terça-feira, 5 de dezembro de 2017

LITURGIA DIÁRIA - SOMENTE DEUS NOS BASTA

 Imagem relacionada
1a Leitura - Isaías 11,1-10
Leitura do livro do profeta Isaías.
1 1 Um renovo sairá do tronco de Jessé, e um rebento brotará de suas raízes.
2 Sobre ele repousará o Espírito do Senhor, Espírito de sabedoria e de entendimento, Espírito de prudência e de coragem, Espírito de ciência e de temor ao Senhor. 3 (Sua alegria se encontrará no temor ao Senhor.) Ele não julgará pelas aparências, e não decidirá pelo que ouvir dizer; 4 mas julgará os fracos com eqüidade, fará justiça aos pobres da terra, ferirá o homem impetuoso com uma sentença de sua boca, e com o sopro dos seus lábios fará morrer o ímpio. 5 A justiça será como o cinto de seus rins, e a lealdade circundará seus flancos. 6 Então o lobo será hóspede do cordeiro, a pantera se deitará ao pé do cabrito, o touro e o leão comerão juntos, e um menino pequeno os conduzirá; 7 a vaca e o urso se fraternizarão, suas crias repousarão juntas, e o leão comerá palha com o boi. 8 A criança de peito brincará junto à toca da víbora, e o menino desmamado meterá a mão na caverna da áspide. 9 Não se fará mal nem dano em todo o meu santo monte, porque a terra estará cheia de ciência do Senhor, assim como as águas recobrem o fundo do mar. 10 Naquele tempo, o rebento de Jessé, posto como estandarte para os povos, será procurado pelas nações e gloriosa será a sua morada.
Palavra do Senhor.

Salmo - 71/72
Nos seus dias, a justiça florirá 
e paz em abundância para sempre. 

Dai ao rei vossos poderes, Senhor Deus, 
vossa justiça ao descendente da realeza! 
Com justiça ele governe o vosso povo, 
com equidade ele julgue os vossos pobres. 

Nos seus dias, a justiça florirá 
e grande paz, até que a lua perca o brilho! 
De mar a mar estenderá o seu domínio, 
e desde o rio até os confins de toda a terra! 

Libertará o indigente que suplica, 
e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. 
Terá pena do indigente e do infeliz, 
e a vida dos humildes salvará. 

Seja bendito o seu nome para sempre! 
E que dure como o sol sua memória! 
Todos os povos serão nele abençoados, 
todas as gentes cantarão o seu louvor!

Evangelho - Lucas 10,21-24
Aleluia, aleluia, aleluia. Eis que virá o nosso Deus com poder e majestade. E ele há de iluminar os olhos dos seus servos. 
Imagem relacionada
 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
10 21 Naquele mesma hora, Jesus exultou de alegria no Espírito Santo e disse: “Pai, Senhor do céu e da terra, eu te dou graças porque escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, bendigo-te porque assim foi do teu agrado.
22 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. 23 E voltou-se para os seus discípulos, e disse: “Ditosos os olhos que vêem o que vós vedes, 24 pois vos digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram”.
Palavra da Salvação.


 “Felizes os olhos que vêem o que vós vedes! Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”.Os discípulos foram privilegiados. Eles viram Jesus ao vivo, do lado deles! Que maravilha! Quisera eu, ter esse privilégio!
Porém, não lamentemos por isso, pois podemos ver Jesus pelos olhos da fé. Podemos ouvir Jesus pela boca do padre e de quem mais anuncie a sua palavra. Podemos sentir Jesus bem perto de nós quando rezamos, quando lemos a sua palavra ou a explicação dela, como é o caso das reflexões católicas espalhadas pela internet, inclusive neste Blog.
Irmãs e irmãos. Só Deus nos basta.  Busquemos a Deus e não precisamos correr atrás de deuses falsos.
Para explicar este Evangelho, me inspiro no Salmo 16, um autor levita se dirige a Deus por causa da triste realidade em que vivia, rodeado de falsos deuses. Os próprios reis construíam estátuas de deuses falsos para que o povo os aceitassem.
Assim, naqueles tempos como hoje, multiplicam-se as dores daqueles que correm atrás de outros deuses.
Estamos rodeados hoje de falsos deuses. E o maior desses deuses é o CELULAR.
Ora, o celular é uma ferramenta moderna muito útil.  Ele é um mine computador. Com ele podemos acessar o Google, e daí fazemos quase tudo o que fazemos em um PC.
Comunicar-se hoje pelo celular, é uma opção moderna muito prática que facilitou a nossa vida.
Porém, isso faz com que o celular aproxima pessoas distantes, e distanciam as pessoas próximas. Os jovens não têm mais tempo para dialogar com os familiares, pois estão encantados, enfeitiçados, grudados no celular. Estão se comunicando com os amigos e “amigos” e sabe-se lá mais com quem, e não lhes sobram nem um minuto para falar com os pais, irmãos e demais familiares.

E o que é isso, se não é um falso deus? Um deus moderno, talvez mais forte que o deu Baal!
Usemos o celular, porém não exageremos. Busquemos a Deus em primeiro lugar, e todo o resto nos será dado de acréscimo.
Protege-me ó Deus. Pois em ti me refúgio. Porque somente Deus nos basta...
Porque somente Deus é o nosso Senhor, e fora dele não teremos bem algum. Somente fantasias, besteiras, ilusões e muitas enganações.

Ao lado de Deus teremos alegria plena, e estaremos distantes da injustiça e da corrupção.
Busquemos a Deus, pois Ele é o centro da vida. Não somente da nossa vida, mas da vida animal, vegetal e humana. A vida de todo o Universo é sustentada por Ele, pelo seu poder infinito.
Portanto, ficar com Deus é a nossa melhor opção. Ficar com o Todo Poderoso, Senhor do Céu e da Terra. De Todo o Universo infinito!







  José Salviano.

 

Nenhum comentário: