quinta-feira, 10 de novembro de 2016

COMO ENTENDER E SABER ESPERAR O TEMPO DE DEUS?

Confesso que por um longo tempo eu quebrei a cabeça tentando entender os propósitos de Deus, tentando entender porque os meus pedidos demoravam tanto, porque eram tão difíceis de acontecer, muitas vezes eu perguntava pra Deus "O Senhor tem certeza disso?"
É até engraçado não é? A criação perguntando para o Criador se ele criou corretamente a sua obra! Mas quando eu questionava ao Senhor sobre isto ele logo me respondia dizendo "Filho, espera! Este não é o tempo", mas o mundo me dizia "você não precisa disso, você pode ter mais! E até além do que você deseja".
Eu tive que escolher muitas vezes! Então eu resolvi ouvir a voz no meu coração que dizia pra eu esperar, então esperei, esperei, e esperei até me cansar e desistir! Então disse para Deus "Ok Senhor, eu desisto! Entrego isto nas tuas mãos!” Então o Senhor sorriu pra mim dizendo "puxa, você demorou pra entender!”.
Eu demorei pra entender que no momento em que deixei de fazer com as minhas próprias mãos o Senhor estendeu as suas para agir!
Eu demorei pra entender que não devo me preocupar com o tempo e as circunstâncias, porque certos presentes nós só recebemos depois de certa idade. Você não pode ganhar uma bicicleta com três anos de idade, você não vai saber usar! Muitos anos à frente você poderá receber uma bicicleta e poderá pedalar tranquilamente, com equilíbrio e experiência.
É necessário entender que Deus não quer que os seus filhos se machuquem, ele não quer te ver cair e chorar por não ter experiência pra usar o presente recebido, ele entrega os presentes na hora certa, na data certa, no dia em que você estiver pronto pra receber! Mas é preciso ouvir a voz de Deus e obedecer quando ele te pede para esperar! Também é preciso esperar com fé! Crendo no que os olhos não podem ver! Nós queremos tudo com muita pressa, então o tempo de Deus tende a ser difícil!
Não torne as coisas mais difíceis tentando dar uma "mãozinha" pra Deus, pelo contrário, recolha as suas mãos para que Deus possa usar as mãos Dele! Ele te entende, Ele te conhece, ele domina o tempo, a vida, a morte, ele possui TUDO em suas mãos! Ele é Deus! E também é um Pai maravilhoso!
Que pai ao ver o filho pedir pão vai lhe dar pedra? Receba o melhor do Senhor em sua vida, além do tempo, além das circunstâncias, além de suas vontades, além de seu egoísmo!
Uma das coisas mais difíceis na caminhada cristã é entender qual a vontade de Deus. Sabemos que Ele tem o melhor para nós, mas não sabemos como tomar as decisões corretas e muitas vezes isso nos aflige. Talvez, para você seja angustiante tentar descobrir se é da vontade de Deus começar ou terminar um relacionamento, fazer este ou aquele curso na faculdade, sair ou ficar em tal emprego, etc. Por isso, quero compartilhar com você quatro fatos importantes que te ajudarão a saber como fazer a vontade de Deus: 1) A vontade de Deus está acima de tudo!- o que você deve fazer é viver em obediência (Leia Filipenses 1,6). Ele só irá mostrá-lo à medida que O obedecermos e fizermos a Sua vontade.
2) A vontade de Deus já nos foi revelada!- "Vocês erram por não conhecerem as Escrituras e nem o poder de Deus" (Mateus 22,29).
3) A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável!- A Bíblia diz que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável, mas para experimentá-la, é preciso renovar a mente com a Sua Palavra e agir conforme ela (Romanos 12:2). Com o tempo você verá que Deus faz todas as coisas cooperam para o seu bem.
4) Para saber a vontade de Deus, é preciso orar!- Diante de tudo que expliquei acima, precisamos ir para a prática. Há momentos em que realmente ficamos confusos e não conseguimos enxergar claramente a vontade de Deus, por isso precisamos orar antes de tomar qualquer atitude. A oração faz com que nosso coração se alinhe ao de Deus. Se você acredita que Deus te ama, que a Sua vontade é boa, perfeita e agradável e você tem obedecido a Sua Palavra, então creia que a decisão que você tomar, será a que Deus te instruiu a fazer. O Salmo 24,12 diz: “"Ao homem que teme ao Senhor, Deus o instruirá no caminho que deve escolher".” Isso mostra que Deus nos instrui de alguma forma, seja por meio de uma paz que sentimos após a oração, por meio de uma impressão que sentimos em nosso interior ou através de sinais externos.
Acima de tudo, a fé e confiança em Deus devem prevalecer. Nem sempre é fácil fazer as escolhas certas; às vezes falhamos porque agimos por impulso ou porque não confiamos totalmente em Deus e fazemos do nosso jeito. Com isso, sofremos, nos ferimos e ficamos no prejuízo, mas precisamos aprender com os erros para não praticá-los outra vez e crer que Deus faz cooperar tudo para o nosso bem, inclusive as coisas que deram errado (Romanos 8,28).
Ouçamos a voz de Deus e há seu tempo tudo se dá para a maior gloria de Deus e nossa salvação. O tempo de Deus é atemporal.
“Deus é eterno” significa que ele existe eternamente, numa linha de tempo que não tem começo nem fim. Em outro ponto de vista, “Deus é eterno” significa que Deus existe fora e além do tempo, como tal; as categorias de tempo, não se aplicam a ele de modo algum.
Deus é atemporal no sentido de que Ele transcende totalmente todas as categorias de tempo e existe completamente fora do fluxo do tempo. Os conceitos de sucessão ou sequência de momentos, antes e depois, passado/presente/futuro, simplesmente não se aplicam a Ele. Em seu ser, Deus existe em um eterno e imutável AGORA, de duração “infinitamente estendida, sem passado, sem futuro.” Ele existe em um presente, eternamente duradouro, sem princípio e sem fim.
Pe. Emílio Carlos Mancini. 
Diocese de São Carlos.

Nenhum comentário: