sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

LITURGIA DIÁRIA - FÉ CONFIANÇA ABSOLUTA EM DEUS

Imagem relacionada
1a Leitura - Hebreus 4,1-5.11
Leitura da carta aos Hebreus.
4 1 Enquanto, pois, subsiste a promessa de entrar no seu descanso, tenhamos cuidado em que ninguém de nós corra o risco de ser excluído. 2 A boa nova nos foi trazida a nós, como o foi a eles. Mas a eles de nada aproveitou, porque caíram na descrença. 3 Nós, porém, se tivermos fé, haveremos de entrar no descanso. Ele disse: "Eu jurei na minha ira: não entrarão no lugar do meu descanso". Ora, as obras de Deus estão concluídas desde a criação do mundo; 4 pois, em certa passagem, falou do sétimo dia o seguinte: "E, terminado o seu trabalho, descansou Deus no sétimo dia". 5 Se, pois, ele repete: "Não entrarão no lugar do meu descanso".
11 Assim, apressemo-nos a entrar neste descanso para não cairmos por nossa vez na mesma incredulidade.
Palavra do Senhor.


Salmo - 77/78
Não vos esqueçais das obras do Senhor!

Tudo aquilo que ouvimos e aprendemos,
E transmitiram para nós os nossos pais,
À nova geração nós contaremos:
As grandezas do Senhor e seu poder.

Levantem-se e as contem a seus filhos,
Para que ponham no Senhor sua esperança;
Das obras do Senhor não se esqueçam
E observem fielmente os seus preceitos.

Nem se tornem, a exemplo de seus pais,
Rebelde e obstinada geração,
Uma raça de inconstante coração,
Infiel ao Senhor Deus em seu espírito.
Imagem relacionada

Evangelho - Marcos 2,1-12
Aleluia, aleluia, aleluia.
Um grande profeta surgiu entre nós e Deus visitou o seu povo, aleluia (Lc 7,16).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
2 1 Alguns dias depois, Jesus entrou novamente em Cafarnaum e souberam que ele estava em casa.
2 Reuniu-se uma tal multidão, que não podiam encontrar lugar nem mesmo junto à porta. E ele os instruía.
3 Trouxeram-lhe um paralítico, carregado por quatro homens.
4 Como não pudessem apresentar-lho por causa da multidão, descobriram o teto por cima do lugar onde Jesus se achava e, por uma abertura, desceram o leito em que jazia o paralítico.
5 Jesus, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: "Filho, perdoados te são os pecados."
6 Ora, estavam ali sentados alguns escribas, que diziam uns aos outros:
7 "Como pode este homem falar assim? Ele blasfema. Quem pode perdoar pecados senão Deus?"
8 Mas Jesus, penetrando logo com seu espírito tios seus íntimos pensamentos, disse-lhes: "Por que pensais isto nos vossos corações?
9 Que é mais fácil dizer ao paralítico: Os pecados te são perdoados, ou dizer: Levanta-te, toma o teu leito e anda?
10 Ora, para que conheçais o poder concedido ao Filho dó homem sobre a terra (disse ao paralítico),
11 eu te ordeno: levanta-te, toma o teu leito e vai para casa."
12 No mesmo instante, ele se levantou e, tomando o. leito, foi-se embora à vista de todos. A multidão inteira encheu-se de profunda admiração e puseram-se a louvar a Deus, dizendo: "Nunca vimos coisa semelhante."
Palavra da Salvação.

Reflexão

A ação dos quatro homens que apresentaram o paralítico a Jesus é uma demonstração de perseverança, de persistência e, principalmente de fé e confiança absoluta em Deus. Eles não mediram esforços e fizeram até o impossível para que aquele homem conseguisse chegar até Jesus, pois tinham certeza de que ele seria curado. Na narrativa chama-nos a atenção o fato de Jesus notar “a fé daqueles homens” que levavam o paralítico até Ele! Daí, podemos também concluir que não foi propriamente a fé do paralítico que o salvou, mas sim a fé dos seus amigos. Esta é, portanto, a qualidade da fé que precisamos cultivar. Ir até o fim, sem desistir, diante das dificuldades, dos empecilhos, dos desencontros de horários. Por todos estes pequenos contratempos, muitas vezes, nós deixamos por menos e não acudimos alguém que está paralítico. Há muitos “paralíticos” esperando a nossa ação para serem apresentados a Jesus. Nada acontece diferente na vida deles, porque nós também estamos paralisados pela incredulidade e ainda não tomamos a iniciativa de conduzi-los até Ele! Precisamos refletir qual será o espírito que nos move a levá-los. Se dizemos que temos fé, porque será que duvidamos do poder de Jesus. Quais são as dificuldades e as barreiras que nos atrapalham e, por isso, não conseguimos.  A mensagem que nos é dada, hoje, é a de nunca desistir de ajudar   alguém que necessita da nossa ação. – Você também tem fé de que Jesus pode curar os seus amigos paralíticos? – O que você tem feito para demonstrar a sua fé? – O que você entende por “paralítico”? Para onde Jesus mandou ir o paralítico depois de curá-lo? – Na sua casa tem alguém paralítico (a)?  





Helena Serpa


Nenhum comentário: