terça-feira, 17 de janeiro de 2017

LITURGIA DIÁRIA - O AMOR É ESSENCIAL

 Resultado de imagem para COMER TRIGO DIA DE SABADO EVANGELHO
1a Leitura - Hebreus 6,10-20
Leitura da carta aos Hebreus.
Irmãos, 6 10 Deus não é injusto e não esquecerá vossas obras e a caridade que mostrastes por amor de seu nome, vós que servistes e continuais a servir os santos. 11 Desejamos, apenas, que ponhais todo o empenho em guardar intata a vossa esperança até o fim, 12 e que, longe de vos tornardes negligentes, sejais imitadores daqueles que pela fé e paciência se tornam herdeiros das promessas.
13 Quando Deus fez a promessa a Abraão, como não houvesse ninguém maior por quem jurar, jurou por si mesmo, 14 dizendo: "Em verdade eu te abençoarei, e multiplicarei a tua posteridade". 15 E Abraão, esperando com paciência, alcançou a realização da promessa. 16 Os homens, com efeito, juram por quem é maior do que eles, e o juramento serve de garantia e põe fim a toda controvérsia. 17 Por isso, querendo Deus mostrar mais seguramente aos herdeiros da promessa a imutabilidade da sua resolução, interpôs o juramento. 18 Por este ato duplamente irrevogável, pelo qual o próprio Deus se proibia de desdizer-se, encontramos motivo de profunda consolação, nós que pusemos nossa perspectiva em alcançar a esperança proposta. 19 Esperança esta que seguramos qual âncora de nossa alma, firme e sólida, e que penetra até além do véu, no santuário 20 onde Jesus entrou por nós como precursor, Pontífice eterno, segundo a ordem de Melquisedec.
Palavra do Senhor.


Salmo - 110/111
O Senhor se lembra sempre da aliança.

Eu agradeço a Deus de todo o coração,
Junto com todos os seus justos reunidos!
Que grandiosas são as obras do Senhor,
Elas merecem todo o amor e admiração!

O Senhor bom e clemente nos deixou
A lembrança de suas grandes maravilhas.
Ele dá o alimento aos que o temem
E jamais esquecerá sua aliança.

Enviou libertação para o seu povo,
Confirmou sua aliança para sempre.
Seu nome é santo e é digno de respeito.
Permaneça eternamente o seu louvor.
Resultado de imagem para COMER TRIGO DIA DE SABADO EVANGELHO FILME

Evangelho - Marcos 2,23-28
Aleluia, aleluia, aleluia.
Que o Pai do Senhor Jesus Cristo vos dê do saber o Espírito; para que conheçais a esperança, reservada para vós como herança! (Ef 1,17s)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
2 23 Num dia de sábado, o Senhor caminhava pelos campos e seus discípulos, andando, começaram a colher espigas.
24 Os fariseus observaram-lhe: "Vede! Por que fazem eles no sábado o que não é permitido?" Jesus respondeu-lhes:
25 "Nunca lestes o que fez Davi, quando se achou em necessidade e teve fome, ele e os seus companheiros?
26 Ele entrou na casa de Deus, sendo Abiatar príncipe dos sacerdotes, e comeu os pães da proposição, dos quais só aos sacerdotes era permitido comer, e os deu aos seus companheiros."
27 E dizia-lhes: "O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado;
28 e, para dizer tudo, o Filho do homem é senhor também do sábado."
Palavra da Salvação.

 Reflexão

A Lei de Deus é o AMOR! Jesus, neste Evangelho, nos conscientiza a pôr o amor como lei essencial para as ações da nossa vida. No mundo e até mesmo dentro da Igreja, já nos acostumamos às normas e às regras e não percebemos que, muitas vezes, estamos sendo injustos e infratores da Lei de Deus. Tudo o que o Pai criou, Ele o fez em favor do homem, objeto do Seu Amor, portanto, dizer que “o sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado” significa que a nossa sobrevivência e a caridade conosco mesmos (as) estão acima das normas que, apesar de estabelecidas para direcionar a vida do homem, quando mal aplicadas, se voltam contra ele próprio. Por isso, o Evangelho nos revela como os homens de Deus agiram na hora em que tiveram fome e precisaram de alimento. Nunca podemos nos esquecer de que a nossa vida e a nossa sobrevivência estão em primeiro lugar na escala de prioridades.    Como poderemos amar ao nosso próximo se não amarmos a nós mesmos (as)? Como poderemos alimentar o nosso próximo se não tivermos o alimento para dar?  Não poderemos dar força aos nossos irmãos e irmãs se nós mesmos (as) estivermos fracos (as). Por isso, sabiamente Jesus permitiu aos seus discípulos que arrancassem “espigas” em dia de sábado e infringissem a lei a fim de matar a sua fome. - Você também é como os fariseus que punham as regras acima do amor? – Você se admira quando vê alguém quebrando o protocolo para ajudar a si mesmo ou a alguém?  – O que você aprendeu mais com este Evangelho?
 
 
 
 
 
 
Helena Serpa

Nenhum comentário: