quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

LITURGIA DIÁRIA - O TÚMULO ESTÁ VAZIO!

 Imagem relacionada
1a Leitura - 1 João 1,1-4
Leitura da primeira carta de são João.

1 1 O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos olhos, o que temos contemplado e as nossas mãos têm apalpado no tocante ao Verbo da vida -
2 porque a vida se manifestou, e nós a temos visto; damos testemunho e vos anunciamos a vida eterna, que estava no Pai e que se nos manifestou -,
3 o que vimos e ouvimos nós vos anunciamos, para que também vós tenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com o seu Filho Jesus Cristo.
4 Escrevemo-vos estas coisas para que a vossa alegria seja completa.
Palavra do Senhor.

Salmo - 96/97
Ó justos, alegrai-vos no Senhor! 

Deus é rei! Exulte a terra de alegria, 
e as ilhas numerosas rejubilem! 
Treva e nuvem o rodeiam no seu torno, 
que se apóia na justiça e no direito. 

As montanhas se derretem como cera 
ante a face do Senhor de toda a terra; 
e assim proclama o céu sua justiça, 
todos os povos podem ver a sua glória. 

Uma luz já se levanta para os justos,
e a alegria, pra os retos corações. 
Homens justos, alegrai-vos no Senhor, 
celebrai e bendizei seu santo nome!

Evangelho - João 20,2-8
Aleluia, aleluia, aleluia.
A vós, ó Deus, louvamos, a vós, Senhor, cantamos, vos louva o exército dos vossos santos mártires!

Imagem relacionada
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

No primeiro dia da semana, 2Maria Madalena saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. 3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. 6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. 8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu e acreditou.
Palavra da Salvação.
 
Jesus surpreende todos ao voltar para o pai. Maria Madalena ao perceber que o corpo de Jesus não estava no túmulo saiu às pressas comunicar seus amigos. Quase ninguém acreditou no que havia acontecido. Mas ao aproximar do túmulo puderam constatar que realmente, o Mestre tinha voltado para os céus.
         Aquele que lutou a favor dos oprimidos e pobres cumpriu sua missão na terra. Tratou todos com carinhos e dedicação. Formou sua comunidade com homens prodigiosos, ensinou a cultivar a sensatez da solidariedade. Mas chegou sua hora de voltar para o Pai.
         Deixou para continuar sua missão pessoas amáveis, capaz de enfrentar  o poder exigente e manipulador. Animou seus seguidores, mas não os abandonou.
         Jesus  manifestou sua presença junto a humanidade e, todos  puderam testemunhar a vida eterna, que agora estava junto do Pai e que se tornou visível. Através da fé e da alegria temos a certeza de que Cristo ressuscitou da morte para a vida, retirando o homem das trevas para a luz, dando  oportunidade de uma realidade que goze plenamente  a unidade entre os povos.
         O desejo de Jesus, assim que podemos falar, era uma sociedade  amorosa, ajudando os fracos, percorrendo vielas e becos com o anuncio de libertação; uma sociedade amável, sem mancha e sem pecado. Esse legado foi posto para seus discípulos e perdura para os missionários até hoje. Temos a obrigação  de zelar pela Palavra de Deus e fazê-la chegar aos confins do mundo. Através da Palavra, criar no homem descrente a vontade de conhecer o remédio da salvação.
         Maria Madalena zelava o túmulo porque sabia que Jesus era muito importante. Tanto que não ficou quieta e nem amedrontou ao perceber que o corpo não encontrava  no sepulcro. Saiu correndo e falando para os  amigos o que tinha visto. Sua missão foi contemplada quando muitos correram para ter a certeza da veracidade do fato.
         Assim devemos anunciar a bondade de Jesus. Provocar no outro a curiosidade daquilo que está anunciando. Motivar as pessoas a buscar a verdadeira cura. A cura esta no seguimento de Jesus. A cura da alma renova o espírito para suscitar o Cristo novo, o Cristo transformador e libertador.               
         Buscamos sempre a compreensão e tornamo-nos capazes de conhecer e amar o que nos foi ensinado de modo incomparável.  Abre Senhor o nosso coração para apropriarmos o Deus presente em nossas vidas; libertai-nos  de tudo o que diminui a vida e a esperança; fortalecei-nos na caminhada para corrermos ao seu encontro e encontrarmos seus braços caridosos.
         O túmulo estava vazio sem o corpo físico de Jesus. Mas a presença santificante D’Ele jamais abandou seus amigos e seus irmãos. Sempre presente Ele cuida a todo instante de cada passo do homem. Jesus surpreendeu a humanidade e continua nos surpreendendo. Vivamos na alegria e na paz. Amém!
Abraços
 
 
 
 

Claudinei M. Oliveira
 

Nenhum comentário: