quarta-feira, 20 de julho de 2011

LITURGIA DIÁRIA - SOMOS QUE TIPO DE SEMENTE?

Primeira Leitura: Êxodo 16, 1-5.9-15

XVI SEMANA COMUM



(verde - ofício do dia)

Leitura do livro do Êxodo - Naqueles dias, 1Toda a assembléia dos israelitas partiu de Elim e foi para o deserto de Sin, situado entre Elim e o Sinai. Era o décimo quinto dia do segundo mês após sua saída do Egito. 2Toda a assembléia dos israelitas pôs-se a murmurar contra Moisés e Aarão no deserto. 3Disseram-lhes: "Oxalá tivéssemos sido mortos pela mão do Senhor no Egito, quando nos assentávamos diante das panelas de carne e tínhamos pão em abundância! Vós nos conduzistes a este deserto, para matardes de fome toda esta multidão." 4O Senhor disse a Moisés: "Vou fazer chover pão do alto do céu. Sairá o povo e colherá diariamente a porção de cada dia. Pô-lo-ei desse modo à prova, para ver se andará ou não segundo minhas ordens. 5No sexto dia, quando prepararem o que tiverem ajuntado haverá o dobro do que recolhem cada dia." 9Moisés disse a Aarão: "Dize a toda a assembléia dos israelitas: apresentai-vos diante do Senhor, porque ele ouviu vossas murmurações". 10Enquanto Aarão falava a toda a assembléia dos israelitas, olharam para o deserto e eis que apareceu na nuvem a glória do Senhor! 11E o Senhor disse a Moisés: 12"Ouvi as murmurações dos israelitas. Dize-lhes: esta tarde, antes que escureça, comereis carne e, amanhã de manhã, vos fartareis de pão; e sabereis que sou o Senhor, vosso Deus". 13É tarde, com efeito, subiram codornizes (do horizonte) e cobriram o acampamento; e, no dia seguinte pela manhã, havia uma camada de orvalho em torno de todo o acampamento. 14E, tendo evaporado esse orvalho, eis que sobre a superfície do deserto estava uma coisa miúda, granulosa, miúda como a geada sobre a terra! 15Vendo isso, disseram os filhos de Israel uns aos outros: "Que é isso?", pois não sabiam o que era. Moisés disse-lhes: "Este é o pão que o Senhor vos manda para comer. - Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial(77)

REFRÃO: O Senhor deu o pão do céu como alimento.
1. Provocaram o Senhor em seus corações, reclamando iguarias de suas preferências. E falaram contra Deus: Deus será capaz de nos servir uma mesa no deserto? - R.

2. Contudo, ele ordenou às nuvens do alto, e abriu as portas do céu. Fez chover o maná para saciá-los, deu-lhes o trigo do céu. - R.

3. Pôde o homem comer o pão dos fortes, e lhes mandou víveres em abundância, depois fez soprar no céu o vento leste, e seu poder levantou o vento sul. - R.

4. Fez chover carnes, então, como poeira, numerosas aves como as areias do mar, As quais caíram em seus acampamentos, ao redor de suas tendas. - R.


Evangelho: Mateus 13, 1-9

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - 1Naquele dia, saiu Jesus e sentou-se à beira do lago. 2Acercou-se dele, porém, uma tal multidão, que precisou entrar numa barca. Nela se assentou, enquanto a multidão ficava à margem. 3E seus discursos foram uma série de parábolas. 4Disse ele: Um semeador saiu a semear. E, semeando, parte da semente caiu ao longo do caminho; os pássaros vieram e a comeram. 5Outra parte caiu em solo pedregoso, onde não havia muita terra, e nasceu logo, porque a terra era pouco profunda. 6Logo, porém, que o sol nasceu, queimou-se, por falta de raízes. 7Outras sementes caíram entre os espinhos: os espinhos cresceram e as sufocaram. 8Outras, enfim, caíram em terra boa: deram frutos, cem por um, sessenta por um, trinta por um. 9Aquele que tem ouvidos, ouça. - Palavra da salvação.
O evangelista Mateus descreve a persistência do semeador contada na parábola de Jesus. Nem sempre o agricultor colhe o que planta. Isto acontece por semear sementes velhas, mofas ou estragadas. Caso o semeador desista não tem como repor as velhas sementes não germinadas. Às vezes, o semeador pode encontrar solo pobre, muito ácido, solo pedregoso, solo com muita sujeira ou solo muito descampado. Neste caso vai encontrar dificuldade para fazer uma boa colheita. Mas se desistir não vai conseguir recuperar as sementes para novos plantios.
Na verdade a parábola do semeador quer nos indicar a paciência e a persistência para implantar a justiça. Enfrentar a injustiça é a mesma ação de semear em solo não propício. O poder das mazelas são fortes e eficazes quanto ao seu objetivo. O demônio não perde tempo em querer destruir as coisas boas. Usa de todos os meios para alcançar sua meta. Faz com que o semeador desanime da justiça.
Jesus quer exemplificar para os cristãos que trabalhar para o Reino não é cansativo, mas com certeza irá encontrar muitas adversidades. Nem sempre conseguem emplacar suas idéias. Elas morrem por não encontrar o aconchego necessário. O terreno que é o coração do homem, às vezes, está fechado para receber a verdade. Não aceita rever seus conceitos. Prefere machucar outras pessoas, pisar sobre a cabeça de seus irmãos, emitir juízo de valor nada convencional para Deus. O homem de coração duro não conhece Deus.
Entretanto, o trabalho que Jesus descreve do semeador dá resultado. Mesmo encontrando dificuldade consegue fazer boa colheita. Assim é o trabalho do cristão na Igreja. Assume muitas pastorais, participa ativamente dos encontros, sobe ao altar para divulgar a palavra de Deus. Mesmo sabendo que muitos duvidam da sua fala, torcem o nariz quando ouve aquilo que não se identificam; mas o cristão está firme no trabalho da messe. Essa é a tarefa árdua do cristão. Mexer com o coração das pessoas. Fazer o coração duro abrir. Permitir que o outro venha participar do trabalho para construção do Reino.
Contudo, a parábola do semeador nos dá uma lição de coragem. Coragem para enfrentar o demônio camuflado de carneiro, de mendigo, de pedinte, de mídia falada ou escrita. Quando chega perto do cristão contando sua história, seus argumentos são convincentes. Dá pena em ouvir tanto sofrimento. Mas estes demônios querem aproveitar da bondade do cristão. Quer lográ-lo para sair-se bem da situação. Quer descartar Deus. Portanto, ouça a lição de Jesus: semeia palavras de justiça; não tenhais medo em caminhar jogando a verdade pelos cantos da cidade, das vielas, dos morros. A palavra de ordem é SEMEAR, quem sabe a semente da palavra caia em terrenos bons que possam produzir muitos frutos.
Caros leitores, coloquem Deus em seus corações. Deixem a palavra da verdade umedecer o solo para que a raiz da justiça alcance a veia da segurança. Ouçam o que os cristãos destemidos tenham a dizer no altar da vida. Amém!


por
Claudinei M. de Oliveira




liturgia diária comentada.

Nenhum comentário: