terça-feira, 8 de novembro de 2011

TEM ACASO MOTIVO PARA TE IRAR?

-  
O método da Lectio Divina, como muitos conhecem, consiste em quatro passos simples e eficazes para uma leitura orante da Palavra de Deus. São eles: leitura, meditação, oração e contemplação. A leitura da Palavra deve levar a meditar sobre nossa vida. A meditação conduz à oração e esta leva à contemplação. Caso você ainda tenha alguma dúvida, tome outros números da revista Shalom Maná e encontrará nesta seção mais detalhes sobre a Lectio.
 
Iniciemos então com uma breve oração pedindo o auxílio do Espírito Santo: “Ó vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis, acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado e renovareis a face da terra”. Oremos: “Ó Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor nosso. Amém”.
Tomemos o livro do profeta Jonas. Leia pelo menos duas vezes os seus quatro capítulos, à meia voz. Faça agora uma leitura silenciosa.
No evangelho de Mateus, em resposta aos escribas e fariseus que lhe pediam um sinal vindo do céu, Jesus diz que nenhum sinal lhe será dado exceto o do profeta Jonas (cf. Mt 12,38-41). Apesar desta citação, os estudiosos dizem que a história de Jonas pode não ter sido real. (Lembre-se que a Bíblia é antes de tudo um livro de fé). Na tradição judaica Jonas ficou célebre pela sua libertação miraculosa. De fato, o ponto alto do livro é o socorro de Deus ao profeta, tirando-o do ventre do grande peixe após três dias. Mas há outros“lances” de cinema neste relato, com drama, suspense, comédia e um final em que Deus é o vencedor.

No início do livro, Deus chama o profeta para ir a Nínive e ele foge para o lado oposto, Társis. Quem de nós já não fez como Jonas? Quantas vezes nos recusamos a ouvir, por medo ou outro motivo, um chamado do Senhor? Na fuga, surgem tempestades e questionamentos resultando no isolamento, figura da morte no ventre da “baleia”. Observe a oração de Jonas no capítulo dois. Ele clama já com a certeza que será atendido. E a sua oração na provação, é como a dele? Deus não abandonou Jonas, retirando-o do poder das trevas. Assim também ele faz com cada filho(a). O grande sinal de Jonas era a prefiguração do sinal definitivo de Cristo Jesus para todos os homens, de todos os tempos: A Ressurreição! Como Jesus ressuscitou também nós ressuscitaremos com Ele. Louve e bendiga pela vida eterna! Agradeça a Deus por Jesus nos abrir as portas do céu. Junte-se à Maria, assunta de corpo e alma ao céu como primícias da humanidade. Continue louvando pelo que Deus tem preparado para aqueles que o amam.

Jonas finalmente rende-se ao Senhor e chega a Nínive. Começa então a pregar a necessidade de conversão e arrependimento. “Ainda 40 dias e Nínive será destruída” (Jn 3,41). O número 40 está associado a vários acontecimentos do AT. Foram 40 os anos no deserto que Moisés passou antes de entrar na terra prometida. 40 dias e 40 noites foi o tempo da caminhada de Elias para encontrar-se com Deus no Sinai. Foram também 40 os dias que Jesus passou no deserto no início da sua missão. Por isso a Quaresma tem 40 dias. Não parece um tempo longo. Mas também não é um tempo curto. É o tempo que Deus nos reservou para a nossa conversão. Nínive fez penitência e Deus não destruiu a cidade. E você, tem aproveitado o tempo que lhe resta? O Senhor quer que todos se salvem (cf. Jo 3,16), mas a decisão é individual e ele respeita nossa liberdade. Como está seu jejum e sua penitência que fortalecem nossa conversão diária? Ore sobre isso.

Inconformado pela misericórdia divina, o profeta pede a morte. O Senhor então pergunta:“Tens acaso motivo para irar-te?” (Jn 4,4) Jonas não diz nada e sai e arma sua tenda fora da cidade para ver o que iria acontecer. Vem então um consolo inesperado com a sombra de uma árvore que cresce rapidamente. E Jonas se alegra grandemente. No dia seguinte um verme faz a árvore secar e ele se irrita contra Deus devido o sol escaldante. Jonas pede de novo a morte e o Senhor pergunta:“Estás certo para te aborreceres por causa da árvore?” Desta vez o profeta responde afirmativamente. Então Deus o desarma com um belo ensinamento: ”Tu tens pena de uma árvore que não te custou trabalho algum e que não fizestes crescer e eu não teria pena da cidade de Nínive e de todos os seus habitantes?”(cf. Jn 4,10-11). Ore sobre suas inquietações e raivas contra Deus por não atendê-lo do jeito que você pediu. Peça perdão se você sentiu inveja da graça concedida a algum amigo ou amiga. Agradeça pelo dom da sua vida e de tudo que tem recebido do Senhor que o(a) ama de maneira única e pessoal. Permaneça em contemplação das grandes maravilhas e bondades do Senhor para com todos, em especial para com você.

Longe de nós pensarmos que esgotamos a riqueza do livro de Jonas. Caso tenha mais tempo, retome-o desde o início e aprofunde sua lectio com a leitura, meditação, oração e contemplação.
Ao final, sempre sugerimos anotar num caderno as bênçãos e graças que recebidas.



José Ricardo Bezerra
Consagrado da Comunidade de Aliança Shalom

Nenhum comentário: