quinta-feira, 10 de novembro de 2016

LITURGIA DIÁRIA - O REINO DE DEUS ESTÁ PERTO

 Resultado de imagem para Lucas 17,20-25
1a Leitura - Filêmon 7-20.
Leitura da carta de são Paulo a Filêmon.
7 Tua caridade me trouxe grande alegria e conforto, porque os corações dos santos encontraram alívio por teu intermédio, irmão.
8 Por esse motivo, se bem que eu tenha plena autoridade em Cristo para prescrever-te o que é da tua obrigação,
9 prefiro fazer apenas um apelo à tua caridade. Eu, Paulo, idoso como estou, e agora preso por Jesus Cristo,
10 venho suplicar-te em favor deste filho meu, que gerei na prisão, Onésimo.
11 Ele poderá ter sido de pouca serventia para ti, mas agora será muito útil tanto a ti como a mim.
12 Torno a enviá-lo para junto de ti, e é como se fora o meu próprio coração.
13 Quisera conservá-lo comigo, para que em teu nome ele continuasse a assistir-me nesta minha prisão pelo Evangelho.
14 Mas, sem o teu consentimento, nada quis resolver, para que tenhas ocasião de praticar o bem (em meu favor), não por imposição, mas sim de livre vontade.
15 Se ele se apartou de ti por algum tempo, foi sem dúvida para que o pudesses reaver para sempre.
16 Agora, não já como escravo, mas bem mais do que escravo, como irmão caríssimo, meu e sobretudo teu, tanto por interesses temporais como no Senhor.
17 Portanto, se me tens por amigo, recebe-o como a mim.
18 Se ele te causou qualquer prejuízo ou está devendo alguma coisa, lança isto em minha conta.
19 Eu, Paulo, escrevo de próprio punho: Eu pagarei. Para não te dizer que tu mesmo te deves inteiramente a mim!
20 Sim, irmão, quisera eu receber de ti esta alegria no Senhor! Dá esta alegria ao meu coração, em Cristo!
Palavra do Senhor.


Salmo - 145/146
Feliz quem se apóia no Deus de Jacó!

O Senhor faz justiça aos que são oprimidos;
ele dá alimento aos famintos,
é o Senhor quem liberta os cativos.

O Senhor abre os olhos aos cegos,
o Senhor faz erguer-se o caído,
o Senhor ama aquele que é justo.
É o Senhor quem protege o estrangeiro.

Quem ampara a viúva e o órfão,
mas confunde os caminhos dos maus.
O Senhor reinará para sempre!
Ó Sião, o teu Deus reinará
para sempre e por todos os séculos!
Resultado de imagem para Lucas 17,20-25

Evangelho - Lucas 17,20-25
Aleluia, aleluia, aleluia.
Eu sou a videira verdadeira e vós sois os ramos; um fruto abundante vós haveis de dar (Jo 15,5).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 17 20 os fariseus perguntaram um dia a Jesus quando viria o Reino de Deus. Respondeu-lhes: “O Reino de Deus não virá de um modo ostensivo”.
21 Nem se dirá: “Ei-lo aqui; ou: Ei-lo ali. Pois o Reino de Deus já está no meio de vós”.
22 Mais tarde ele explicou aos discípulos: “Virão dias em que desejareis ver um só dia o Filho do Homem, e não o vereis.
23 Então vos dirão: ‘Ei-lo aqui; e: Ei-lo ali’. Não deveis sair nem os seguir.
24 Pois como o relâmpago, reluzindo numa extremidade do céu, brilha até a outra, assim será com o Filho do Homem no seu dia.
25 É necessário, porém, que primeiro ele sofra muito e seja rejeitado por esta geração”.
Palavra da Salvação.

Reflexão

O reino de Deus não está na pregação das pessoas ou nas coisas que se sucedem extraordinariamente e, por isso chamam a nossa atenção, mas sim, dentro do nosso coração. Jesus veio nos mostrar claramente que o Seu reino já está acontecendo dentro de cada homem, de cada mulher que acolhem de coração a sabedoria de Deus. Muitas vezes, nós perdemos a valiosa chance de experimenta a presença constante do reino de Deus na nossa vida, no nosso dia a dia, porque esperamos que algo de mágico venha ocorrer. O reino de Deus se manifesta nas coisas mais simples quando se tem o próprio Jesus como nosso Rei, Mestre das nossas ações e Luz para os nossos pensamentos.  As características do reino dos céus em nós são, a alegria, a paz, a bondade, a felicidade, o amor, a entrega, a renúncia, a partilha e muitas outras percepções que nos levam a viver numa situação de súditos de um Rei de Amor.  Jesus continua vivo, no meio de nós e o Seu Espírito Santo habita no mais profundo do nosso ser nos fazendo ter comunhão íntima com o Pai e o Filho.  Quando disserem: “alguém está fazendo milagres, corramos”, não se apresse, pois, esse milagre pode estar acontecendo também na sua vida, dentro de você ou em alguém da sua casa. Jesus está com cada um de nós para renovar o nosso coração, dar à nossa vida um novo sentido nos levando a viver uma conversão verdadeira transformando os nossos valores humanos em riquezas evangélicas. Se não conseguirmos “ver” Jesus dentro de nós, fora de nós é que nunca o perceberemos, pois Ele é Espírito e o mundo espiritual nós só o vislumbramos quando mergulhamos dentro de nós mesmos (as). No mundo, através das pessoas, nós só podemos perceber os sinais e acenos de Deus como mensagem para o nosso crescimento espiritual e humano a fim de que cada vez mais fiquemos convencidos da Sua presença no nosso coração.  Portanto, o Reino de Deus é um estado de espírito que há de ser vivenciado por nós todos, desde já, agora, e segue conosco até a vida eterna. – Você agora entende onde está o reino de Deus? – Como Ele tem acontecido em você? - Você é daquelas pessoas que correm quando ouvem falar que alguém está fazendo milagres? - Você tem percebido os milagres que acontecem dentro de você? - Você nota alguma mudança nos seus valores e na maneira de ver as coisas e as pessoas? - Você vive submisso (a) ao reino de Deus ou ao reino do mundo?






Helena Serpa

Nenhum comentário: