sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

LITURGIA DIÁRIA - O CANTO DE MARIA

 Imagem relacionada
1a Leitura - 1 Samuel 1,24-28
Leitura do primeiro livro de Samuel.

Naqueles dias, 1 24 após tê-lo desmamado, Ana tomou-o consigo, e levando também três touros, um efá de farinha e um odre de vinho, conduziu-o à casa do Senhor em Silo. O menino era ainda muito criança.
25 Imolaram o touro e conduziram o menino a Heli.
26 Ana disse-lhe: "Ouve, meu Senhor, por tua vida, eu sou aquela mulher que esteve aqui em tua presença orando ao Senhor.
27 Eis aqui o menino por quem orei; o Senhor ouviu o meu pedido.
28 Portanto, eu também o dou ao Senhor: ele será consagrado ao Senhor para todos os dias de sua vida". E prostraram-se naquele lugar diante do Senhor.
Palavra do Senhor.

Salmo - 1Sm 2
Meu coração exultou no meu Senhor salvador.

Exulta no Senhor meu coração,
e se eleva a minha fronte no meu Deus.
Minha boca desafia os meus rivais
porque me alegro com a vossa salvação.

O arco dos fortes foi dobrado, foi quebrado,
mas os pobres e os famintos se fartaram.
Muitas vezes deu à luz a que era estéril,
mas a mãe de muitos filhos definhou.

É o Senhor quem dá a morte e dá a vida,
faz descer à sepultura e faz voltar;
é o Senhor quem faz o pobre e faz o rico,
é o Senhor quem nos humilha e nos exalta.

O Senhor ergue do pó o homem fraco,
e do lixo ele retira o indigente,
para fazê-los assentar-se com os nobres
num lugar de muita honra e distinção.

Evangelho - Lucas 1,46-56
Aleluia, aleluia, aleluia.
Ó rei e Senhor das nações e pedra angular da Igreja, vinde salvar a mulher e o homem, que, um dia, formastes do barro.

Imagem relacionada
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

Naqueles dias, 1 46 Maria disse: "Minha alma glorifica ao Senhor,
47 meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador,
48 porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações,
49 porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo.
50 Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem.
51 Manifestou o poder do seu braço: desconcertou os corações dos soberbos.
52 Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes.
53 Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos.
54 Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia,
55 conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre".
56 Maria ficou com Isabel cerca de três meses. Depois voltou para casa.
Palavra da Salvação.
 
 
Maria disse tudo aquilo de improviso, ou melhor, inspiradíssima pelo Espírito de Deus. Ela reconhecendo a sua singeleza, e com muita humildade, engrandeceu ao Senhor por havê-la escolhido para tão santa e nobre missão. A minha alma engrandece ao Senhor...
Em nossas orações também podemos e devemos agradecer e engrandecer ao Senhor, por tudo o que somos e temos. Até mesmo pelos sofrimentos, pois somente Deus sabe o porquê passamos por eles. Para nos purificar, para endireitar os nossos caminhos, para nos fortalecer, para nos aproximar de Deus Pai, ele nos dá vez por outras, uns puxões de orelha, para que nos caiamos a fixa e percebemos o quanto somos dependentes, limitados e ingratos.
Dai glória ao Senhor, por que Ele é bom. Muito bom para conosco. Ele nos deu a vida, a chuva que faz crescer as plantas geradoras de frutas, de alimento para a vida animal e humana! Deus nos deu o sol fonte de vida, nos deu a água que nos mata a sede e nos banha, Ele nos deu tudo! Tudo! E nós, em nossa grande ingratidão, nos esquecemos de tudo isso, e em nossas orações, somente pedimos, pedimos e pedimos, sem agradecer nada...
O canto de Maria deve se unir ao canto de todas as mulheres, de todos nós em todos os lugares da Terra, por todas as idades, raças, e credos.
Que todas as Marias desse mundo contemplem as maravilhas do nosso Deus feito homem. Que todas as Marias do mundo não se esqueçam que elas vieram de Deus e devem voltar para Deus. Que elas não se percam no vício, na ambição, e no pecado.
Maria ofereceu o seu corpo para gerar o Filho de Deus. roguemos a Deus para que todas as garotas desse mundo tenham os seus corpos puros como Maria. Que as nossas Marias sejam santas e puras, que busquem a Deus em vez do diabo!
Que as nossas Marias vivam na graça santificante, na presença de Deus, e que se casem virgem, de preferência. Que elas sejam mães na presença de Deus. Que elas sejam devotas, santas católicas e felizes com os seus maridos e seus filhos.
 
 
José Salviano.

Nenhum comentário: