sexta-feira, 18 de novembro de 2016

LITURGIA DIÁRIA - NOSSO CORAÇÃO É COMO UM SACRÁRIO VIVO

 Resultado de imagem para Lucas 19,45-48
1a Leitura - Apocalipse 10,8-11
Leitura do livro do Apocalipse de são João.
10 8 Então a voz que ouvi do céu falou-me de novo, e disse: “Vai e toma o pequeno livro aberto da mão do anjo que está em pé sobre o mar e a terra”.
9 Fui eu, pois, ter com o anjo, dizendo-lhe que me desse o pequeno livro. E ele me disse: “Toma e devora-o! Ele te será amargo nas entranhas, mas, na boca, doce como o mel”.
10 Tomei então o pequeno livro da mão do anjo e o comi. De fato, em minha boca tinha a doçura do mel, mas depois de o ter comido, amargou-me nas entranhas.
11 Então foi-me explicado: “Urge que ainda profetizes de novo a numerosas nações, povos, línguas e reis”.
Palavra do Senhor.


Salmo - 118/119
Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!

Seguindo vossa lei me rejubilo
muito mais do que em todas as riquezas.

Minha alegria é a vossa aliança,
meus conselheiros são os vossos mandamentos.

A lei de vossa boca, para mim,
vale mais do que milhões em ouro e prata.

Como é doce ao paladar vossa palavra,
muito mais doce do que o mel na minha boca!

Vossa palavra é minha herança para sempre,
porque ela é que me alegra o coração!

Abro a boca e aspiro largamente,
pois estou ávido de vossos mandamentos.
Resultado de imagem para Lucas 19,45-48

Evangelho - Lucas 19,45-48
Aleluia, aleluia, aleluia.
Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem (Jo 10,27).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
19 45 Naquele tempo, Jesus entrou no templo e começou a expulsar os mercadores.
46 Disse ele: "Está escrito: A minha casa é casa de oração! Mas vós a fizestes um covil de ladrões".
47 Todos os dias ensinava no templo. Os príncipes dos sacerdotes, porém, os escribas e os chefes do povo procuravam tirar-lhe a vida.
48 Mas não sabiam como realizá-lo, porque todo o povo ficava suspenso de admiração, quando o ouvia falar.
Palavra da Salvação.

Reflexão

Do mesmo modo como era compassivo e cheio de ternura, Jesus também era firme e correto. Assim, Ele ia ao templo para adorar o Pai, e também para ensinar as Suas verdades àqueles que o frequentavam. O mesmo povo que ficava fascinado com os ensinamentos de Jesus, quando O ouvia falar, confundia as coisas e usava também o templo para fazer comércio e um meio de vida para si.   Por isso, Jesus usando toda a autoridade para ensiná-los a respeitar a casa de Deus expulsou-os do templo provocando a indignação dos sumos sacerdotes e mestres da lei que também se confundiam e davam mau exemplo ao povo. De uma vez por todas Jesus quer nos mostrar que não devemos misturar o sagrado com o profano e que para tudo há o seu lugar apropriado. Para nós, fica ao mesmo tempo, a exortação: “a casa de Deus é casa de oração!” A casa, pode significar o ambiente, o local, o lugar onde nos reunimos para orar, mas também e principalmente é, com certeza, o santuário do nosso coração aonde Deus veio morar e onde muitas vezes nós, misturando as realidades, guardamos coisas que  precisam também ser expulsas definitivamente de dentro de nós. Por isso, Jesus nos convoca a avaliar o que está escondido dentro de nós, como pensamentos maus, maquinações, vingança, julgamentos. Precisamos, a exemplo de Jesus, também expulsa-los, a fim de que o nosso coração esteja livre para acolher o amor de Deus como um sacrário vivo. -  Como você tem se portado na Casa do Senhor, quando está na missa, no grupo de oração, na adoração ao Santíssimo? – O que pode estar confundindo os seus pensamentos e desviando a sua atenção quando você ora? – A sua casa é uma casa de oração? 






Helena Serpa

Nenhum comentário: