quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

LITURGIA DIÁRIA - NA HORA DA TEMPESTADE

 Imagem relacionada
1a Leitura - Isaías 26,1-6
Leitura do livro do profeta Isaías.
26 1 Naquele tempo será cantado este cântico na terra de Judá: "Nós vimos uma cidade forte, em que se pôs por proteção muro e antemuro.
2 Abri as portas, deixai entrar um povo justo, que respeita a fidelidade,
3 que tem caráter firme e conserva a paz, porque tem confiança em vós.
4 Tende sempre confiança no Senhor, porque o Senhor é o rochedo perene.
5 Ele derrubou os que habitavam nas alturas e destruiu a cidade soberba; derrubou-a por terra e ao nível do chão a reduziu.
6 Ela é calcada aos pés pela plebe, sob os passos dos indigentes".
Palavra do Senhor.

Salmo - 117/118
Bendito é aquele que vem vindo em nome do Senhor!

Daí graças ao Senhor, porque ele é bom!
“Eterna é a sua misericórdia!”
É melhor buscar refúgio no Senhor
Do que pôr no ser humano a esperança;
É melhor buscar refúgio no Senhor
do que contar com os poderosos deste mundo!”

Abri-me vós, abri-me as portas da justiça;
Quero entrar para dar graças ao Senhor!
“Sim, esta é a porta do Senhor,
Por ela só os justos entrarão”!
Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes
E vos tornastes para mim o Salvador!

“Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação;
Ó Senhor, dai-nos também prosperidade!”
Bendito seja, em nome do Senhor,
Aquele que em seus átrios vai entrando!
Desta casa do Senhor vos bendizemos.
Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!

Evangelho - Mateus 7,21.24-27
Aleluia, aleluia, aleluia.

Buscai o Senhor, vosso Deus, invocai-o enquanto está perto! (Is 55,6).
 Imagem relacionada

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7 21 "Nem todo aquele que me diz: ´Senhor, Senhor´, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.
24 Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha.
25 Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela, porém, não caiu, porque estava edificada na rocha.
26 Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática é semelhante a um homem insensato, que construiu sua casa na areia.
27 Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela caiu e grande foi a sua ruína.
28 Quando Jesus terminou o discurso, a multidão ficou impressionada com a sua doutrina.
29 Com efeito, ele a ensinava como quem tinha autoridade e não como os seus escribas.
Palavra da Salvação.
 
 
Neste Evangelho Jesus, mais uma vez, nos dar a conhecer que a condição para que possamos entrar no reino dos céus é pôr em prática a vontade do Pai. Assim sendo, construir a casa sobre a Rocha é fundamentar a vida na vontade de Deus, que se constitui para nós, na felicidade aqui na terra. A casa é a nossa vida, a Rocha é a Vontade de Deus acontecendo de acordo com a Sua Palavra. Por outro lado, a areia é a ilusão dos ensinamentos do mundo que nos levam a esquecer de que Deus é o Autor da nossa existência e de que somente Ele sabe o que é bom para nós. Construímos a casa sobre a rocha quando caminhamos à luz da Palavra de Deus. Do contrário, quando não permanecemos firmes na vivência da Palavra de Jesus e não concretizamos com as nossas ações o que proferimos com os nossos lábios construímos a nossa história sobre falsos fundamentos. Na hora da tempestade, portanto, a nossa vida ruirá e, por isso, experimentaremos o fracasso. Não precisamos imaginar muito, mas até uma simples enfermidade ou um baque financeiro podem nos tirar do sério quando não temos a nossa vida firmada em Deus e nas Suas promessas.  Deus é a Rocha, Deus é o Amor e quem se ajusta à Sua vontade, terá uma vida firme, confiante e as tempestades, os terremotos, os ventos não o abalarão. As dificuldades da nossa vida são momentos preciosos para percebermos se estamos firmes sobre a R0CHA. Não nos bastará apenas dizer Senhor, Senhor, mas sim, confiar plenamente no Seu Amor e na Sua real proteção. - Em que alicerce você está construindo a sua vida? - Quem lhe tem ensinado a viver? – Sua vida já tem sido provada pelas chuvas e ventos fortes?  - Você sente firmeza nos seus pés nas horas das dificuldades?- Você acha que a sua vida está firmada sobre a Rocha  ou você é um “homem sem juízo”?
 
 
 
 
 
 
Helena Serpa 

Nenhum comentário: