segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

LITURGIA DIÁRIA - ELE VAI SALVAR O SEU POVO DOS SEUS PECADOS

 Resultado de imagem para Mateus 1,18-24
1a Leitura - Jeremias 23,5-8
Leitura do livro do profeta Jeremias.
23 5 "Dias virão - oráculo do Senhor - em que farei brotar de Davi um rebento justo que será rei e governará com sabedoria e exercerá na terra o direito e a eqüidade.
6 Sob seu reinado será salvo Judá, e viverá Israel em segurança. E eis o nome com que será chamado: ‘Javé-nossa-justiça!’
7 Eis por que chegarão dias - oráculo do Senhor - em que não se dirá mais: ‘Viva Deus, que tirou do Egito os filhos de Israel’.
8 Mas sim: ‘Viva Deus, que fez voltar os israelitas do norte e de todas as terras, aonde os exilara, trazendo-os à pátria’".
Palavra do Senhor.

Salmo - 71/72
Nos seus dias a justiça florirá
E paz em abundância, para sempre.

Daí ao rei vossos poderes, Senhor Deus,
Vossa justiça ao descendente da realeza!
Com justiça ele governe o vosso povo,
Com eqüidade ele julgue os vossos pobres.

Libertará o indigente que suplica
E o pobre ao qual ninguém quer ajudar.
Terá pena do indigente e do infeliz,
E a vida dos humildes salvará.

Bendito seja o Senhor Deus de Israel,
Porque só ele realiza maravilhas!
Bendito seja o seu nome glorioso!
Bendito seja eternamente! Amém, amém!

Evangelho - Mateus 1,18-24
Aleluia, aleluia, aleluia.
Ó guia de Israel, que no monte do Sinai orientastes a Moisés, oh, vinde redimir-nos com braço estendido!
 Resultado de imagem para Mateus 1,18-24

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
1 18 Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo.
19 José, seu esposo, que era homem de bem, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente.
20 Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: “José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo.
21 Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados”.
22 Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor falou pelo profeta:
23 “Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho, que se chamará Emanuel, que significa: Deus conosco”.
24 Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa.
Palavra da Salvação.
 
 
Deus nos salva, nos protege, nos guarda de todo o mal. Porém, a missão número um de Jesus, foi a de nos SALVAR DOS PECADOS.
E nós, procuramos um Deus, um Jesus que nos livre de toda doença, de acidentes, de assaltos, de uma morte repentina.  Só que nem nos preocupamos de FAZER A VONTADE DO PAI, e além disso, vivemos perigosamente. Não respeitamos as leis de trânsito, comemos e bebemos errado, arrumamos confusão com os demais, estudamos tudo, menos o como funciona o nosso organismo, o nosso corpo.
E assim, entregamos a nossa saúde totalmente aos cuidados da medicina, a qual nem sempre está preocupada com a nossa saúde, mas sim, em ganhar muito dinheiro, às custas da nossa doença.  
Ele vai salvar o seu povo dos seus pecados.
Para isso, Jesus nos deixou a Igreja e os sacramentos. Ele nos disponibilizou tudo o que necessitamos para viver uma vida santa, sem pecado, e na presença de Deus.
A doença faz parte da vida, a morte paz parte da nossa existência. Ninguém, por mais saudável que seja, vai viver para sempre. Por isso, não busquemos um Deus que nos livre, e nos salve totalmente de todo o mal desse mundo, mas sim, um Deus que nos salve do pior mal que é o pecado.  Pois o pecado nos tira a vida da graça, nos tira a amizade com Deus, e nos impede de alcançar a vida eterna.
Quando é que vamos parar de viver esta vida terrena, como se ela fosse para sempre? Quando é que vamos acreditar nas palavras de Jesus, e viver a nossa vida nos preparando para a eternidade?
Devemos rezar sim, pedindo a Deus que se compadeça de nós, que nos livre de todo o mal terreno, do mal que nos afasta da sua amizade.
Vinde a mim todos os que sofrem e eu vos aliviarei. Deus nos alivia dos nossos fardos sim. E devemos rezar diariamente pedindo a sua proteção, a sua ajuda para vencer toda dificuldade dessa existência, onde encontramos muitas armadilhas perigosas, armadilhas essas que muitas vezes são preparadas por aqueles e aquelas que querem nos prejudicar, pela competição, pela inveja, por pura maldade!
Sim, Deus é o nosso protetor, o nosso refúgio. Porém, Deus enviou o seu Filho ao mundo para nos livrar principalmente do pecado e das suas causas.
Não estamos negando a proteção de Deus, mas sim, estamos tentando explicar, que o mal existe enquanto existimos. Os perigos dessa vida estão por todos os lados, inclusive muitos deles acontecem por total culpa nossa. Por exemplo, muitos males que sofremos, são causados pela nossa imprudência, pela bebedeira, pelo MAL USO DA NOSSA LIBERDADE.
Deus nos livra, sim, mas procuremos fazer a nossa parte.




José Salviano.

Nenhum comentário: