terça-feira, 8 de novembro de 2016

LITURGIA DIÁRIA - SERVOS DE CORAÇÃO CONTRITO

 Resultado de imagem para Lucas 17,7-10
1a Leitura - Tito 2,1-8.11-14
Leitura da Carta de São Paulo a Tito.
2 1 Carríssimo, o teu ensinamento, porém, seja conforme à sã doutrina.
2 Os mais velhos sejam sóbrios, graves, prudentes, fortes na fé, na caridade, na paciência. 3 Assim também as mulheres de mais idade mostrem no seu exterior uma compostura santa, não sejam maldizentes nem intemperantes, mas mestras de bons conselhos.
4 Que saibam ensinar as jovens a amarem seus maridos, a quererem bem seus filhos,
5 a serem prudentes, castas, cuidadosas da casa, bondosas, submissas a seus maridos, para que a palavra de Deus não seja desacreditada.
6 Exorta igualmente os moços a serem morigerados,
7 e mostra-te em tudo modelo de bom comportamento: pela integridade na doutrina, gravidade,
8 linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário seja confundido, não tendo a dizer de nós mal algum.
9 Exorta os servos a que sejam submissos a seus senhores e atentos em agradar-lhes. Em lugar de reclamar deles
10 e defraudá-los, procurem em tudo testemunhar-lhes incondicional fidelidade, para que por todos seja respeitada a doutrina de Deus, nosso Salvador.
11 Manifestou-se, com efeito, a graça de Deus, fonte de salvação para todos os homens.
12 Veio para nos ensinar a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver neste mundo com toda sobriedade, justiça e piedade,
13 na expectativa da nossa esperança feliz, a aparição gloriosa de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo,
14 que se entregou por nós, a fim de nos resgatar de toda a iniqüidade, nos purificar e nos constituir seu povo de predileção, zeloso na prática do bem.
Palavra do Senhor.


Salmo - 36/37
A salvação de quem é justo vem de Deus!
Confia no Senhor e faze o bem,
E sobre a terra habitarás em segurança.
Coloca no Senhor tua alegria,
E ele dará o que pedir teu coração.

O Senhor cuida da vida dos honestos,
E sua herança permanece eternamente.
É o Senhor quem firma os passos dos mortais
E dirige o caminhar dos que lhe agradam.

Afasta-te do mal e faze o bem,
E terás tua morada para sempre.
Os justos herdarão a nova terra
E nela habitarão eternamente.

Resultado de imagem para Lucas 17,7-10

Evangelho - Lucas 17,7-10
Aleluia, aleluia, aleluia.
Quem me ama, realmente, guardará minha palavra, e meu Pai o amará e a ele nós viremos (Jo 14,23).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, disse Jesus: 17 7 "Qual de vós, tendo um servo ocupado em lavrar ou em guardar o gado, quando voltar do campo lhe dirá: ‘Vem depressa sentar-te à mesa?’
8 E não lhe dirá ao contrário: ‘Prepara-me a ceia, cinge-te e serve-me, enquanto como e bebo, e depois disto comerás e beberás tu?’
9 E se o servo tiver feito tudo o que lhe ordenara, porventura fica-lhe o senhor devendo alguma obrigação?
10 Assim também vós, depois de terdes feito tudo o que vos foi ordenado, dizei: ‘Somos servos como quaisquer outros; fizemos o que devíamos fazer’".
Palavra da Salvação.

 Reflexão

O verdadeiro servo faz o que tem de fazer e não espera por gestos de gratidão nem tampouco ser recompensado com regalias pelo seu serviço! É isso que Jesus nos conscientiza neste Evangelho!  Todos nós percebemos que a nossa humanidade tem tendência a querer descanso, mordomia e vida fácil! E, na maioria das vezes quando desempenhamos um bom trabalho, uma missão profícua ou mesmo a nossa obrigação diária, entendemos que já “fizemos muito” e, por isso, então, devemos ser elogiados, exaltados, por tudo que foi perfeitamente executado. Jesus, porém, nos dá ciência de que somos servos inúteis porque fazemos a nossa obrigação e, enquanto servos, teremos sempre algo a concretizar.  Assim, Ele nos exorta a permanecermos fiéis no nosso posto, fazendo tudo por amor e acolhendo as graças que caem sobre nós a todos os momentos enquanto trabalhamos na construção do reino. Todo servo fiel recebe a sua cota de alegria e regozijo pela missão desempenhada e não fica esperando presentes especiais para si. Somos considerados servos inúteis enquanto fizermos somente o que é da nossa obrigação. Precisamos entender que a recompensa que teremos pelas nossas ações de justiça nos serão concedidas no céu, quando tivermos alcançado a vida plena. Enquanto prestamos algum serviço ao reino de Deus, aqui na terra, nós o devemos realizar como parte da nossa condição de servos e de servas fiéis e não para receber honrarias ou esperar elogios. Desse modo, Jesus nos diz: " quando vocês tiverem feito tudo o que vos mandaram, dizei: "somos servos inúteis: fizemos o que devíamos fazer!" A fé em Jesus nos faz ser Seus servos de coração contrito, na certeza de que, se não conseguimos fazer tudo o que é necessário, pelo menos o nosso empenho, o nosso zelo, as nossas perseveranças dão a amostra de que somos operários e operárias fieis do reino dos céus e que já recebemos o nosso salário. Jesus Cristo deu a vida por todos nós, portanto, Ele é o nosso Senhor! - Quando você presta algum serviço no reino de Deus você espera elogios? - Você fica triste quando não comentam a sua atuação positivamente? - Quando você é chamado (a) para algum ministério ou trabalho na comunidade você vai de boa vontade ou a contragosto? - Você acha que já está fazendo muito e que já precisa descansar?






Helena Serpa 

Nenhum comentário: