas as nossas necessidades. A gula, a embriaguez e as preocupações da vida representam aqui tudo o que nos desvia do caminho que nos leva ao encontro do Senhor que vem. Muitas vezes, estamos tão “ocupados” com os nossos sucessos ou fracassos, com as coisas que nos deleitam e dão prazer, que nos esquecemos de que isso tudo nos traz apenas uma felicidade transitória. O que é essencial para a nossa vida não muda, apenas evolui, prospera e concretiza-se. O essencial é o amor de Deus cuja semente plantada em nós, cresce e depois, torna-se uma grande árvore. Quando nos entregamos somente aos prazeres e aos afazeres do mundo o nosso coração fica insensível e o amor de Deus é sufocado. De repente, as coisas acontecem e perdemos o rumo, deixando com que a graça de Deus passe e, por isso, nos sentimos arruinados (as). Jesus veio nos ensinar: “ficai atentos e orai a todo o momento”! O comer, o beber, o trabalhar, o divertir-se, o comprar, o gozar a vida são até certo ponto coisas lícitas, porém, podem ser também armadilhas quando nos deixamos aprisionar por elas. A oração é o meio mais eficaz para vencê-las e para ficarmos de pé, livres diante de Deus. - Como tem sido o seu comer e o seu beber? Eles são armadilhas para você? - O que pode estar o (a) aprisionando hoje com a vida que você leva? - Você é uma pessoa livre de si mesmo (a)?
-  Para você o que é orar? – Na sua oração você só fala ou escuta também o Senhor e O deixa falar?
 
 
 
 
Helena Serpa


Nenhum comentário: