segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

LITURGIA DIÁRIA - O PECADO CONTRA O ESPÍRITO SANTO

 Resultado de imagem para Mc 3,22-30
 Primeira Leitura (Hb 9,15.24-28)
Leitura da Carta aos Hebreus.
Irmãos, 15Cristo é mediador de uma nova aliança. Pela sua morte, ele reparou as transgressões cometidas no decorrer da primeira aliança. E, assim, aqueles que são chamados recebem a promessa da herança eterna. 24Jesus não entrou num santuário feito por mão humana, imagem do verdadeiro, mas no próprio céu, a fim de comparecer, agora, na presença de Deus, em nosso favor.
25E não foi para se oferecer a si muitas vezes, como o sumo sacerdote que, cada ano, entra no Santuário com sangue alheio. 26Porque, se assim fosse, deveria ter sofrido muitas vezes, desde a fundação do mundo.
Mas foi agora, na plenitude dos tempos, que, uma vez por todas, ele se manifestou para destruir o pecado pelo sacrifício de si mesmo. 27O destino de todo homem é morrer uma só vez, e depois vem o julgamento. 28Do mesmo modo, também Cristo, oferecido uma vez por todas, para tirar os pecados da multidão, aparecerá uma segunda vez, fora do pecado, para salvar aqueles que o esperam.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório (Sl 97)
Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios!
Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios!
Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.
O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.
Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!
Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa e da cítara suave! Aclamai, com os clarins e as trombetas, ao Senhor, o nosso Rei!

https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS_YP-kCHOTaO06UAMQJbbDFqqZKgQsnR8y5qp58UG9UTnhm79Z7Q
Evangelho (Mc 3,22-30)
O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 22os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Beelzebul, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios. 23Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? 24Se um reino se divide contra si mesmo ele não poderá manter-se. 25Se uma família se divide contra si mesma, não poderá manter-se. 26Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. 27Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa.
28Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto nos pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. 29Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno”. 30Jesus falou isso, porque diziam: “Ele está possuído por um espírito mau”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
 
 Reflexão
 
Precisamos estar muito atentos para não dar ouvidos aos ensinamentos dos homens que negam o poder do Espírito Santo, para que não se enfraqueça em nós a Sua manifestação. Por isso, neste Evangelho, com muita sabedoria Jesus refutava o argumento dos mestres da Lei que confundiam o povo alegando que Ele era movido por um espírito mal e que era por força do demônio que expulsava os demônios. Jesus, então, os conscientizava mostrando que um reino que se volta contra si mesmo é um reino enfraquecido. Com isso, Jesus condenava aqueles que blasfemavam contra o Espírito Santo, pois quem assim o faz está praguejando contra o próprio Deus e dividindo o Seu reino.  Refletindo sobre as palavras de Jesus nós podemos perceber que lutamos contra nós mesmos (as) quando negamos o poder do Espírito Santo e não reconhecemos Nele o motivador da nossa vida e das nossas ações. Se, tivermos consciência de que recebemos o Espírito Santo no nosso Batismo não o podemos rejeitar e não querer a sua manifestação em nós, pois assim, com certeza, estaremos fadados ao fracasso e a uma vida de trevas. Não teremos perdão! Seremos fortes e destemidos se deixarmos que a força do Espírito atue em todos os momentos da nossa vida. – Você acredita que o Espírito Santo tem poder na sua vida? – Você é uma pessoa que dá ouvidos a doutrinas de outras religiões? – Quem é o Espírito Santo para você? – E Jesus, quem é Ele para você?






Helena Serpa

Nenhum comentário: