terça-feira, 25 de outubro de 2011

LITURGIA DIÁRIA - O REINO DE DEUS.


Primeira Leitura: Romanos 8, 18-25

SANTO ANTÔNIO GALVÃO
PRESBÍTERO
(branco, pref. dos pastores ou dos santos - ofício da memória)

Leitura da carta de são Paulo aos Romanos - Irmãos, 18Tenho para mim que os sofrimentos da presente vida não têm proporção alguma com a glória futura que nos deve ser manifestada. 19Por isso, a criação aguarda ansiosamente a manifestação dos filhos de Deus. 20Pois a criação foi sujeita à vaidade (não voluntariamente, mas por vontade daquele que a sujeitou), 21todavia com a esperança de ser também ela libertada do cativeiro da corrupção, para participar da gloriosa liberdade dos filhos de Deus. 22Pois sabemos que toda a criação geme e sofre como que dores de parto até o presente dia. 23Não só ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, gememos em nós mesmos, aguardando a adoção, a redenção do nosso corpo. 24Porque pela esperança é que fomos salvos. Ora, ver o objeto da esperança já não é esperança; porque o que alguém vê, como é que ainda o espera? 25Nós que esperamos o que não vemos, é em paciência que o aguardamos. - Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial(125)
 REFRÃO: Maravilhas fez conosco o Senhor!
1. Cântico das peregrinações. Quando o Senhor reconduzia os cativos de Sião, estávamos como sonhando. Em nossa boca só havia expressões de alegria, e em nossos lábios canto de triunfo. Entre os pagãos se dizia: O Senhor fez por eles grandes coisas. - R.
2. Em nossa boca só havia expressões de alegria, e em nossos lábios canto de triunfo. Entre os pagãos se dizia: O Senhor fez por eles grandes coisas. Sim, o Senhor fez por nós grandes coisas; ficamos exultantes de alegria! - R.
3. Mudai, Senhor, a nossa sorte, como as torrentes nos desertos do sul. Os que semeiam entre lágrimas, recolherão com alegria. - R.
4. Na ida, caminham chorando, os que levam a semente a espargir. Na volta, virão com alegria, quando trouxerem os seus feixes. - R.
Evangelho: Lucas 13, 18-21

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo, 18Jesus dizia ainda: A que é semelhante o Reino de Deus, e a que o compararei? 19É semelhante ao grão de mostarda que um homem tomou e semeou na sua horta, e que cresceu até se fazer uma grande planta e as aves do céu vieram fazer ninhos nos seus ramos. 20Disse ainda: A que direi que é semelhante o Reino de Deus? 21É semelhante ao fermento que uma mulher tomou e misturou em três medidas de farinha e toda a massa ficou levedada. - Palavra da salvação.
catolicanet.com


Homilia - Pe Bantu

As parábolas pertencem ao gênero da sabedoria e, a partir de fatos cotidianos, permitem que seja extraído um ensinamento ou uma motivação à ação, revelando os mistérios de Deus.
A semente de mostarda é um pequeno grão que plantado tem a capacidade de crescer, transformar-se, expandir-se se tornando uma grande árvore.. Assim também é a semente do amor de Deus que foi plantada no jardim do nosso coração. Na medida em que nós nos damos conta desse amor e nos entregamos a ele cresce em nós também o entendimento das coisas que o Senhor preparou para vivermos segundo a Sua vontade. È o reino de Deus que aos pouco se instaura na nossa vida mudando a nossa mentalidade e nos fazendo ter Jesus com Rei e Senhor. Desse modo os nossos pensamentos, sentimentos e ações vão se transformando nos pensamentos de Deus e Ele vai tomando conta de nós, nos dando conhecimento dos Seus planos, direcionando a nossa vida e nos tornando capazes de viver o Evangelho.
O Amor de Deus então se vai tornando grandioso a ponto de extravasar e abrigar a todos os que dele são carentes. Jesus compara também o seu reino de amor a um fermento que aos pouco faz aumentar a massa até que tudo fique levedado sem que se perceba. O coração que está aberto e disponível é terreno fértil para que o reino de Deus possa ocorrer. Para que isso seja possível, a primeira coisa que precisamos fazer é tomar consciência de que esta semente foi plantada no coração de todos e não somente de alguns privilegiados. Deus não economiza o Seu amor! Ele é infinito e abundante, portanto, o amor de Deus quando é amado, gera muito mais amor para se amar. Jesus Cristo veio ao mundo para implantar entre nós o Seu reino de amor, assim sendo, vivemos o reino de Deus desde já, quando praticamos o Seu amor no dia a dia da nossa vida, nas nossas atitudes de acolhimento, de compreensão, de perdão, de partilha. Deus é Amor e, se somos Seus filhos, com certeza o amor mora em nós.
Você tem consciência de que a semente do amor de Deus foi plantada em você? – Você tem usufruído dessa bênção? – Você tem usado o amor de Deus para também amar as pessoas da sua vida? – Você se sente amado pelas pessoas com o amor que vem de Deus?
Senhor, faze de mim instrumento de teu Reino para que ele chegue a todas as pessoas, sem exceção, mormente os pobres e marginalizados.

Nenhum comentário: