quinta-feira, 24 de novembro de 2016

A TORRE DE BABEL E O DESEJO DE TOMAR O LUGAR DE DEUS.

Ao brincar de Deus tomando decisões de dar e tirar a vida, de recriar a identidade de alguém pela teoria de gênero e de redefinir o matrimônio, o mundo moderno tem pecado gravemente contra Deus Criador.


 
Por Maria Cintorino — A história tem o hábito de repetir a si mesma. Não importa o quão avançado se torne o homem moderno, o mundo ainda parece cometer os mesmos erros do passado e deixar-se enganar pelas mesmas mentiras. Uma delas é a noção de que o homem pode tomar o lugar de Deus [1], esforço que não é estranho ao ser humano. Foi com sucesso, afinal, que a serpente convenceu Adão e Eva de que, comendo do fruto da árvore proibida, eles seriam "como Deus, conhecedores do bem e do mal" (Gn 3, 5). Desde o momento da queda, a serpente repete a sua mentira geração após geração.
Ela plantou esse desejo de tomar o lugar de Deus, por exemplo, nos corações dos povos sumérios, a mais antiga civilização de que se tem notícia. Para satisfazer esse desejo, eles pretenderam edificar uma torre tão alta que atingiria os céus. Embora também a quisessem construir como símbolo de sua unidade, os sumérios revelaram o verdadeiro propósito de começarem a construção da Torre de Babel, proclamando: "Façamos para nós uma cidade e uma torre que chegue até o céu. Assim nos faremos um nome. Do contrário, seremos dispersados por toda a superfície da terra" (Gn 11, 4). Suas palavras imitam aquelas com as quais Deus criou o homem: "Façamo-lo à nossa imagem e segundo nossa semelhança" (Gn 1, 26). Assim, ao construírem a Torre de Babel, os sumérios tentavam parodiar o ato criador de Deus.
Sua ambição e orgulho, porém, deram em nada. Deus, conhecendo as intenções de seus corações, percebeu que a construção da torre refletia o desejo dos homens de tomarem o lugar dEle. Se desse certo, Deus sabia que sua ambição só aumentaria, já que nada os impediria de fazer o que se propusessem (cf. Gn 11, 7). Por isso, a fim de castigá-los por seu pecado, Ele desce dos céus e confunde as línguas do povo. Ao invés de conseguir a unidade e a honra a que aspiravam, o povo da Suméria não consegue mais entender a si mesmo. A construção da torre chega a um fim abrupto devido à desordem e à confusão, e os seres humanos terminam se espalhando por toda a terra (cf. Gn 11, 9). A torre com que se pretendia representar a unidade e o poder dos sumérios acabou se tornando símbolo de desunião e fracasso.
A mentalidade dos sumérios reflete a da sociedade de hoje. O homem moderno, como aqueles que construíram a Torre de Babel, procura tomar o lugar de Deus, por exemplo, quando O elimina da vida pública e abandona a "fé no Criador" e a "escuta da linguagem da criação", como ensinava o Papa emérito Bento XVI. "O homem pretende fazer-se sozinho e dispor sempre e exclusivamente sozinho o que lhe diz respeito". As eventuais consequências dessas ações levam-no à autodestruição.
Quando o ser humano se coloca como "criador", ele faz com que qualquer coisa, moral ou imoral, se torne permissível. Deixando de guiar-se pela lei natural, ele cria leis que contradizem o seu próprio bem e que tratam o seu próximo como um objeto descartável. A vida de uma criança por nascer, vista não mais como uma bênção, torna-se uma inconveniência para muitos. A sua própria existência depende de uma decisão se ele deve ou não viver ou morrer. Os enfermos e os mais velhos se tornaram descartáveis, já que a sociedade tem o "direito" de legalmente mascarar o homicídio praticando a eutanásia de seus entes queridos a fim de poupar-lhes mais dor e sofrimento. Não fosse o suficiente, em alguns lugares, o suicídio assistido por médicos agora também proporciona o falso conforto de ter os membros de sua família "morrendo com dignidade".
Mas o homem moderno não se contenta em ditar a Deus quando e como a vida deve entrar e sair do mundo. Ele também "instrui o Criador" sobre a própria natureza do homem. Não mais denominada simplesmente como "masculina" e "feminina", a humanidade agora pode escolher entre 63 gêneros para se identificar a si mesma. A natureza básica fundamental do homem e da mulher que Deus criou e planejou para cada pessoa agora se torna resultado de uma escolha pessoal. Disfarçada de "autodescoberta", a crise de gênero tenta recriar o homem, lançando fora a identidade fundamental de toda e cada pessoa, que é "ser criatura e, pela graça, filho de Deus, herdeiro da vida eterna". Quando o homem compromete sua própria natureza, ele põe em perigo sua identidade e a própria imagem que Deus criou para que ele fosse.
Com isso, é minada a sacralidade da família, que é o núcleo da sociedade. A promulgação e a aceitação geral das uniões homossexuais destroem tudo o que é verdadeiro, bom e belo na pessoa humana e na família. O matrimônio de acordo com a ordem natural tem como fins próprios tanto o bem do casal quanto o bem da existência, porque o amor e a vida estão intrinsecamente unidos. Ao reconhecer as uniões homossexuais, o ser humano rejeita Deus como autor do matrimônio e repudia o casamento tanto natural quanto sobrenaturalmente.
O resultado só gera cada vez mais confusão e desordem. Esquecido de sua identidade, o ser humano acredita piamente que nada é impossível para ele atingir ou recriar. Em seu encontro com os bispos poloneses na última Jornada Mundial da Juventude, o Papa Francisco mencionou uma conversa privada que teve com o Papa emérito Bento XVI, na qual ele disse: "Santidade, esta é a época do pecado contra Deus Criador". Francisco continua: "É inteligente! Deus criou o homem e a mulher; Deus criou o mundo assim, assim e assim; e nós estamos a fazer o contrário". Ainda que essa referência tenha sido feita especificamente em relação à crise de gênero, ela soa verdadeira para todas as formas pelas quais os membros da sociedade perdem sua identidade como criaturas feitas à imagem e semelhança de Deus e, consequentemente, tentam agir como Deus. Os resultados dessas ações levam, como adverte o Papa Bento, à "autodestruição do homem e portanto [a] uma destruição da própria obra de Deus".
Ao brincar de Deus tomando decisões de dar e tirar a vida, de recriar a identidade de alguém pela teoria de gênero e de redefinir o matrimônio, o mundo moderno tem pecado gravemente contra Deus Criador. O ser humano tem distorcido a própria natureza com que foi criado. O Papa Francisco diz com propriedade que "estamos a viver um momento de aniquilação do homem como imagem de Deus". Ao tentar ser como Deus, o homem esqueceu quem é e perdeu a própria dignidade que recebeu em virtude da imagem e semelhança com que foi criado. Em vez de enxergar o mundo e a si mesmo como um belo mistério com o qual se maravilhar — mistério que aponta para a grandeza e a sabedoria de Deus —, o ser humano põe a paciência de Deus à prova, ultrapassando os limites de sua soberania sobre a terra, a qual lhe foi dada no Jardim do Éden. Sua busca por emancipar-se de Deus Criador só termina em sua própria destruição.
É verdade, a humanidade não aprendeu com os seus erros ao longo dos anos. O homem moderno continua tentando recriar a si mesmo e o mundo à sua volta, continua a dar ouvidos às mentiras da serpente. Com isso, ele não se torna nem um pouco diferente dos sumérios que pensavam, também eles, serem capazes de tomar o lugar de Deus, construindo uma torre para atingir os céus. 









Fonte: Crisis Magazine | Tradução: Equipe Christo Nihil Praeponere

Notas e referências

  1. O original inglês usa a expressão "be like God". Embora no Gênesis a frase com que são tentados nossos primeiros pais seja exatamente esta: "Sereis como deuses" (3, 5), no texto demos preferência várias vezes à expressão "tomar o lugar de Deus". A intenção é deixar claro aos leitores que nem todo desejo de "ser como Deus" é pecaminoso, conforme explicação cristalina de Santo Tomás de Aquino.

Nenhum comentário: