Inteligência emocional: o elemento mais valorizado no mercado de trabalho atual.
Cada vez mais adquirimos consciência da importância da inteligência
emocional – e o mercado de trabalho a valoriza cada vez mais. Mas como
saber em que grau está a sua? Embora seja difícil avaliar profundamente a
sua própria inteligência emocional sozinho, certas perguntas podem
estimular reflexões interessantes, diz Adriana Gattermayr, coach e
consultora da Gattermayr Consulting.
“Dificilmente você tem uma noção exata de como interage socialmente”,
explica João Marcelo Furlan, sócio-fundador da Enora Leaders. “O ideal é
que outras pessoas contribuam com suas opiniões e percepções sobre
você”. O próprio ato de pedir feedback a chefes, colegas e subordinados
também ajudará você a desenvolver as suas habilidades comportamentais.
Gattermayr e Furlan prepararam para a revista Exame um roteiro de
questões, sem valor científico, que pode servir como gatilho para a sua
busca por autoconhecimento. Confira as perguntas a seguir, reflita sobre
elas e depois disso confira os comentários sobre cada uma no final do
post.
1. Quais são os sentimentos mais frequentes na
sua rotina de trabalho? Você saberia dizer por que eles aparecem com
tanta regularidade?
2. Pense em duas situações que lhe causam medo,
duas que desencadeiam raiva, duas que trazem indignação e duas que geram
tristeza. Quais pensamentos e reações cada uma dessas situações
provoca?
3. Quais são meus pontos fortes e fracos? Tenho confiança nas minhas próprias habilidades?
4. Pense em alguém que o irritou ou magoou, sem
que isso tenha se resolvido até o momento. Agora imagine que você é o
advogado de defesa da pessoa e deve argumentar a favor dela nessa
situação. O que diria?
5. Quando está numa situação de estresse ou confronto, você normalmente culpa os outros, culpa a si mesmo ou culpa a situação?
6. Aceito mudanças facilmente?
7. Um dos seus subordinados sempre causa brigas
na equipe. Um dia, você chega ao trabalho e percebe que há outra
situação de confronto. Qual a primeira coisa que faz?
8. Ao ser atacado verbalmente, o que você faz?
Confira os comentários dos especialistas a cada pergunta:
1. Segundo Gattermayr, a resposta indicará se a
pessoa consegue perceber, diferenciar e nomear suas próprias emoções.
“Quanto maior o número de sentimentos lembrados e descritos, melhor”,
diz a consultora. Quando você percebe seus padrões de comportamento, tem
mais facilidade para prever e gerenciar certas reações.
2. A questão avalia qual é o seu modelo mental. “O
medo gera fuga? A raiva provoca mudez? Se você consegue reconhecer
facilmente os seus mecanismos psicológicos mais típicos, isso significa
que você tem um nível alto de inteligência emocional”, explica
Gattermayr.
3. Pessoas que fazem uma boa gestão das suas emoções
geralmente sabem muito bem quais são seus diferenciais e suas lacunas.
De modo geral, costumam ser autoconfiantes. “É diferente de ser
arrogante, porque o arrogante é um autoconfiante que não sabe gerir seus
próprios relacionamentos e deixa de ser apreciado socialmente”, diz
Furlan.
4. Se você é capaz de fazer uma boa defesa de quem o
magoou, é capaz de empatia e provavelmente conta com alto nível de
inteligência emocional. “Quem consegue se colocar no lugar dos outros e
sentir as emoções alheias tem uma boa percepção social”, diz Gattermayr.
Captar o que o outro está sentindo, mesmo que ele não o diga, é uma
habilidade bastante rara, mas extremamente útil no mundo do trabalho.
5. Cuidado: escolher qualquer uma das três opções
depõe contra a sua inteligência emocional. Segundo Gattermayr, uma
pessoa com facilidade para gerir emoções não perde tempo culpando
ninguém. “Qualquer situação envolve uma responsabilidade, e não culpa,
do outro, sua própria e da situação”, diz ela. “A resposta ideal é dizer
que isso não importa, e que a energia deve ser direcionada para a
resolução do problema”.
6. A sua resposta à pergunta deve ser sincera: você
lida bem com as transformações mesmo quando elas tiram você da sua zona
de conforto? “Muita gente tem medo da mudança porque não sabe quais
serão os seus efeitos sobre si mesmo”, diz Furlan. Se você é flexível e
consegue acompanhar os movimentos da vida, causará menos sofrimento a si
próprio e aos demais.
7. Quem tem baixos níveis de inteligência emocional
tende a rotular as pessoas, diz Gattermayr. “Em vez de imaginar diversas
hipóteses para explicar o que aconteceu, essa pessoa vai questionar o
‘briguento’ para saber que ‘besteira’ ele fez, porque já pensa que ele é
o culpado por qualquer conflito”, explica ela.
8. Esta pergunta serve para checar a sua
autodisciplina. Diante de uma agressão, a reação instintiva de qualquer
um é revidar ou fugir. “Para quem tem inteligência emocional, essa
resposta é mais estratégica”, diz Gattermayr. “Primeiro escuta o ataque,
usa a empatia para captar que tipo de emoção está por trás daquilo e
então procura responder a esse sentimento do outro”.
(via Sempre Família)
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