sábado, 14 de janeiro de 2017

LITURGIA DIÁRIA - O CHAMADO DE LEVI

 Resultado de imagem para JESUS CHAMA MATEUS
1a Leitura - Hebreus 4,12-16
Leitura da carta aos Hebreus.
Irmãos, 4 12 porque a palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração. 13 Nenhuma criatura lhe é invisível. Tudo é nu e descoberto aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.
14 Temos, portanto, um grande Sumo Sacerdote que penetrou nos céus, Jesus, Filho de Deus. Conservemos firme a nossa fé. 15 Porque não temos nele um pontífice incapaz de compadecer-se das nossas fraquezas. Ao contrário, passou pelas mesmas provações que nós, com exceção do pecado. 16 Aproximemo-nos, pois, confiadamente do trono da graça, a fim de alcançar misericórdia e achar a graça de um auxílio oportuno.
Palavra do Senhor.

Salmo - 18/19B
Vossas palavras são espírito, são vida,
tendes palavras, ó Senhor, de vida eterna.
A lei do Senhor Deus é perfeita,
Conforto para a alma!
O testemunho do Senhor é fiel,
Sabedoria dos humildes.

Os preceitos do Senhor são precisos,
Alegria ao coração.
O mandamento do Senhor é brilhante,
Para os olhos é uma luz.

É puro o temor do Senhor,
Imutável para sempre.
Os julgamentos do Senhor são corretos
E justos igualmente.

Que vos agrade o cantar dos meus lábios
E a voz da minha alma;
Que ela chegue até vós, ó Senhor,
Meu rochedo e redentor!
Imagem relacionada

Evangelho - Marcos 2,13-17
Aleluia, aleluia, aleluia.
O Espírito do Senhor repousa sobre mim e enviou-me a anunciar aos pobres o Evangelho (Lc 4,18).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
2 13 Jesus saiu de novo para perto do mar e toda a multidão foi ter com ele, e ele os ensinava.
14 Quando ia passando, viu Levi, filho de Alfeu, sentado no posto da arrecadação e disse-lhe: "Segue-me." E Levi, levantando-se, seguiu-o.
15 Em seguida, pôs-se à mesa na sua casa e muitos cobradores de impostos e pecadores tomaram lugar com ele e seus discípulos; com efeito, eram numerosos os que o seguiam.
16 Os escribas, do partido dos fariseus, vendo-o comer com as pessoas de má vida e publicamos, diziam aos seus discípulos: "Ele come com os publicamos e com gente de má vida?"
17 Ouvindo-os, Jesus replicou: "Os sãos não precisam de médico, mas os enfermos; não vim chamar os justos, mas os pecadores."
Palavra da salvação.

Reflexão

Parece até que Jesus procurou os piores para fundar a Sua Igreja. Mesmo sabendo que Levi, (Mateus) era um coletor de impostos, um homem pecador, portanto, injusto com os irmãos, Jesus o convocou para fazer parte do rol de Seus discípulos.  Isto tudo nos serve de exemplo quando também nos admiramos de que na Igreja de Deus e no serviço do reino haja tantas pessoas necessitadas de conversão.  Isto prova quanto que Jesus deseja a nossa salvação e conversão, por isso mesmo, nos convocou.   A certeza de que Jesus não veio para chamar justos, mas sim pecadores, dá a garantia de que o nosso chamado é para valer e Ele quer também entrar na nossa casa, cear com a nossa família e confraternizar-se com nossos amigos, todos, pecadores.    Jesus veio para chamar os pecadores a serem justos, esta é a verdade. Justo é aquele que se ajusta ao Plano do Pai. Ainda hoje Jesus, quer atrair para si os pecadores, fracos, defeituosos, infelizes a fim de que todos se tornem ajustados ao Plano do Pai que é a sua felicidade.  O grande segredo para que sejamos salvos é, primeiramente, reconhecermos que precisamos de salvação e acolhermos Jesus Cristo como nosso Salvador. Quando estamos fortalecidos na fé em Jesus Cristo nós também nos ajustamos ao plano de Deus, por isso, somos convocados a ser instrumentos de salvação para aqueles que não O conhecem e não O aceitam.   – Você se acha um homem ou uma mulher, justo (a )? – Qual é o critério para sermos justos (as)? – Você também, como Levi, já foi chamado (a) para seguir Jesus? – Para você o que significa seguir Jesus: ir atrás Dele ou obedecê-lo?





Helena Serpa

Nenhum comentário: