sexta-feira, 8 de julho de 2011

PELA PRIMEIRA VEZ OS ARQUIVOS SECRETOS DO VATICANO SERÃO ABERTOS AO PÚBLICO.


Uma coletiva de imprensa no começo da tarde de ontem marcou a apresentação da Mostra "Lux in Arcana - os Arquivos Secretos desvelados", que será aberta em fevereiro do ano que vem nos Museus Capitolinos, em Roma. A mostra marca os 400 anos dos Arquivos Secretos Vaticanos, e será a primeira conduzida pelo Vaticano fora de seus limites - os Museus Capitolinos ficam na Colina do Campidoglio, sede da Prefeitura de Roma. Além disso, será a primeira vez que o público terá acesso a importantes e históricos documentos dos Arquivos.

À frente da coletiva estavam o cardeal secretário de Estado, Tarcisio Bertone, e o prefeito de Roma, Gianni Alemanno. Participaram ainda o Cardeal Rafaelle Farina, arquivista e bibliotecário da Santa Igreja Romana; Dom Sérgio Pagano, prefeito dos Arquivos Secretos Vaticanos; Dino Gasperini, conselheiro de Roma para a cultura e o centro histórico; e Umberto Broccoli, superintendente para a herança cultural da cidade.
Serão expostos na mostra 100 documentos escolhidos entre mais de 600 dos fundos arquivísticos, entre códigos e pergaminhos, maços de documentos e registros e manuscritos, guardados em 85 km de estantes. Na ocasião, o Cardeal Tarcisio Bertone ressaltou que "a inerente riqueza desta exibição é amplificada pelo fato de que está sendo organizada fora do Vaticano, na Colina do Capitólio, que simbolicamente representa o "coração" de Roma e sua relação com a cidade papal ao longo dos séculos. O desafio é fazer os recursos dos Arquivos Secretos Vaticanos, com todos os seus conhecimentos acadêmicos e experiências, convergir com aqueles da cidade, os Museus Capitolinos e o escritório da superintendência de arquivos e museus para as autoridades locais de Roma".

Segundo o Prefeito dos Arquivos, Dom Pagano, entre alguns dos 100 "tesouros" que serão disponibilizados para consulta e exibição na mostra estão "Dictatus papae" de Gregorio VII (1073-1085); Deposição do Imperador Frederico II (1245); Carta dos Membros do Parlamento inglês a Clemente VII sobre a causa matrimonial de Henrique VIII (1530); o Código do Processo de Galileu Galilei (1616-1633); a Carta sobre seda de Helena da China a Inocêncio X (1650); e também a Carta sobre casca de vidoeiro dos índios da América a Leão XIII (1887). O Vaticano decidiu também expor alguns documentos relacionados ao pontificado do Papa Pio XII.

Dom Pagano afirmou que a exibição pretende "jogar luz na realidade dessa venerável instituição (os Arquivos Vaticanos) , por sua natureza, seus conteúdos e suas atividades. Daí a escolha do tema como sendo 'Lux in Arcana'".
"Tecnologia moderna irá permitir aos visitantes adentrar o arquivo do Papa e entender o papel que teve através dos séculos a serviço da Santa Sé e do mundo da cultura. Preservando e entregando um invejável patrimônio de conhecimento", explicou o prelado. Ainda segundo ele, para conhecer essa realidade complexa "não basta ter acesso aos locais, mesmo que fossem os mais reservados. É necessário entrar em contato com as fontes documentárias nele guardadas, folheando registros, desatando os laços dos enormes maços, confrontando-se com as dificuldades oferecidas pelas escrituras medievais, modernas e contemporâneas".
O Cardeal Farina, por sua vez, sublinhou o ineditismo da iniciativa, destacando que "documentos antigos pontifícios de grande importância, bem como cartas referentes a aspectos significativos da vida da Igreja no mundo, deixarão o Vaticano pela primeira vez e estarão disponíveis para visualização dos visitantes da Colina do Capitólio".
Para ajudar a entender esta complexidade haverá instalações multimídia com uma narrativa histórica e as vozes dos próprios funcionários para dar o clima e paixão do lugar, adianta o Vaticano.
Já o prefeito de Roma, Gianni Alemanno, afirmou que a cidade de Roma está orgulhosa em sediar este evento que, de alguma forma, destaca a ligação entre a cidade secular e a cidade religiosa. (...) É um gesto corajoso por parte da Santa Sé organizar uma exibição deste patamar, e ao mesmo tempo concordar em deixar que estes preciosos documentos deixem o Vaticano. 'Lux Arcana' é uma oportunidade para recontar aos romanos e aos peregrinos a extraordinária aventura humana".


por
GaudiumPress

Nenhum comentário: