segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

LITURGIA DIÁRIA - O SINAL DA CRUZ DE JESUS FOI GRAVADO EM NOSSO CORAÇÃO

 Resultado de imagem para jesus batizado por joão
1a Leitura - Isaías 42,1-4.6-7
Leitura do livro do profeta Isaías.
42 1 “Eis meu Servo que eu amparo, meu eleito ao qual dou toda a minha afeição, faço repousar sobre ele meu espírito, para que leve às nações a verdadeira religião.
2 Ele não grita, nunca eleva a voz, não clama nas ruas.
3 Não quebrará o caniço rachado, não extinguirá a mecha que ainda fumega. Anunciará com toda a franqueza a verdadeira religião; não desanimará, nem desfalecerá,
4 até que tenha estabelecido a verdadeira religião sobre a terra, e até que as ilhas desejem seus ensinamentos.
6 Eu, o Senhor, chamei-te realmente, eu te segurei pela mão, eu te formei e designei para ser a aliança com os povos, a luz das nações;
7 para abrir os olhos aos cegos, para tirar do cárcere os prisioneiros e da prisão aqueles que vivem nas trevas”.
Palavra do Senhor.

Salmo - 28/29
Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!

Filhos de Deus, tributai ao Senhor,
tributai-lhe a glória e o poder!
Dai-lhe a glória devida ao seu nome;
adorai-o com santo ornamento!

Eis a voz do Senhor sobre as águas,
sua voz sobre as águas intensas!
Eis a voz do Senhor com poder!
Eis a voz do Senhor majestosa.

Sua voz no trovão reboando!
No seu templo os fiéis bradam: “Glória!”
É o Senhor que domina os dilúvios,
o Senhor reinará para sempre!
Resultado de imagem para jesus batizado por joão

Evangelho - Mateus 3,13-17
Aleluia, aleluia, aleluia.
Abriram-se os céus e fez-se ouvir a voz do Pai: Eis meu filho muito amado; escutai-o, todos vós! (Mc 9,7)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, 3 13 da Galiléia foi Jesus ao Jordão ter com João, a fim de ser batizado por ele.
14 João recusava-se: "Eu devo ser batizado por ti e tu vens a mim!"
15 Mas Jesus lhe respondeu: "Deixa por agora, pois convém cumpramos a justiça completa". Então João cedeu.
16 Depois que Jesus foi batizado, saiu logo da água. Eis que os céus se abriram e viu descer sobre ele, em forma de pomba, o Espírito de Deus.
17 E do céu baixou uma voz: "Eis meu Filho muito amado em quem ponho minha afeição".
Palavra da Salvação.

Reflexão

Em Jesus não havia pecado algum, por esta razão Ele não precisaria ter sido batizado. No entanto, Ele mesmo fez questão de ser batizado por João para que se cumprisse toda a justiça de que falam as Escrituras. Logo após ter sido imerso nas águas do rio Jordão, a voz do Pai se fez ouvir e o Espírito Santo se manifestou em forma de pomba, e assim se confirmou a filiação divina de Jesus: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado”.  Meditando sobre o Batismo de Jesus nós também podemos refletir sobre o nosso próprio Batismo, quando o Espírito Santo veio plenificar o nosso ser e a voz do Pai do céu também confirmou que, em Jesus, somos filhos e filhas amados. Fará toda diferença na nossa vida, a certeza de que a nossa adoção como filhos e filhas do Pai que está nos céus foi assinada com o sangue do Seu próprio Filho. Na hora do nosso Batismo, nós somos inseridos no mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus e recebemos a vida nova do Espírito Santo, que também manifesta a Sua ação e nos revela o Seu grande amor. Por isso, Jesus quis ser batizado. Podemos imaginar o que aconteceu dentro da nossa alma, no mais profundo do nosso ser no momento em que fomos imersos (as) nas águas do Batismo. A voz do Pai se declarou a nosso favor e o sinal da Cruz de Jesus foi gravado no nosso coração. Nunca poderemos esquecer de que somos filhos e filhas amados de Deus Pai, irmãos e irmãs de Jesus Cristo, por isso, temos direito à herança do reino dos céus. Em nós se encontram as riquezas do Espírito Santo, que são dons, virtudes, armas preciosas para vencermos a luta do nosso dia a dia aqui na terra. Somos herdeiros (as) das promessas de Deus e o Seu Amor Eterno também jorra como fonte no nosso coração. Por mais que o mundo queira nos desestabilizar e confundir, sempre teremos uma chance de restauração e, mesmo passando pelo sofrimento da cruz nós temos em nós as marcas da Ressurreição de Jesus. Como seria bom que todos os dias nós nos lembrássemos disso! No Batismo nós recebemos um diamante que precisa sempre ser polido e esmerado para que não se suje nas artimanhas do inimigo. Peçamos ao Espírito Santo que faça em nós essa obra e nos purifique de todo pecado para que possamos escutar a voz que vem do céu: “este é o meu filho amado, esta é a minha filha muito amada”.– Você já se apossou da herança que tem direito por justiça? – Imagine como terá sido o momento do seu Batismo e ouça a voz acolhedora do Pai. 
 
 
 
 
 
Helena Serpa

Nenhum comentário: