sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

LITURGIA DIÁRIA - A PALAVRA DE DEUS É INFALÍVEL

 Resultado de imagem para Lucas 21, 29-33
1a Leitura - Daniel 7,2-14
Leitura da profecia de Daniel.
Eu, Daniel, 7 2 via, no transcurso de minha visão noturna, os quatro ventos do céu precipitarem-se sobre o Grande Mar.
3 Surgiram das águas quatro grandes animais, diferentes uns dos outros. 4 O primeiro parecia-se com um leão, mas tinha asas de águia. Enquanto o olhava, suas asas foram-lhe arrancadas, foi levantado da terra e erguido sobre seus pés como um homem, e um coração humano lhe foi dado. 5 Apareceu em seguida outro animal semelhante a um urso; erguia-se sobre um lado e tinha à boca, entre seus dentes, três costelas. Diziam-lhe: "Vamos! Devora bastante carne!" 6 Depois disso, vi um terceiro animal, idêntico a uma pantera, que tinha nas costas quatro asas de pássaro; tinha ele também quatro cabeças. O império lhe foi atribuído. 7 Finalmente, como eu contemplasse essas visões noturnas, vi um quarto animal, medonho, pavoroso e de uma força excepcional. Possuía enormes dentes de ferro; devorava, depois triturava e pisava aos pés o que sobrava. Ao contrário dos animais precedentes, ostentava dez chifres. 8 Como estivesse ocupado em observar esses chifres, eis que surgiu, entre eles outro chifre menor, e três dos primeiros foram arrancados para dar-lhe lugar. Este chifre tinha olhos idênticos aos olhos humanos e uma boca que proferia palavras arrogantes. 9 Continuei a olhar, até o momento em que foram colocados os tronos e um ancião chegou e se sentou. Brancas como a neve eram suas vestes, e tal como a pura lã era sua cabeleira; seu trono era feito de chamas, com rodas de fogo ardente. 10 Saído de diante dele, corria um rio de fogo. Milhares e milhares o serviam, dezenas de milhares o assistiam! O tribunal deu audiência e os livros foram abertos. 11 Olhei então, devido à balbúrdia causada pelos discursos arrogantes do chifre, olhei até o momento em que o animal foi morto, seu corpo subjugado e a fera jogada ao fogo. 12 Quanto aos outros animais, o domínio lhes foi igualmente retirado, mas a duração de sua vida foi fixada até um tempo e uma data. 13 Olhando sempre a visão noturna, vi um ser, semelhante ao filho do homem, vir sobre as nuvens do céu: dirigiu-se para o lado do ancião, diante de quem foi conduzido. 14 A ele foram dados império, glória e realeza, e todos os povos, todas as nações e os povos de todas as línguas serviram-no. Seu domínio será eterno; nunca cessará e o seu reino jamais será destruído.
Palavra do Senhor.

Salmo - Dn 3
Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!
Montes e colinas, bendizei o Senhor!
Plantas da terra, bendizei o Senhor!
Mares e rios, bendizei o Senhor!

Fontes e nascentes, bendizei o Senhor!
Baleias e peixes, bendizei o Senhor!

Pássaros do céu, bendizei o Senhor!
Feras e rebanhos, bendizei o Senhor!


Evangelho - Lucas 21, 29-33
Aleluia, aleluia, aleluia.
Levantai vossa cabeça e olhai, pois a vossa redenção se aproxima! (Lc 21,28).
Resultado de imagem para Lucas 21, 29-33
 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
21 29 Jesus acrescentou ainda esta comparação: “Olhai para a figueira e para as demais árvores.
30 Quando elas lançam os brotos, vós julgais que está perto o verão. 31 Assim também, quando virdes que vão sucedendo estas coisas, sabereis que está perto o Reino de Deus. 32 Em verdade vos declaro: não passará esta geração sem que tudo isto se cumpra. 33 Passarão o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão”.
Palavra da Salvação.

“O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar”. 
A palavra de Deus é infalível. Deus promete, Deus cumpre. Jesus nos fez muitas promessas. Depende de nós fazer por merecê-las.
Nós somos o contrário. Quantas coisas nós prometemos aos nossos filhos, aos nossos pais, a pessoa amada, e até juramos por Deus?
Quantas promessas fazemos e muitas vezes não cumprimos, muitas vezes traímos a confiança das pessoas que amamos, daqueles que depositam toda confiança em nós!
No dia do nosso casamento, nós prometemos toda fidelidade na saúde e na doença. Tempos depois, muita coisa pode acontecer: a tentação de outra pessoa bonita que surge de repente na nossa frente, doença, ciúmes, desemprego, dificuldades financeiras, e então nos esquecemos das juras feitas naquele dia no altar!
No dia da sua ordenação, ele estava cheio de propósito, cheio de lealdade, de muita coragem para se dedicar de corpo e alma ao serviço do Reino de Deus.
Mas, infelizmente, ELE RELAXOU NA ORAÇÃO. Nas orações diárias. E tentações lhe apareceram! Muitas tentações! 
Aí, ele não resistiu. Caiu! Caiu, mas viu logo a mão de Deus estendida para levantá-lo do chão, da lama do pecado. O Deus de amor o resgatou daquela dificuldade, daquela experiência negativa, e o levou para outra cidade, para outra realidade, na qual com muita oração e com a ajuda especial a Igreja, ele foi salvo das exigências da carne, das tentações, da solidão, e do pecado que poderia tê-lo afastado para sempre da sua missão!
Que maravilha! Confiemos em Deus, que nos perdoa quantas vezes necessitamos. Não desanimemos, nunca desistamos da nossa missão, mesmo que por vezes não resistimos às tentações e caímos em pecado por vezes graves. Seguremos na mão estendida de Deus que se apresenta diante de nós, para nos livrar de todo o mal. Do pior mal que é o pecado.
Procuremos imitar de verdade a nosso Senhor Jesus Cristo.  Ele disse que suas palavras não passarão. Elas serão e são pra valer!
Então procuremos fazer o mesmo. Vamos ser pessoas de palavra! Pessoas de verdade, pessoas que dizem e fazem! Pessoas que prometem e cumprem!
É claro que passamos por dificuldades que muitas vezes podem dificultar o cumprimento das nossas promessas, das nossas palavras dadas.  Porém, temos o grande privilégio de nos recorrer a Jesus por meio da oração. Melhor dizendo, pedir a Deus em nome de Jesus. E assim, alcançaremos forças para nos levantar, para vencer os obstáculos que nos dificulta de cumprir com as nossas obrigações, com as nossa promessas.
Oração! Muita oração, e assim venceremos a tudo o que nos arrasta para longe dos nossos compromissos com a verdade, com a justiça, com a nossa missão na Terra, dos nossos compromissos com o irmão  e com Deus!
Por meio da oração, nós conseguimos ser fiéis, conseguimos ter o aumento da nossa fé, da nossa esperança e da nossa caridade. Por meio da oração, nos aproximemos mais de Deus. É a oração que nos dá o alimento para resistirmos as tentações, para compreender os defeitos dos nossos amigos. 
A ORAÇÃ É O ALIMENTO DA NOSSA FÉ!
O mundo precisa de oração. Reze por você e por  este mundo sem Deus! reze pela paz, reze pela conversão daqueles que estão massacrando os fracos por meio de tantas injustiças. Reze pela conversão daqueles que não rezam!



 
 
José Salviano.


Nenhum comentário: