quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

LITURGIA DIÁRIA - LIBERDADE PARA ESCOLHER

 Resultado de imagem para João 1,35-42
  1a Leitura - 1 João 3,7-10
Leitura da primeira carta de João.
3 7 Filhinhos, ninguém vos seduza: aquele que pratica a justiça é justo, como também (Jesus) é justo.
8 Aquele que peca é do demônio, porque o demônio peca desde o princípio. Eis por que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do demônio.
9 Todo o que é nascido de Deus não peca, porque o germe divino reside nele; e não pode pecar, porque nasceu de Deus.
10 É nisto que se conhece quais são os filhos de Deus e quais os do demônio: todo o que não pratica a justiça não é de Deus, como também aquele que não ama o seu irmão.
Palavra do Senhor.

Salmo - 97/98
Os confins do universo contemplaram
a salvação do nosso Deus.
Cantai ao Senhor Deus um canto novo,
porque ele fez prodígios!
Sua mão e o seu braço forte e santo
alcançaram-lhe a vitória.

Aplauda o mar com todo ser que nele vive,
o mundo inteiro e toda gente!
As montanhas e os rios batam palmas
e exultem de alegria.

Na presença do Senhor, pois ele vem,
vem julgar a terra inteira.
Julgará o universo com justiça
e as nações com equidade.
Resultado de imagem para João 1,35-42
Evangelho - João 1,35-42
Aleluia, aleluia, aleluia.
Depois de ter falado, no passado, aos nossos pais, pelos profetas, muitas vezes, em nossos dias Deus falou-nos por seu Filho (Hb 1,1s).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
1 35 No dia seguinte, estava lá João outra vez com dois dos seus discípulos.
36 E, avistando Jesus que ia passando, disse: “Eis o Cordeiro de Deus”.
37 Os dois discípulos ouviram-no falar e seguiram Jesus.
38 Voltando-se Jesus e vendo que o seguiam, perguntou-lhes: “Que procurais?” Disseram-lhe: “Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras?”
39 “Vinde e vede”, respondeu-lhes ele. Foram aonde ele morava e ficaram com ele aquele dia. Era cerca da hora décima.
40 André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido João e que o tinham seguido.
41 Foi ele então logo à procura de seu irmão e disse-lhe: “Achamos o Messias” (que quer dizer o Cristo).
42 Levou-o a Jesus, e Jesus, fixando nele o olhar, disse: “Tu és Simão, filho de João; serás chamado Cefas” (que quer dizer pedra).
Palavra da Salvação.
 
Reflexão
 
“Eis o Cordeiro de Deus!” Com estas palavras João Batista apontava o caminho para Jesus dando o ponta pé para que Ele começasse o Seu apostolado aqui na terra. Assim sendo, nós comprovamos que João Batista teve um papel determinante no plano de salvação do Pai quando apontou aos seus próprios discípulos, o verdadeiro Caminho para encontrar Deus.  Ele não procurou reter os seus discípulos, muito pelo contrário, mostrou-lhes que Jesus era o único que podia salvá-los.  Os discípulos de João Batista não duvidaram, mas escutaram a mensagem e reconheceram a verdade. Saíram em busca de Jesus. Não ficaram presos a João Batista. Jesus os acolheu, Mas antes, porém, perguntou-lhes o que eles procuravam. Não os prendeu, não os forçou apenas fez com que eles tivessem consciência do que desejavam os seus corações. “Que estais procurando? Somente depois foi que Jesus os chamou: “vinde ver.” Portanto, podemos tirar do relato deste Evangelho muitas mensagens para nossa caminhada espiritual e humana.  É importante que tenhamos consciência do que buscamos, a quem buscamos e do que desejamos. Os discípulos de João Batista foram por livre e espontânea vontade.  Nós também não podemos forçar ninguém a nos seguir e simplesmente fazer o que queremos e como queremos. Assim como Jesus mudou o nome de Pedro para Cefas, também poderá mudar o nosso nome, nos redimensionar, nos reestruturar, transformar o nosso corpo, a nossa mentalidade e o nosso espírito a fim de que estejamos ajustados (as) ao Plano de Deus  na edificação do Reino dos céus.
Jesus sabe quem somos, sabe para o que viemos ao mundo e é o Espírito Santo quem nos revela tudo isso.  Só Ele conhece qual o propósito do Pai ao nos criar e tem poder para em qualquer momento da nossa vida fazer as mudanças e transformações de que precisamos. 
-Você já encontrou o verdadeiro Caminho ou ainda é muito preso a pessoas e coisas? – Você tem consciência do que busca na sua vida? – Você já deixou Jesus mudar o seu nome, (significando a sua missão) ? 
 
 
 
 
 
Helena Serpa

Nenhum comentário: