terça-feira, 15 de novembro de 2016

LITURGIA DIÁRIA - JESUS ENCONTRA ZAQUEU


Resultado de imagem para JESUS E ZAQUEU

1a Leitura - Apocalipse 3,1-6. 14-22.
Leitura do livro do Apocalipse de são João.
3 1 Ao anjo da igreja de Sardes, escreve: “Eis o que diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas. Conheço as tuas obras: és considerado vivo, mas estás morto.
2 Sê vigilante e consolida o resto que ia morrer, pois não achei tuas obras perfeitas diante de meu Deus.
3 Lembra-te de como recebeste e ouviste a doutrina. Observa-a e arrepende-te. Se não vigiares, virei a ti como um ladrão, e não saberás a que horas te surpreenderei.
4 Todavia, tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes; andarão comigo vestidas de branco, porque o merecem.
5 O vencedor será assim revestido de vestes brancas. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, e o proclamarei diante do meu Pai e dos seus anjos.
6 Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
14 Ao anjo da igreja de Laodicéia, escreve: Eis o que diz o Amém, a Testemunha fiel e verdadeira, o Princípio da criação de Deus.
15 Conheço as tuas obras: não és nem frio nem quente. Oxalá fosses frio ou quente!
16 Mas, como és morno, nem frio nem quente, vou vomitar-te.
17 Pois dizes: ‘Sou rico, faço bons negócios, de nada necessito’ - e não sabes que és infeliz, miserável, pobre, cego e nu.
18 Aconselho-te que compres de mim ouro provado ao fogo, para ficares rico; roupas alvas para te vestires, a fim de que não apareça a vergonha de tua nudez; e um colírio para ungir os olhos, de modo que possas ver claro.
19 Eu repreendo e castigo aqueles que amo. Reanima, pois, o teu zelo e arrepende-te.
20 Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e me abrir a porta, entrarei em sua casa e cearemos, eu com ele e ele comigo.
21 Ao vencedor concederei assentar-se comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono.
22 Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”.
Palavra do Senhor.


Salmo - 14/15
Ao vencedor, dar-lhe-ei o direito
De sentar-se comigo no meu trono.

“Quem morará em vossa casa?”
É aquele que caminha sem pecado
e pratica a justiça fielmente;
que pensa a verdade no seu íntimo
e não solta em calúnias sua língua.

Que em nada prejudica o seu irmão,
nem cobre de insultos seu vizinho;
que não dá valor algum ao homem ímpio,
mas honra os que respeitam o Senhor.

Não empresta o seu dinheiro com usura
nem se deixa subornar contra o inocente.
Jamais vacilará quem vive assim!
Resultado de imagem para JESUS E ZAQUEU

Evangelho - Lucas 19,1-10
Aleluia, aleluia, aleluia.
Por amor, Deus enviou-nos o seu filho como vítima por nossas transgressões (1Jo 4,10).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
19 1 Jesus entrou em Jericó e ia atravessando a cidade.
2 Havia aí um homem muito rico chamado Zaqueu, chefe dos recebedores de impostos.
3 Ele procurava ver quem era Jesus, mas não o conseguia por causa da multidão, porque era de baixa estatura.
4 Ele correu adiante, subiu a um sicômoro para o ver, quando ele passasse por ali.
5 Chegando Jesus àquele lugar e levantando os olhos, viu-o e disse-lhe: “Zaqueu, desce depressa, porque é preciso que eu fique hoje em tua casa”.
6 Ele desceu a toda a pressa e recebeu-o alegremente.
7 Vendo isto, todos murmuravam e diziam: “Ele vai hospedar-se em casa de um pecador”.
8 Zaqueu, entretanto, de pé diante do Senhor, disse-lhe: “Senhor, vou dar a metade dos meus bens aos pobres e, se tiver defraudado alguém, restituirei o quádruplo”.
9 Disse-lhe Jesus: “Hoje entrou a salvação nesta casa, porquanto também este é filho de Abraão”.
10 Pois o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

O Evangelho de hoje nos mostra que o homem vive em busca d’Aquele que pode dar a ele paz e serenidade, no entanto, muitas vezes não consegue, por causa da própria vida que leva, cheia de ocupações e preocupações, pelos afazeres, enfim, por todas as coisas lícitas e ilícitas que pratica! A experiência de Zaqueu, porém, comprava que ao encontrar-se com Jesus, ele se arrependeu e, como consequência, teve um gesto concreto de penitência. Podemos observar, portanto que todo aquele que se deixar olhar por Jesus e atender ao seu convite, terá a sua vida salva e verá, aqui na terra dos viventes, o supremo bem de uma vida transformada. O gesto de Zaqueu ao subir na árvore significa para nós o esforço que devemos fazer para nos reconciliar com Deus. Apesar da multidão que nos atrapalha e tenta nos impedir de fazê-lo, assim como também de todas as barreiras que nós mesmos levantamos teremos sempre a oportunidade de subir na árvore para encontrar Jesus. A árvore poderá ser uma pessoa amiga em quem nós nos apoiamos ou alguém que nos leva para um grupo de oração ou a algum lugar onde podemos conhecer Jesus.  Jesus está atento a todo e qualquer gesto nosso que possa sugerir um desejo de conversão e mudança de vida. Porém, Ele não quer que fiquemos em cima da árvore, ou melhor, dependendo de que alguém nos apresente a Ele. Por isso, Ele nos manda, descer da árvore para que possamos levá-Lo para a nossa casa. “Hoje eu devo ficar na tua casa”, disse Jesus a Zaqueu. Todos nós que recebermos Jesus Cristo em nossa casa teremos encontrado a verdadeira bem-aventurança. É na nossa casa, no nosso interior que o Senhor deseja permanecer. É no convívio do nosso coração que o Senhor faz a sua obra de misericórdia acontecer nos levando a um arrependimento sincero, a ponto de também devolvermos tudo o que possamos ter usurpado de alguém, antes.  Mesmo que não tenhamos roubado nada material, talvez sejamos devedores do amor de Deus que guardamos no coração e não passamos adiante. Por isso, não podemos nos esconder no meio da multidão, debaixo dos nossos pecados e das nossas faltas do passado. Precisamos também, como Zaqueu, procurar Jesus, acolhe-Lo na nossa casa para que permaneça junto da nossa família a fim de que tenha um encontro pessoal com a salvação. - Quem faria o papel de multidão hoje para você não conseguir enxergar Jesus? -  Quem foi para você, a árvore que o (a) fez ver Jesus? - Você já desceu da árvore? - Jesus já está morando no seu coração ou você ainda depende de alguém para encontrá-Lo?  - O que pode estar impedindo você de receber Jesus na sua casa, no seu coração? - O que e a quem você prometeu a Jesus devolver para se redimir? 






Helena Serpa 

Nenhum comentário: