sábado, 30 de dezembro de 2017

LITURGIA DIÁRIA - A PROFETISA ANA

 Imagem relacionada
1a Leitura - 1 João 2,12-17
Leitura da primeira carta de são João.
1 12 Filhinhos, eu vos escrevo, porque vossos pecados vos foram perdoados pelo seu nome.
13 Pais, eu vos escrevo, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevo, porque vencestes o Maligno.
14 Crianças, eu vos escrevo, porque conheceis o Pai. Pais, eu vos escrevi, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes e a palavra de Deus permanece em vós, e vencestes o Maligno.
15 Não ameis o mundo nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai.
16 Porque tudo o que há no mundo - a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida - não procede do Pai, mas do mundo.
17 O mundo passa com as suas concupiscências, mas quem cumpre a vontade de Deus permanece eternamente.
Palavra do Senhor.


Salmo - 95/96
O céu se rejubile e exulte a terra!

Ó família das nações, daí ao Senhor,
Ó nações, daí ao Senhor poder e glória,
Dai-lhe a glória que é devida ao seu nome!

Oferecei um sacrifício nos seus átrios,
Adorai-o no esplendor da santidade,
Terra inteira, estremecei diante dele!

Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!”
Ele firmou o universo inabalável,
E os povos ele julga com justiça.

Evangelho - Lucas 2,36-40
Aleluia, aleluia, aleluia.
Um dia sagrado brilhou para nós: nações, vinde todas adorar o Senhor: pois hoje desceu grande luz sobre a terra.

Imagem relacionada
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 2 36 havia também uma profetisa chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser; era de idade avançada.
37 Depois de ter vivido sete anos com seu marido desde a sua virgindade, ficara viúva, e agora com oitenta e quatro anos não se apartava do templo, servindo a Deus noite e dia em jejuns e orações.
38 Chegando ela à mesma hora, louvava a Deus e falava de Jesus a todos aqueles que em Jerusalém esperavam a libertação.
39 Após terem observado tudo segundo a lei do Senhor, voltaram para a Galiléia, à sua cidade de Nazaré.
40 O menino ia crescendo e se fortificava: estava cheio de sabedoria, e a graça de Deus repousava nele.
Palavra da Salvação.

 O semelhante atrai o semelhante. A profetisa Ana reconheceu o Menino Jesus, e avisou a todos os presentes quem Ele era.
Isso também acontece conosco. Os maus se identificam com os maus. Quem está bêbado, percebe com facilidade outros bêbados, que embora disfarçam muito bem, para que ninguém perceba que beberam de novo, esses são detectados pelos “especialistas” do copo.Assim também, os santos se aproximam dos santos. Quem é puro, consegue ver a pureza do outro, da outra, quem é justo, percebe a justiça dos demais, quem é de Deus, consegue identificar todos os demais que também são de Deus.
Quem segue os ensinamentos do Evangelho, são pessoas facilmente perceptíveis pelos seus iguais. Pelos demais que assim como esses, vivem na presença de Deus.
Ana sentiu, percebeu, reconheceu o Menino Jesus! Sejamos como Ana. Santos, puros, profetas, e prontos para receber a Luz divina e refleti-la ao mundo.Na primeira Carta de São João 2,12-17, aprendemos verdades maravilhosas e muito úteis à nossa vida.
Aprendemos que os nossos pecados serão perdoados, se buscarmos Aquele que é desde o princípio, o nosso Salvador.São João escreve aos, jovens, e para nós também. Precisamos, com a graça de Deus, vencer o Maligno, e suas enganações. Suas propostas mentirosas de riqueza, prazer e diversão, que no fundo, só nos prejudicam, nos levam para longe de Deus, e nos causam grandes danos e malefícios.A Palavra de Deus é que deve permanece em nós, e a sua vivência é que nos faz vencer as artimanhas do Maligno.Não devemos amar o mundo e o que há nele.  Pois se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai. Se amamos o mundo e suas ilusões, acabamos afastados dos caminhos de Deus, e com isso só teremos sofrimentos, em vez de vida em abundância.
Porque tudo o que há no mundo não passa de paixões da natureza,concupiscência dos olhos,  ostentação da riqueza, e nada disso nos vem do Pai, mas sim,  do mundo.Ora, o mundo passa, esta vida passa, com toda sua concupiscência. Mas aquela e aquele que faz a vontade de Deus, esse permanece para sempre, pois será conduzido à avida eterna! 

 

 


José Salviano   

Nenhum comentário: