terça-feira, 12 de dezembro de 2017

LITURGIA DIÁRIA - A ALEGRIA DO ENCONTRO

Resultado de imagem para - Lc 1,39-47

1a Leitura - Gálatas 4,4-7
Leitura da carta de São Paulo aos Gálatas.
4 4 Mas quando veio a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, que nasceu de uma mulher e nasceu submetido a uma lei,
5 a fim de remir os que estavam sob a lei, para que recebêssemos a sua adoção.
6 A prova de que sois filhos é que Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!
7 Portanto já não és escravo, mas filho. E, se és filho, então também herdeiro por Deus.

Palavra do Senhor.

Salmo - 95/96
Manifestai a sua glória entre as nações.

Cantai ao Senhor Deus um canto novo,
cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira!
Cantai e bendizei se santo nome!

Dia após dia anunciai sua salvação,
manifestai a sua glória entre as nações
e, entre os povos do universo, seus prodígios!

Publicai entre as nações: Reina o Senhor!
Ele firmou o universo inabalável,
e os povos ele julga com justiça”.

Evangelho - Lucas 1,39-47
Aleluia, aleluia, aleluia.
Maria, alegra-te, ó cheia de graça, o Senhor é contigo; és bendita entre todas as mulheres da terra! (Lc 1,28)
Imagem relacionada
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

1 39 Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá.
40 Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel.
41 Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.
42 E exclamou em alta voz: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.
43 Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?
44 Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio.
45 Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!”
46 E Maria disse: “Minha alma glorifica ao Senhor,
47 meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador”.
Palavra da Salvação.
 
 
Deus entregou a Maria a sublime tarefa de ser mãe de Jesus, o Filho do Altíssimo, porque ela acreditou nas palavras do Anjo. No entanto, mesmo diante das promessas de que traria ao mundo o Salvador da humanidade, Maria não ficou somente na glória de ser mãe de Deus! Ela se fez serva, intercessora, auxiliadora e começou a sua missão de mãe da humanidade, quando foi visitar Santa Isabel oferecendo seus préstimos e seus cuidados. Ao encontrar-se com Izabel Maria fez fluir o júbilo do Espírito Santo que habitava no seu seio e exaltou a Deus. Por sua vez ao se deparar com Maria, a mãe de João Batista, Isabel, ficou plena do Espírito Santo e abriu os lábios para saudar a Mãe de Jesus.  A alegria do encontro é, portanto, a grande mensagem que podemos tirar deste Evangelho! Maria, a Bem-aventurada, feliz, cheia de graças, expressou alegria e gratidão! Assim como visitou Isabel, transmitindo a ela e a João Batista, o poder do Espírito, Maria hoje, também nos visita e traz para nós o Seu Menino Jesus, cheio do Espírito Santo que nos ensina a cantar, a louvar, a bendizer a Deus com os nossos lábios. O Espírito Santo é quem nos leva a louvar a Deus e a manifestar gratidão pelos Seus grandes feitos na nossa vida. Seremos também, como Maria, bem-aventurados (as), se acreditarmos nas promessas do Senhor.    – Reze com Maria, hoje: “Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus meu Salvador, porque olhou para a sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo! ” - Você também se considera bem-aventurado (a)? Você se sente comprometido (a) com Deus? - Você tem usado o Espírito Santo que mora em si para ir à busca daqueles que precisam ser amados e ajudados? -  Imagine-se como Maria visitando hoje alguém que você sabe que está precisando de amor!
 
 
 
 
 
Helena Serpa
 

Nenhum comentário: