segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

O QUE UM PAPA PODE OU NÃO PODE FAZER

Os papas não são como os presidentes ou governadores, nem a doutrina católica é como a política pública.

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Um grande amigo meu se refere habitualmente ao Wall Street Journal como o “jornal católico favorito” dele; uma extravagância não totalmente sem fundamento, levando-se em conta a receptividade das páginas de opinião do jornal aos sérios pontos de vista da Igreja católica sobre inúmeras questões. Mas o melhor jornal dos Estados Unidos também perde o fio da meada de vez em quando. Há exatos três anos, no dia 2 de janeiro de 2014, por exemplo, o Wall Street Journal perdeu a meada inteira ao descrever assim os motivos pelos quais o papa Francisco era uma das “pessoas em quem ficar de olho em 2014”:
Depois de criar expectativas de mudança de visão sobre a homossexualidade, sobre o divórcio, sobre o meio ambiente e sobre as obrigações da sociedade para com os pobres, espera-se também que o pontífice assuma a reforma burocrática do Vaticano e aumente o papel das mulheres na Igreja“.
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Pelas minhas contas, só este parágrafo contém quatro erros, além de uma grave deturpação dos “papéis” eclesiásticos.
Embora seja muito difícil de entender para quem observa o catolicismo com lentes políticas, os papas não são como presidentes ou governadores, nem a doutrina católica é como a política pública. Isto significa que uma mudança de “governo papal” não é, nem pode ser, uma mudança dos “pontos de vista” católicos. A doutrina, como a Igreja a entende, não é uma questão de “pontos de vista” de alguém, mas de entendimentos assentados sobre a verdade das coisas.
Os papas não são livres agentes que governam a seu bel-prazer. Antes da conclusão da constituição dogmática do Vaticano II sobre a Igreja, o papa Paulo VI propôs acrescentar ao documento uma sentença afirmando que o papa é “responsável apenas perante o Senhor“; era um esforço, presumo eu, de proteger a autoridade papal e a sua liberdade de ação diante de possíveis intromissões civis ou eclesiásticas. Mas a comissão teológica do concílio rejeitou a proposta de alteração do papa, notando que “o Romano Pontífice é… obrigado a respeitar a revelação em si, a estrutura fundamental da Igreja, os sacramentos, as definições de concílios anteriores e outras obrigações muito numerosas para serem mencionadas“.
Essas “outras obrigações” incluem honrar a verdade das coisas. Numa conferência acadêmica, vários anos atrás, um distinto filósofo católico proclamou, talvez hiperbolicamente: “Se o papa afirmasse que 2+2=5, eu acreditaria nele“. Um filósofo católico ainda mais distinto deu-lhe uma resposta correta e muito mais católica: “Se o Santo Padre dissesse que 2+2=5, eu diria publicamente: ‘Talvez eu tenha entendido mal o que Sua Santidade quer dizer’. E, em particular, eu rezaria por Sua Santidade”.
Os papas não são figuras autoritárias que ensinam o que bem querem e do jeito que querem. O papa é o guardião de uma tradição autorizada, da qual ele é servo, não mestre. O Papa Francisco sabe disso melhor do que ninguém, como ele mesmo enfatizou ao repetir que é um “filho da Igreja”, que crê e ensina o que a Igreja crê e ensina.
Por isso, vão se desiludir aqueles que ainda pensam que este pontificado vai mudar a doutrina católica sobre a moralidade dos atos homossexuais ou sobre as consequências, para a comunhão pessoal com a Igreja, de se divorciar e voltar a casar. Apesar disso, a Igreja pode, é claro, desenvolver melhor a sua abordagem pastoral dessas questões.
Quanto ao meio ambiente e aos pobres, a Doutrina Social da Igreja Católica vem ensinando há muito tempo que nós somos os guardiães da criação e que os menores dentre os nossos irmãos no Senhor têm direito moral à nossa solidariedade e à nossa caridade. A doutrina social deixa abertas ao debate as especificações dos meios práticos para que as pessoas de boa vontade e os governos exerçam a gestão do planeta, a solidariedade e a caridade.
E “o papel das mulheres na Igreja”? Sem dúvida, várias estruturas da Igreja se beneficiariam com uma gama mais ampla de talentos (sejam eles do sexo que forem). O Papa Francisco deixou claro que identificar a liderança na Igreja com a ordenação sacerdotal é tanto uma forma de clericalismo quanto de instrumentalização das mulheres católicas.
Por fim, a propósito da reforma da Cúria: “Oremus”, como se costumava dizer!






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